Colunas
LEITORES - 26/02/2015
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Participe da coluna A Voz dos Leitores, enviando texto e fotos para leitores@avozdaserra.com.br. Mensagens sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores. Para o envio de fotografia, o leitor confirma que é o autor da mesma ou possui autorização para distribuí-la, e autoriza expressamente o jornal A VOZ DA SERRA a publicá-la no meio impresso ou digital.
Tampas de ferro
Gostaria de mandar um recado através desta coluna para as companhias responsáveis pelas tampas de ferro redondas que se encontram nas estradas, ruas e avenidas de Nova Friburgo, cujo nivelamento não condiz com as rodovias, ocasionando muito transtorno aos motoristas que trafegam todos os dias por elas. Já bastam os buracos que se encontram pelo caminho. Precisamos trafegar em lugares decentes, sem ter que nos desviarmos de buracos e tampas mal colocadas, correndo o risco de causar acidentes e quebrar os nossos carros. Favor verificarem o relatado e tomarem as devidas providências. Agradeço aqui a atenção prestada.
Gilciléia Rodrigues
Sugestões ignoradas
Concordo com a carta do leitor Mario Guilherme Campos nesta coluna, na edição do dia 25/02/15, quanto aos relatos das duas avenidas em seus problemas diários. Também faço coro das suas sugestões. No entanto, prezado Mário, eu já sugeri, assim como outros leitores, para outros locais da cidade, outras sugestões, também no intuito de colaborar, mas essa história de "vamos dar ouvido à população” já vem de outros mandatos, em cujas campanhas os candidatos vêm com essa história. Lembram-se do "governo participativo”? Só estou recapitulando as mentiras desses prefeitos que passaram e que aí estão. Mas ao sentar naquela cadeira, se fecham em torno de seus interesses e nós, que queremos uma cidade mais funcional, mais educada, mais respeitosa, ficamos com nossos ouvidos invadidos com essas conversinhas de político. Enfim, essa ‘imobilidade’ urbana e a desordem governamental só vão continuar e piorar.
Alisson Caetano
Estrada do contorno
Temos um apartamento com 170m² de área útil em um dos melhores edifícios da cidade, construído por Jorge Pontes, onde mora, inclusive, um famoso membro da antiga Autran. Fomos fazer a avaliação do imóvel em várias e conceituadas imobiliárias de Nova Friburgo e essa avaliação ficou severamente prejudicada por causa da localização do imóvel: Av. Dr. Galdino do Valle Filho. O fato de o imóvel encontrar-se à beira da avenida mais poluída da cidade deprecia cruelmente o seu valor. Tudo por causa do engavetamento político da construção da Estrado do Contorno, que se fosse realizada, acabaria em mais de 90% com a poluição das avenidas ribeirinhas centrais. Temos que manter nossas janelas permanentemente fechadas, sob pena de ficarmos doentes (como já ficamos), com manchas na pele, asma e bronquite, doenças pulmonares obstrutivas (DPOC), câncer e outras. Venho publicamente manifestar-me contra o entrave político e financeiro da construção dessa obra, que muito melhoraria a qualidade e condição daqueles friburguenses que moram no Centro e cercanias da cidade. Essa situação está se configurando em assassinato lento e doloroso da população ribeirinha das Av. Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt, por parte dos poderes públicos envolvidos. Até quando ficará assim? Estamos procurando outras moradias e as mesmas, com menos da metade da metragem da nossa, em local muito inferior, estão a custar o dobro! Governo e políticos municipais, estaduais e federais omissos, desatentos e, principalmente, não comprometidos com as verdadeiras mazelas da cidade de Nova Friburgo! Publique-se !
Silvia Liborio
WhatsApp A Voz da Serra
Vazamento de água
Em tempos de escassez de água, o desperdício tem chamado cada vez mais atenção. O leitor Leandro Silva registrou um caso de vazamento de água na Rua Tocantins, em Olaria, e nos enviou nesta terça-feira, 24: "Água limpa vazando desde sábado, 21. Os moradores já ligaram e nada resolvido ainda! Alô, Águas de Nova Friburgo! Cadê vocês?”.
Águas de Nova Friburgo responde
A concessionária Águas de Nova Friburgo informa que "de fato houve uma solicitação de reparo de vazamento de água na Rua Tocantins, em Olaria, no último sábado, 21, e o serviço necessário foi executado no dia 23, segunda-feira. Embora 80 % dos reparos de vazamento sejam executados em menos de 12 horas, devido ao período de carnaval alguns vazamentos foram reparados no prazo máximo de 48 horas”.
Esperando no ponto
Outro caso que reflete a situação caótica do trânsito da cidade é a longa espera por linhas de ônibus nos muitos pontos de embarque e desembarque de passageiros. Em mensagem enviada pelo WhatsApp, o leitor Leandro Farias relatou seu problema diário: "Estou tendo muitas dificuldades com a falta de ônibus na linha Olaria-Conselheiro Paulino. Quem depende dos ônibus para Olaria de manhã sofre para conseguir embarcar. Fiquei mais de 45 minutos em um ponto em Olaria para ir em direção ao Centro. O que está havendo nesta cidade?”, exclamou. No canto direito da foto, percebe-se o grande número de pessoas à espera de um coletivo.
Imprudência no trânsito
Um morador do bairro Vale do Sol relatou ao WhatsApp de A VOZ DA SERRA mais um flagrante de imprudência no trânsito esta semana. Segundo ele, um veículo estava parado no acostamento próximo a casa de festas Commemori quando cometeu uma manobra proibida e extremamente perigosa. "Sempre tem acidentes aqui na entrada do bairro por causa desse tipo de imprudência. E as autoridades não fazem nada”, desabafou ele.
Falta capina
Uma reclamação constante é quanto à falta de capina de alguns bairros da cidade nos últimos meses. "As ruas de Nova Friburgo estão assim, largadas. Não há mais capinas e limpeza dos matos que crescem. Daqui a pouco vamos ter que pedir autorização do Ibama para cortar, de tão alto que estão”, critica o leitor Denilson Gomes.
Correção
Na edição de ontem, 25, publicamos o relato da leitora Nathalia Vogas sobre estacionamento irregular. Nathalia citou um flagrante que aconteceu em frente ao restaurante Oásis, na Avenida Alberto Santos Dumont; no entanto, a foto publicada junto com a reclamação era referente a outro caso de desrespeito. Publicamos hoje, 26, a foto correta enviada pela leitora.
Participe desta seção enviando fotos, comentários e sugestões para o WhatsApp do jornal: (22) 99274-8789
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário