Colunas
Leitores - 24 de janeiro 2012
sexta-feira, 06 de abril de 2012
Secom esclarece
Com relação à solicitação feita no dia 6 passado, para A Voz dos Bairros da Granja Spinelli, publicada no dia 13, o secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, informa que a operação tapa-buracos já foi iniciada e a via de acesso, em breve, será restaurada.
Quanto aos deslizamentos, eles já vêm ocorrendo desde janeiro de 2011 e a atual administração do prefeito Sérgio Xavier estará fazendo estudos de contenção das encostas.
O secretário salienta que a área de lazer foi destruída também em janeiro de 2011 e assim que a administração tiver verbas para este fim estará executando os serviços, pois no momento está trabalhando com as emergências que as chuvas causaram.
Quanto às casas populares, a administração está sanando erros administrativos para a retomada das obras.
O secretário informa ainda que a questão da iluminação pública é de competência da Energisa.
Secretaria de Comunicação Social
da Prefeitura de Nova Friburgo
Animais de estimação
Achei muito bom o espaço dado, pelo jornal, às pessoas que tiveram seus animais de estimação desaparecidos, porém critico o descaso dessas mesmas pessoas com seus animais. Moro em casa, no bairro Cascatinha, já cheguei a possuir nove cachorros e nunca nenhum “fugiu”. Os animais não “fogem”. Eles se aproveitam de um portão deixado aberto, por displicência, e vão explorar a rua. Quando veem estão “perdidos”. Quem foge é presidiário...
Angela Paes
Greve de policiais
Em um jornal de grande circulação, me atentei em uma notícia de segurança pública, uma possível GREVE de policiais militares, bombeiros e policiais civis com data marcada para o dia 10 de FEVEREIRO 2012, antes do CARNAVAL. Se este fato for realmente consumado neste período trará muitos problemas para o comércio, hotéis, restaurantes, tudo, ou seja, pois não podemos confiar em sair de casa, porque sem polícia e bombeiro que irá nos proteger. Sei que a causa deles é muito justa, reivindicam melhorias salariais. Então, povo friburguense, vamos colaborar com essas forças, para o que eles precisam seja aceito pelo governador. Quantos problemas podem ser evitados, esses bravos homens e mulheres também merecem nosso apoio. Nós vimos como esses homens trabalham, por isso têm meu apoio.
Adriana Santos
Manifestação
Mais uma vez agradecer a atenção do “nosso” jornal A VOZ DA SERRA. Nossa manifestação foi pequena em número de pessoas, mas estas mesmas pessoas ajudam na causa animal. O Projeto amicaoamicat, com suas colaboradoras de sempre Paulo Campos, Rosalva Veloso, Mei Coelho, Luciana Silva, Cristiane Cruzal e tantas outras. Cristina representando seus mais de 300 cães e a Sra. Cecília. Muitíssimo obrigada pela gentileza da presença de seu fotógrafo para registrar o nosso encontro.
Celina Muller,
coordenadora do Projeto amicaoamicat
“Burrocracia” na saúde
A morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, está causando o maior ti-ti-ti em Brasília. Até a presidente Dilma Rousseff entrou na história, pedindo a intervenção imediata—e pessoal—do próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vai exigir explicações das instituições acusadas de não querer atendê-lo por razões meramente burocráticas, já que os hospitais exigiram um cheque caução, mas como ele estava sem cheque, o atendimento foi recusado. Enquanto isso, ele voltou a enfartar. E morreu. É muita hipocrisia. Digna das mais puras intenções petistas. Ora, presidente, todos os dias acontece isto com milhares de brasileiros, independente de terem ou não planos de saúde, caução ou qualquer condição para um atendimento. Digno ou não. Todos os dias, milhares de cidadãos são humilhados, eles e sua dor, com suas famílias, nas portas dos hospitais, nos corredores e nas macas (quando têm sorte) e a senhora sabe muito bem disso. Aliás, a senhora, seu antecessor, que dizia acreditar no SUS, caso ficasse doente, mas, hoje, trata de um câncer num grande hospital particular e toda a torcida de seu time de futebol. Tentam acobertar a doença na Saúde brasileira, justiça seja feita, desde o descobrimento, quando se trazia para cá as maiores moléstias, mas o que querem fazer, agora, no caso deste secretário, é demais. A cortina, dando conta de um possível racismo (o rapaz era negro), é o mesmo que fazem quando deixam passar o cachorro e pegam as pulgas. Enquanto não se fizer uma “faxina” na estrutura, mudar a mentalidade e o pseudossacerdócio de uma grande parte que atua na área médica, não só os da ponta, mas os da burocracia que tentam justificar os “investimentos”, teremos pessoas sendo tratadas como simples mercadoria e encaminhadas para os braços de um papa-defunto.
João Direnna
Quissamã - RJ
Traficantes e usuários
A propósito da manchete/matéria:
MP denuncia 14 por tráfico de drogas: 13 já estão presos.
A denúncia e prisão de traficantes afetam parcialmente e transitoriamente o mercado milionário das drogas. Como mercado é regido pela lei da procura e da oferta, se a procura e demanda de drogas permanece a oferta não deverá desaparecer, possivelmente os vendedores serão renovados ou mudarão de estratégias e métodos para manter a receita e o status. Significa que a outra faceta que mantém o mercado é a permanência de usuários. Sem consumo não há venda. Sem procura não há oferta. Pelo outro lado se os que se sustentam pela venda/tráfico tivessem a oportunidade de obter receita por vias legais, este mercado também seria abalado. Não é uma questão de moralidade e sim de consciência, de convivência e de sobrevivência.
Salomão Bernstein
Instituto Girasol do Brasil / membro do Conselho
Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas E.RJ
Nelson Bohrer
Aproveito este espaço democrático da cultura e da informação para destacar o belíssimo trabalho de Nelson Bohrer, presidente da Fundação D. João VI de Friburgo, por catalogar os primeiros textos do maior escritor da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade, dentre eles “Vida nova”—que saiu no dia 14 de abril de 1918 no jornal “Aurora Collegial” no qual ele falava da expectativa da chegada à nova escola, no caso, o Colégio Anchieta.
Nova Friburgo necessita desses estímulos culturais, para despertar sua memória, muitas vezes esquecida em páginas de jornais, guardadas sem nenhum apreço.
Não podemos e não devemos viver em função de fatos do passado, mas temos a obrigação de utilizar esses registros históricos e democratizá-los para que o povo friburguense tenha acesso à cultura e ao conhecimento.
Faz-se necessário uma maior divulgação desse trabalho de Nelson Bohrer e toda a sua equipe, aqui na terrinha, visto que o Jornal o Globo dedicou uma coluna inteira, para falar sobre esse trabalho.
Ah!! Gostaria de sugerir à Fundação D. João VI de Friburgo que fizesse o mesmo com o genial escritor Machado de Assis, que por aqui passou, e aqui começou a elaborar o romance Memórias Póstumas de Bras Cubas. Como leitora e admiradora desse genial escritor, gostaria de saber mais sobre a sua passagem por aqui, tais como, onde se hospedou, possíveis lugares que frequentou, círculo de amizade, etc... Já pesquisei e não obtive nenhuma informação. E acreditem, muitos moradores desconhecem essa passagem de Machado de Assis por Nova Friburgo!!
Parabéns, Nelson Bohrer!
Vera Veronesi
Secretaria de Obras
Gostaria de agradecer a Secretaria de Obras de Conselheiro Paulino, pelo conserto da ponte no bairro Belmonte entre as fábricas Mundial e Stam Metalúrgica. Obrigado pela minha solicitação ser atendida. Sem mais!
Adriana Santos
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário