Colunas
Leitores - 1º de dezembro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
Retificação
O acidente com o Advogado Leandro de Oliveira (eletrocutado) ocorreu em sua residência no Bairro Bela Vista em Olaria (início da Rua São Paulo) e não na Rua General Osório -Centro-, como informado pela 151ª DP.
Lucia de Fatima
Nota da redação
Para publicar a reportagem sobre a fatalidade ocorrida com o advogado Leandro de Oliveira, que morreu no último domingo, 27, vítima de um choque elétrico, o jornal baseou-se nas informações contidas no registro de ocorrência feito na 151ª DP, onde consta como local do fato a Rua General Osório.
Lixo
Boa tarde, gostaria que vocês viessem aqui na Rua Moisés Amélio, na altura do número 39 (depois da subida do estacionamento do Cadima Shopping), fazer uma reportagem sobre o lixo de 2 restaurantes que vem sendo jogado na calçada causando um mau cheiro insuportável; além de cachorro que passa e rasga os sacos espalhando o mesmo pela rua, pois já procurei a Secretaria de Postura, e nada deles resolverem.
Grato,
Marlon Servio
Cachoeira de lama
Isto não é um pesadelo, um pesadelo por pior que seja acatamos acordando; também não é um filme de terror, um filme ninguém é obrigado a assistir. Isto é o Inferno na terra!
Foram eleger um prefeito ancião—que completaria o mandato quase nonagenário. E deu no que deu. Muitos estão colhendo o que outros semearam.
Ricardo Posenatto
Não foi dragado
Li na coluna de Giuseppe Massimo, 29/11, que o rio Córrego Dantas, que passa pelo Jardim Califórnia, foi dragado. Na realidade, após a tragédia de janeiro, ele foi limpo e foram retiradas as árvores e os dejetos que nele estavam, mas não foi dragado. O rio está raso e qualquer chuva é motivo para nos preocuparmos, pois, nessa situação ficamos literalmente ilhados, sem poder sair do bairro ou chegar a ele.
Nubia Lamblét
Operação sossego
RESPOSTA PARA CARTA DOS LEITORES
Em atenção à mensagem da leitora Cláudia Moraes sobre a OPERAÇÃO SOSSEGO, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do subsecretário de Guarda Municipal e Posturas da Secretaria de Ordem Urbana, André Luis S. Santos, esclarece que, ao contrário do que a leitora afirma, a chamada Lei do Silêncio (nome que apelida um conjunto de legislações municipais, estaduais e federais) não determina horário de sossego e não sossego, foi, ao longo do tempo, difundida entre a população que às 22 horas seria um horário limite para o som alto e que apenas a partir daí deveria se atentar para o sossego público. É um equívoco! As leis não citam horários, portanto, perturbar o sossego de outrem é infração a qualquer hora do dia ou da noite. Quanto ao questionamento do uso de decibelímetro, nenhuma das Leis citadas menciona limites decibelimétricos (até porque a maioria data de antes da invenção do aparelho), para a autuação, portanto, basta a convicção do fiscal quanto à perturbação do sossego, o que ocorreu em todos os casos de apreensão na OPERAÇÃO SOSSEGO. Estamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento.
SECOM/ Prefeitura Municipal de Nova Friburgo
Carnaval
Entendo que tivemos muitos problemas em nossa cidade, mas entendo também que nossa cidade não pode e não deve parar no tempo, e por isto, desejo que nossos políticos não acabem com a maior festa popular do Brasil em nossa cidade, que é o carnaval. As pessoas têm que entender que a verba para o carnaval já está separada para este evento. Temos que lembrar que os representantes das escolas e blocos, também são friburguenses e que com certeza tiveram alguma ou de algum modo alguma perda. As escolas e blocos já estavam praticamente com o seu carnaval a todo vapor, e muitas delas tiveram um prejuízo incalculável que foi ou ainda não sanada pelo próprio bolso, e em nenhum momento pediram ajuda da prefeitura, porque poderiam, pois a verba do carnaval já estava no orçamento da prefeitura de 2010 e não poderia ser mexida. Não podemos esquecer que tem muitas pessoas que precisam do carnaval, para ganhar um dinheiro extra, e vale ressaltar que isto não é nenhuma falta de respeito com ninguém.
Pois mesmo sem ter certeza que haverá carnaval, as escolas e blocos já estão a todo vapor novamente, pois o carnaval é feito para o povo de Friburgo, e não para interesses próprios. Espero que as pessoas entendam isto e não aproveitem a situação para acabar com a alegria deste povo, ou pelo menos de quem gosta, pois não vai ser a verba do carnaval que vai resolver o problema da cidade.
Alexandre Sabará
Estrada do Contorno
Em atenção à matéria de autoria do Sr. Engenheiro Andrew M. Hollic sobre ESTRADA DO CONTORNO em Nova Friburgo, vimos registrar nossa opinião:
No que tange a impactos ambientais, nada temos a reparar, não é matéria de nosso domínio, portanto, acreditamos piamente que o caro engenheiro agrônomo tenha toda a capacidade técnica necessária para avaliar, como avaliou, a questão.
No que tange ao trânsito, aí sim, nos vemos na obrigação de registrar nossa visão, baseada na experiência de quem integrou a diretoria da AUTRAN e atualmente integra o gabinete de gestão em segurança pública (que trata também do impacto do trânsito na segurança das pessoas) e já atuou na elaboração de projetos voltados para a melhoria da situação de tráfego em Nova Friburgo:
Ao contrário do que foi afirmado, acreditamos sim que desviar o tráfego da RJ 116 do centro de Nova Friburgo É FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DO TRÂNSITO LOCAL.
Em dias como os atuais, em que foi reduzido em muito o tráfego de carretas de cimenteiras por Nova Friburgo em função da precariedade da ponte que dá acesso a Bom Jardim, já seria importante. Restabelecida a rotina normal com a reconstrução daquela importante ponte, tanto maior será a importância da existência de uma rota alternativa que possibilite o tráfego desses veículos pesados por fora de eixo rodoviário que corta o centro de Nova Friburgo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o polo cimenteiro de Cantagalo, é responsável por 8% de todo o cimento produzido no Brasil e 100% do cimento consumido no Estado do Rio de Janeiro, e mais, as projeções dão conta de que o Brasil será em 2016 o maior produtor de cimento do mundo, dobrando sua capacidade instalada. Até lá, quanto produzirão as cimenteiras de Cantagalo? A única certeza que temos é que a produção continuará a ser transportada sobre pneus, pela RJ-116, e caso não exista a estrada do contorno, passando bem no meio de nossa cidade.
A melhoria do trânsito em Nova Friburgo, ou em qualquer cidade moderna, passa sim pelo desvio do tráfego de cargas dos centros urbanos, onde deveria apenas circular o tráfego local.
Poderíamos discutir por que o Brasil optou por transportar suas cargas sobre pneus e não por ferrovias e por mar, mas passaríamos horas falando sobre um grave erro do passado ao invés de tratar dos problemas que nos causam no presente.
O “trânsito infernal que caminha para um impasse total” como o caro comentarista avalia o trânsito de nossa cidade foi construído também com erros do passado, mas tem soluções práticas e inovadoras que podem ser implementadas no presente e talvez o futuro não seja um impasse total.
Quaisquer dessas soluções, contudo, serão em muito facilitadas por uma estrada de contorno, fique certo o autor e o leitor.
Assim sendo, faço minhas as palavras do Engenheiro Hollick: “Lute você por isso.” Lute para que a estrada tenha seu traçado o mais eficiente e menos danoso ao nosso patrimônio ambiental, mas CONTINUE LUTANDO PARA QUE SE INICIE LOGO A SUA CONSTRUÇÃO!
André Luis S. Santos
Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGI/M) Vice-Presidente do Conselho
Estadual de Secretários e Gestores Municipais
de Segurança Pública do Rio de Janeiro

A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário