Colunas
Leitores - 20/02/2014
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva ao direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Descarga elétrica
Lamentável a manchete do jornal. No passado, tivemos um grande acidente com descarga elétrica em um desfile de carnaval. Na ocasião, morreram alguns destaques que estavam se preparando para desfilar na Alberto Braune e muitos outros ficaram feridos. O assunto simplesmente sumiu e ninguém fala mais dele. Os sobreviventes capengam pelas ruas em busca de tratamento até hoje e as famílias lamentam a perda dos que se foram. O desfile prosseguiu, a escola do carro alegórico foi a campeã do carnaval e a cia. de eletricidade continua a prestar o mesmo serviço de apoio nesta época de festas, recebendo bem pelo que faz. Às vésperas do carnaval, fica a pergunta: a empresa corrigiu os erros daquela ocasião? Agora esse problema com uma pessoa que estava encostada em uma cerca de arame e sofreu descarga elétrica. A empresa distribuidora de energia paga um seguro que, por certo, vai para o custo de serviço e ninguém fala nada do assunto de forma oficial? Postes caindo nas ruas estão sendo flagrados pelo jornal todos os dias e a toda soberana parece não se importar com nada. Cadê as autoridades de fiscalização de serviços públicos? Que Deus ilumine as vítimas e nos livrem desse mal!
Athaide de Almeida Campos
Energisa esclarece
Sobre a carta de Athaide de Almeida Campos, encaminhada em 14/02/2014 ao jornal A VOZ DA SERRA, a Energisa esclarece:
No dia 13/02/2014, conforme informado pelo próprio jornal em sua edição de 14/02/2014, ocorreu a batida de um veículo Corolla em um poste da rede de distribuição da Energisa Nova Friburgo, localizado na região de Conquista, próximo à Ceasa. Com a batida, o poste se quebrou e os cabos condutores de energia tocaram o solo e uma cerca. Imediatamente, o sistema de proteção local atuou, interrompendo o fluxo de energia, porém, uma pessoa que estava próxima ao local, possivelmente encostada na cerca, sofreu os efeitos desta descarga momentânea.
Com relação ao acidente de 2007, onde pessoas que estavam em um carro alegórico vieram a tocar na rede de energia, sofrendo em consequência uma descarga elétrica, a Energisa reitera sua posição de que sua rede estava e está dentro dos padrões definidos pela Norma Brasileira de Rede de Distribuição (NBR 5434 - ABNT), no que se refere a distâncias e alturas, fato que inclusive foi caracterizado pelos peritos criminais do Instituto de Criminalística Carlos Eboli, no Laudo lavrado em 18.02.2007.
A Energisa informa ainda que cumpre todas as normas de segurança vigentes no setor elétrico.
Animais na rua
Ontem levei um tremendo susto ao sair de um supermercado em Olaria, à noite. Um cavalo apareceu do nada na frente do meu carro, por pouco não bati nele. Diante disto, gostaria de saber das autoridades competentes, que acredito existirem, se há alguma punição para o dono do animal, neste caso, que anda em via pública, em meio aos pedestres, podendo ocasionar um acidente sério e pondo em risco não só a vida do ser humano, como também do próprio animal. Caso não exista punição, que haja a recolha destes animais para um local adequado. Agradeço mais uma vez a esta coluna a atenção aqui prestada.
Gilciléia Rodrigues
Posto de Saúde
Será que o AVS consegue descobrir o que está acontecendo com o novo posto de saúde, aparentemente pronto, de Mury? A edificação está pronta há mais de seis meses e até agora a população local não tem notícia ou previsão de inauguração ou coisa assim. Sr. prefeito, arregace as mangas, comece a trabalhar e justificar os votos que recebeu. O posto de saúde antigo está caindo aos pedaços, totalmente insalubre, trazendo mais problemas que soluções a quem dele precisa.
Leticia de Andrade Moraes
Prefeitura esclarece
As obras do novo posto de saúde de Mury foram concluídas. A unidade está em processo de compra de equipamentos e mobília para dar início às atividades. A inauguração está prevista para o primeiro semestre.
IPTU 2013
Tive câncer no ano passado e passei o ano de 2013 inteiro no Rio operando e fazendo tratamento. As duas últimas mensalidades do IPTU 2013 ficaram sem pagar, pois estava com sérios problemas e quando me dei conta, ja havia passado o prazo. Gostaria de saber como posso pagar esse débito de 2013 e aonde pegar carnê 2014. Agradeço se puderem me ajudar.
Josiane da Silva Thomaz
Prefeitura esclarece
De acordo com a secretaria municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, basta procurar a referida secretaria no Setor de Dívida Ativa para quitar o débito, que ainda poderá ser parcelado. Quanto ao carnê do IPTU 2014, o mesmo começará a ser entregue a partir do final do mês de fevereiro nas residências.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário