Leitores - 19/05/2016

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Simples solução para uma difícil administração
A frase acima resume exatamente o dia a dia que vivemos em nossa cidade, onde soluções simples que contribuiriam em muito para uma cidade melhor arrumada, limpa e organizada não são observadas pelos poderes — Executivo, Legislativo, Judiciário — e o povo (que não sabe ainda o poder que tem de fato). E quando observadas, não são executadas corretamente, haja vista diversos exemplos como poda na praça, rodoviária/integração, trânsito, concurso, transporte/ônibus, água e esgoto, energia/Energisa, coleta de lixo/Ebma... E tantos outros pontos, nos quais a população não é consultada e cujas ações acabam não tendo resultado para a melhoria da cidade e seus cidadãos. Do que adianta uma Câmara de Vereadores que não tem como base esses assuntos fundamentais de consultas populares? São eleitos pelo povo e se tornam base para um único cidadão: o prefeito municipal. 
A saúde está em estado de total abandono, do que adianta liminares singulares do Ministério Público? Seria muito mais eficaz se, juntamente com os vereadores, fossem in loco verificar o descaso e, aí sim, para a solução de toda uma população que sofre diariamente pela doença e pelo descaso, deliberar liminarmente (ultimamente politico só trabalha nesses termos). A CPI nasceu com boa intenção, mas morreu pelo inverso. Poderia tomar todas as páginas deste ilustre jornal com essas e outras indagações que, tenho certeza, são de todos os munícipes que convivem diariamente com a falta de agir das nossas instituições políticas. Estamos a cada dia presenciando a agonia da nossa tão querida Nova Friburgo.
Eduardo Sanches

Por um trânsito melhor
Em abril de 2014, enviei a esse jornal as sugestões abaixo, para melhoria do trânsito em Nova Friburgo. Dias depois, recebi retorno da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, elogiando as ideias. No início de agosto daquele mesmo ano, perguntei sobre as perspectivas para adoção das mudanças, mas até a presente data, infelizmente, nenhuma delas foi aproveitada. Como ocorreram trocas no órgão já citado, volto a apresentá-las.
- Limitação de velocidade na Av. Alberto Braune (30 km) e colocação de câmeras
- Limitação de velocidade na Av. Comte Bittencourt (60 km) e colocação de câmeras
- Proibição rigorosa de parada e estacionamento em fila dupla com pisca-alerta (“paradinha”)
- Cobrar o uso da seta nas mudanças de direção
- Placas para pedestres: aguarde sua vez em sinais luminosos
- Placas para motoristas: não pare em cima da faixa de pedestres
- Sincronização de sinais luminosos nas principais avenidas
- Eliminação definitiva do estacionamento de motocicletas na área destinada a automóveis (ocupam o espaço de um veículo e existe lugar exclusivo para elas)
- Definição urgente de horário de tráfego de caminhões pesados pelo centro da cidade
- Participação efetiva de todos os funcionários no controle do trânsito
- Limitadores de velocidade para ônibus (excessos)
- Aplicação efetiva de multa aos infratores, para que haja respeito às leis de trânsito, pois nós só sentimos quando dói no bolso
- Instalação urgente de placas Pare nos cruzamentos de ruas paralelas à Alberto Braune
- Instalação de sinal para pedestres no Paissandu em frente à loja Squadrishow (grande risco de atropelamento de idosos e crianças), sincronizado com os sinais da Av. Comte Bittencourt e Praça Marcílio Dias, ou com botoeira ou com quebra-molas
- Troca do local do sinal na Ponte da Saudade em frente a CMM para o desvio da entrada para Varginha, facilitando, assim o cruzamento (muito perigoso/pouca visibilidade) da estrada pelos ônibus e outros veículos.
Tais medidas, acredito, diminuirão os acidentes e talvez venham a diminuir o egoísmo e a falta de respeito de grande parte dos motoristas que transitam em Nova Friburgo. Como cidadão friburguense me sinto com a obrigação de tentar melhorar nossa cidade!
Fernando Teixeira 

Larry Pinto de Faria
Muito boa matéria sobre o Larry Pinto de Faria, meu ídolo maior do futebol. Tenho 70 anos e acompanhei toda a vida dele desde guri. Sou amigo do Manoel Pinto de Faria, irmão dele, e tenho uma página no Facebook chamada “Colorado em PxB”, onde temos muitas fotos do Larry. Gostaria de chamar a atenção de vocês para outro grande jogador da mesma época, o “Florindo”, apelido de Flávio Pinho, que também é friburguense. Vocês sabem disso. E o Florindo é o último remanescente daquele grande time campeão gaúcho de 1955. Ele está bem velhinho e, pelo que sei, mora numa cidade do interior chamada Arroio dos Ratos. Seria interessante vocês pesquisarem material sobre esse grande jogador, que também era conhecido como “Gigante de ébano”. 
Ayrton Luiz Balsemão

TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.