Colunas
Leitores — 18/08/2015
Fundação
Lendo essa semana uma nota de importante colunista de A Voz da Serra sobre a possibilidade de as instalações do antigo Colégio da Fundação Getúlio Vargas serem aproveitadas para uma universidade dos esportes, tomei como um alento a referida nota. Penso, aliás, que também uma boa parte dos friburguenses comungam com a ideia. E que é inadmissível um local como aquele, com toda aquela estrutura — semiabandonada por sinal — não tenha sido aproveitado até hoje. Sei que virão as desculpas de verbas, da enchente, das dificuldades de aprovações governamentais, judiciais — se couberem, mas, por favor, sabemos também que todas essas desculpas, empecilhos e tramitações são sanáveis quando se quer levar à frente um bom projeto de interesse para a população.
Como já mencionei em texto anterior, a nossa geração conviveu bastante no passado com os tempos áureos daquele estabelecimento de ensino, com toda a sua estrutura moderna na época, e do quanto foi importante não só para a cidade, como também a nível nacional.
Vivemos hoje a necessidade de dar à atual geração alternativas de vida saudável, e recomenda-se o esporte como uma delas. Aliado a isso, vislumbra-se a possibilidade de formação de bons profissionais, que virão somar às outras formações do gênero já existente nas outras universidades implantadas na cidade.
Porém, há algo sério a se chamar a atenção dos governantes: que seja levada avante a ideia, mas que seja com a seriedade e a responsabilidade cabíveis, e não que venha a ser mais um estabelecimento de ensino superior sem o apoio necessário, onde os educandos querem e precisam estudar, mas não encontram a firmeza nem as estruturas básicas para tanto. As reclamações estão aí, na mídia em geral.
Há algum tempo atrás , chegou-se a cogitar que Friburgo poderia vir a ser uma “cidade universitária”, e entendemos que ela tem possibilidades para isso e, os bons prédios já existentes como esse citado podem ser aproveitados, repaginados, reestruturados, sem que se tenha que construir novos. Por que não levar a ideia adiante? Porque sempre se ficar a planejar novos grandes projetos, novas construções, quando já se tem o alicerce?
Que dessa vez essa possibilidade venha a se realizar, e não venha a ficar somente na intenção. A nossa juventude necessita de mais uma alternativa na sua formação, no seu horizonte profissional, e o quesito saúde cada vez mais precisa ser levado mais a sério. A nossa cidade merece mais essa fonte de renda e de referência.
Uma boa ideia, mais uma boa alternativa, e que se concretize.
Vera Regina Veiga da Gama e Silva
Alzimar
Parabéns enorme para o Alzimar por sua coluna hoje. A-do-rei!
Maria Lúcia Knust Thuler
-
Participe da coluna A Voz dos Leitores, enviando texto e fotos para leitores@avozdaserra.com.br
Mensagens sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores. Para o envio de fotografia, o leitor confirma que é o autor da mesma ou possui autorização para distribuí-la, e autoriza expressamente o jornal A VOZ DA SERRA a publicá-la no meio impresso ou digital.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário