Colunas
Leitores - 19/06/2013
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva ao direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Viva a democracia
Repudio toda forma de truculência de repressão, seja ela municipal, estadual, federal e/ou judiciário; militar ou civil. Repudio toda falta de uma boa Educação Pública nos três segmentos; Fundamental, Médio e Superior. Repudio todo aumento de passagens descontrolada pelo Brasil afora. Repudio toda falta de qualidade de vida, devido à falência da Saúde Pública no país. Mas o que é democracia? É em minha manifestação contra tudo isso eu quebrar Bens Públicos, que geralmente saem do meu salário? É quebrar Bens Privados que, na próxima vez que eu usar os seus serviços, estará mais caro, com seus impostos embutido sem que eu perceba? Ou é assistir aos jogos do Brasil bebendo e comendo e depois sair quebrando tudo. Democracia é ir à rua na hora do Jogo do Brasil fazer passeatas sem tumulto, sem rosto coberto, sem agressividade. Na hora não ligue a televisão, não dê ibope. Qualquer coisa que não esteja neste parâmetro, não é Democracia, é marginalização da Democracia e vandalismo e isso eu também repudio e não participo.
Ilma Santos
Apagão
Um absurdo o desrespeito que vem sendo cometido pelas empresas prestadoras de serviço em Nova Friburgo. Na última sexta-feira, foi o apagão. Ironicamente, após o ocorrido, seremos brindados com um aumento no valor das tarifas... Outro problema são empresas provedoras de serviços de internet. Uma delas não possui número de contato que receba ligações gratuitas e, ao tentar tal contato, ficamos vários minutos ouvindo gravações... Desrespeito total ao usuário.
Marta da Conceição
O Brasil levantou do berço esplêndido
Cansados da corrupção e da incompetência dos políticos, o povo está indo para as ruas para mudar o Brasil. Nova Friburgo não pode ficar fora desse momento histórico! O povo friburguense tem que ir para as ruas, protestar contra os políticos que estão acabando com a nossa querida cidade. Demorou, mas chegou a vez do povo, finalmente ele tomou conhecimento da força que tem.
Ricardo Posenatto
1001
Gostaria de saber qual o critério usado pela empresa 1001 para o valor da tarifa entre Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo ser tão alto, no valor de R$ 6,30, enquanto no trajeto entre Cachoeira de Macacu e Itaboraí, que tem um percurso maior, o valor da tarifa é R$ 4,00.
Francisco Moura
O Passarinho levantou voo
Perdi um grande amigo recentemente, trata-se do morador de rua Passarinho. Tinha muito carinho por ele, sua morte foi muito sentida por mim. Que descanse em paz... Vi muita gente informar que Passarinho era violento, não concordo, por algumas vezes o vi alterado, nervoso e sempre procurei acalmá-lo... Sempre ficava alterado quando alguém o molestava, nervoso sim... agressivo nunca! Nalgumas das vezes que o vi alterado a causa era sempre a mesma... alguns comerciantes da rua Leuenroth expulsando-o de seus comércios a poder de copos d’água fria... ou então alguns motoristas de táxis até chutando seu traseiro ou provocando-o... Ele está fazendo falta, está fazendo sim... mais falta do aqueles que viviam o atormentando.
O que acho muito estranho é que nenhum órgão de imprensa informou com precisão a causa de sua morte, por mais que eu procure a verdade, não encontro... Acho que sua "causa mortis” deveria ser apurada sim, com seriedade e clareza, uns dizem que é homicídio, outros acidente, mal súbito, enfim, ninguém sabe com certeza o que aconteceu.
Sabemos que o fato ocorreu na Praça do Suspiro, então que se apure com rapidez, para que possamos caminhar tranquilo pelo Suspiro, pois lá é um lugar de grande fluxo de pessoas... Quem sabe exista por lá algum assassino perigoso... ou uma área de risco iminente... Portanto, que se façam sindicâncias no local... Estou certo? Ou não?
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Casa de Passagem em Mury
Mais uma vez recorro a este instrumento maravilhoso de veiculação de nossas inquietações que é este prestigioso periódico, para colocar o seguinte: a declaração de Vossa Excelência, a doutora promotora da Infância e da Juventude de Nova Friburgo em relação à instalação da "Casa de Passagem” em Mury, não convenceu. Por que não convenceu? Primeiro, isto está sendo uma imposição à comunidade de Mury, que mais uma vez se vê deixada de lado em suas necessidades e reivindicações. Segundo, porque quando ela coloca em seu texto a seguinte afirmação "menores infratores REINCIDENTES flagrados pela polícia praticando atos ilícitos e encaminhados à promotoria da Infância e Juventude são encaminhados para a recuperação no Criaad que funciona no Prado”, ela está dizendo que sim, serão encaminhados menores infratores para a Casa de Passagem em Mury, desde que sejam primários. Terceiro: Vossas Excelências estão mexendo com a paz e o sossego de uma comunidade em um lugar que é estritamente residencial (quanto ao local em Mury onde estão sendo feitas as obras) e para o qual se mudaram pessoas buscando exatamente isso: paz e sossego. Muitas pessoas que por lá moram vêm de outros lugares justamente para poder estar em um lugar onde podem descansar da loucura e do estresse que é a cidade grande. Estas pessoas pagam impostos, consomem e votam em Nova Friburgo. Isto mesmo: vamos afugentar de lá muita gente que contribui para a economia do lugar, desvalorizar seus imóveis, em prol de uma instituição que, necessária sim, sem dúvida, mas não em detrimento da qualidade de vida de outras pessoas. Interesses políticos escusos, como já colocaram alguns? É, pode ser. Lamentável! Quanto à ONG que acolheu crianças depois da tragédia de 2011, Vossas Excelências hão de convir que, com aquele quadro de tragédia, dentro do qual o poder público pouco ou nada fez, qualquer ajuda era bem-vinda, o que, absolutamente, não é o caso da Casa de Passagem agora. Por fim, duas informações a quem interessar possa. O endereço no qual pretendem instalar a tal Casa de Passagem não é segredo e é de conhecimento da maioria da comunidade de Mury, e, as pessoas NÃO estão confundindo a real função da Casa de Passagem, pois existem pessoas bastante esclarecidas, inclusive profissionais da área da justiça, que estão empenhados na mobilização contra a instalação de tal instituição em Mury. Em tempos de revisão da maioridade penal, isto pra nós caiu como uma chuveirada fria e cruel, porque não vão Vossas Excelências nos querer fazer acreditar que para lá só serão encaminhadas criancinhas indefesas que sofrem maus-tratos em casa.
Norma d’Ávila Jannotti Martins
Mandatários
O dia 17/06/2013, com o movimento Nacional dos 240 mil Brasileiros, é o marco de um novo tempo de transformação do direito efetivo do cidadão. Pelo fim da inércia que outrora assistimos com o "olhar de paisagem”. Contudo, contempla-se a força buscada pela estrofe do nosso hino Nacional, que diz: Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Wander Frauches de Andrade
Secom esclarece
Em atenção à mensagem publicada na edição do dia 5 passado, na coluna A Voz dos Leitores On-line, com o título "Denúncia”, de Fátima Machado, o secretário municipal de Saúde, Dagoberto José da Silva, informa que sua secretaria não emitiu, nesses últimos meses, nenhuma norma técnica que impeça usuário de pegar medicamento com receita do serviço público ou privado. Todo medicamento prescrito e que faça parte da lista de medicamentos da atenção básica, da distribuição complementar ou medicamento de componente oficializado pode ser acessado por qualquer cidadão. Cabe observar que a legislação vigente não permite a compra de marca (ex-patente) e sim da solução básica (ex-levotriroxina sódica).
Secom esclarece II
Em atenção à matéria publicada na edição de 15 a 17 passado, sobre infestação de ratos na Rua Joaquim Pereira Bispo, em Conselheiro Paulino, o subsecretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, informou que as reclamações devem ser feitas diretamente na Secretaria de Serviços Públicos, na sede da Prefeitura, ou pelo telefone 2525-9124. Quanto ao lixo, o secretário de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, informou que o local tem sido limpo frequentemente, mas os próprios moradores voltam a jogar entulho e lixo ali. De acordo com o secretário, não há condições de limpar esse local todo dia porque outros logradouros também precisam ser limpos. A demanda é grande e equipe e equipamentos da Secretaria de Conselheiro Paulino são reduzidos. De qualquer maneira, o secretário ficou de determinar nova limpeza na Rua Joaquim Pereira Bispo.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário