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Leitores - 17/10/2012
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Sustentabilidade da educação Sr. Prefeito Rogério, sugiro compatibilizar os valores do IPTU com os do IPVA, no tocante às equivalências de sustentabilidade de valores na sociedade constuída do Município de Nova Friburgo, para que garanta recursos necessários e suficientes para garantia de bons serviços de saúde e educação, através de salários dignos semelhantes, pagos aos servidores do judiciário. Tendo em vista que já há muito tempo o magistério é tratado de forma inferiorizada, enquanto outras profissões os atores se promovem em titulações imaculadas ou “doutos estáticos”. Portanto, acredito que já foi o tempo dos “Astros” em que muitos dos burocratas marqueteiros de plantão discriminavam os professores afirmando que só os piores alunos do segundo grau optavam para o vestibular pouco concorrido para o curso dessa graduação do magistério. Que caracteriza uma análise simplista de quem ratifica uma disciminação tão odiosa, porém é uma realidade em nosso país, pois se um ameneniza a dor e outro declara o tempo de liberdade e o “Professor” substitui os dois evitando mais construções de cadeias e melhora o conhecimento nos cuidados da saúde, com a prática do diálogo democrático e não o ganho no grito. Assim, Sr. Prefeito, até quando essas diferenças salariais hierarquizadas por tipo de graduação, em razão de que o professor deixa a marca dos valores na vida em toda trajetória do aluno, edificando os melhores padrões morais necessários à sociedade o qual faz parte integrante do saber fazer para repetir as boas atitudes de cidadão através dos bons exemplos, para isso, faz-se necessário também serem contemplados e reconhecidos por “títulos honoríficos” do poder público (os adjetivos de Tios e Tias já estão banalizados), a fim de contemporizar a aceitação por outras profissões e não só por interesses de politicagem e outros. “Salve os Professores nesse 15 de outubro de 2012 os reais heróis e guardiães Universal do saber”, pela arte de divulgação do “belo” abençado por Deus, representados pelos alunos obreiros do Mundo. Wander Frauches de AndradeProjeto Asfalto na Porta! Muito boa essa iniciativa da Prefeitura do asfalto na porta, mas, infelizmente parece que o asfalto na porta esta só para a região do Centro mesmo como: Braunes, Cordoeira e Perissê, nós do Sítio São Luís (Cônego) estamos com outro projeto na localidade: “Buracos na Porta”. Sr. Secretário de Obras, dê uma passada por lá e comprove o Sr. mesmo, vai ver que o projeto esta muito bom, uns buracos maiores que o outros! E lá só é 1 km 500 para asfaltar!Maycon B. de AlmeidaMeus heróis Na contramão da minoria do Povo Brasileiro, minoria esta teleguiada pelo ódio, preconceito e golpismo da grande mídia, comandada pelo Sistema Globo de Comunicação, Revista Veja e jornal A Folha de São Paulo, quero compartilhar minha tristeza com aqueles friburguenses que, como eu, estão indignados, magoados, feridos de morte, com a condenação dos nossos companheiros Zé Dirceu e Genoino. Não vai ser a primeira vez que eles serão "condenados". Esses "quadrilheiros" trocaram uma juventude burguesa, cheia de festinhas, etceteraetal, pela luta contra a ditadura que se instalou nesse país com o Golpe Militar/Elites Empresariais/USA, em 1964. Mas não nos calarão. Somos aqueles 80%, que, apesar da maciça propaganda da grande mídia, tentando mostrar um Brasil derrotado, nunca deixou de apoiar o governo do PT. O Governo do Lula, do Zé Dirceu e do Genoino. Ou vocês acham que nós queremos voltar a 2002? Conseguiram com Getúlio, em 1954, idem com Jango , em 1964. Não conseguirão agora. Gostaria muito que todos os que estiverem lendo esse desabafo procurassem saber a história desses heróis da luta contra o totalitarismo, contra as trevas que se instalou nesse pais a partir de 64. Um dia, com toda a certeza, o Povo Brasileiro, totalmente soberano, vai reconhecer claramente quem lutou ao seu lado e quem tentou nos escravizar.Eduardo Souto JorgeUma ideia apenasNestas minhas andanças políticas na periferia de nossa cidade, observei muitas crianças com sorriso banguela, crianças precisando sim de tratamento dentário, mas todos sabemos que tratamentos odontológicos são muito caros e esta gente humilde da periferia jamais terá condições de fazê-los... ocorreu-me a ideia então de sugerir ao novo prefeito recentemente eleito, que demonstra muita preocupação com os mais pobres, com os humildes, que faça convênios com a UFF, para que permita que os estudantes de odontologia possam estagiar nos postos de saúde públicos do município, ou até mesmos em consultórios ambulantes adaptados em viaturas, para que alcançasse todo nosso município, com isso nosso prefeito faria um trabalho que beneficiaria tanto os pobres, carentes, quanto os estudantes de odontologia, que com um trabalho como este estariam praticando e ainda defendendo um dinheirinho extra, ainda evitaria a ociosidade dos alunos ocupando o seu tempo zelando pela saúde e pela estética de tantas crianças ou quem sabe até marmanjos! Não sei se seria possível pôr em prática esta ideia, não sei dos parâmetros legais, mas gostaria muito que nosso prefeito eleito pensasse nisso e quem sabe até contando com a ajuda dos governos federal e estadual... O que acha, meu querido prefeito? Abraços!Jorge Plácido Ornelas de SouzaO nó do trânsito na Praça Marcílio Dias (“Paissandu”)Hoje um dos principais problemas de Nova Friburgo é a dificuldade de se transitar de carro pela cidade. O ponto mais crítico é a Praça Marcílio Dias, que se encontra permanentemente congestionado nos horários críticos. Como resolver esse problema é uma questão a ser respondida pela nova administração municipal, que provavelmente criará um grupo de trabalho para estudar o tema.Seguem algumas sugestões, nenhuma delas suficiente por si só para resolver definitivamente esse imbróglio. A primeira sugestão é óbvia, mas ainda não suficientemente discutida. Entendemos que já deveria ser consenso na cidade que a construção de uma via do contorno é prioritária, tirando do centro da cidade o tráfego que se destina a outros municípios. Esse é obviamente um projeto complexo e custoso. Provavelmente ensejará uma PPP (parceria público-privada), tendo como protagonistas a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e a Concessionária RJ 116. Vamos deixar a discussão desse assunto para um outro momento, apesar de acreditarmos que o seu planejamento deveria ser iniciado imediatamente.Apresentamos a seguir uma sugestão que se fundamenta na avaliação de que a atual distribuição do tráfego de veículos pela cidade não otimiza a utilização das vias hoje disponíveis.Para justificar esse argumento, vejamos o quadro com que nos deparamos pessoalmente na sexta-feira, 12.10.2012, feriado, às 19 horas: o trânsito de Olaria para o Paissandu se encontrava com retenção na altura da Fábrica Arp (a partir do novo posto do INEA). Igualmente engarrafado no viaduto, no sentido Rio - Paissandu. Também engarrafado na Avenida Galdino do Vale em direção ao Paissandu. Enquanto isso o resto da cidade praticamente vazia, inclusive a Avenida Alberto Braune.Nesse contexto, propõe-se como solução que o tráfego da Avenida Alberto Braune volte a ser nos dois sentidos, como já foi há muitos anos atrás, com duas pistas de rolagem em cada sentido. Poderia ser impedida a passagem de caminhões no horário comercial.Para tanto, seria necessário resgatar uma pista dessa avenida, que foi perdida para uma ampliação de calçada. Aliás, atualmente, em função de haver estacionamento regular e irregular nessa via (a desorganizadora “paradinha” com pisca alerta), o tráfego flui quase que exclusivamente por duas vias.Principais pontos negativos: perda de espaço para os pedestres numa das calçadas, impossibilidade de estacionamento nos horários de pico, bem como aumento do tráfego e da poluição nessa via (além de ter que suprimir algumas árvores que foram plantadas quando ocorreu a intervenção para ampliar sua calçada direita).Principal ponto favorável: criar uma via alternativa para os veículos que se dirigem ao centro da cidade ou pretendem atravessá-la, otimizando a utilização das ruas e avenidas da cidade ao melhor distribuir a “carga” do tráfego.Dessa forma, a Avenida Alberto Braune voltaria a ter quatro pistas, sendo duas em cada sentido. Os carros vindo do sentido Shopping Cadima circulariam por essa avenida e continuariam pela Praça Getúlio Vargas (passando em frente ao Shopping “Castelinho”). Portanto, o tráfego teria sua mão invertida nesse trecho da Praça Getúlio Vargas e na Rua Sete de Setembro, fluindo em seguida normalmente pela Avenida Euterpe Friburguense.Acreditamos que essa simples alteração teria o dom de aliviar tremendamente o principal problema de tráfego existente na cidade, com baixo custo de implantação.Ademais, sugere-se, ainda, que seja considerada a proibição de estacionamento em frente à Padaria SuperPão, na Praça Marcílio Dias, onde as manobras de estacionamento e filas duplas dos carros de passeio complica ainda mais o problema nessa região. Felizmente essa padaria, que é uma referência em seu segmento, já conta com estacionamento próprio.A proposta apresentada não exclui a avaliação de outras alternativas, como, por exemplo, as apresentadas por Leonardo da Cunha Pinheiro, em 25.09.2012, no “Leitores On-Line” desse Jornal A Voz da Serra. Uma das sugestões que ele apresenta, e que se recomenda que sejam levadas em consideração pelo administrador municipal, é a questão da priorização do transporte público sobre o transporte individual, bem como a priorização do bom fluxo dos veículos com a redução da utilização do espaço público como local para o estacionamento de carros. Aliás, os vereadores e o poder executivo municipal deveriam avaliar se incentivos fiscais poderiam ser utilizados para estimular o surgimento de novos estacionamentos na cidade, bem como contribuir para a manutenção dos atualmente existentes. Acreditamos que já existem algumas vias no centro da cidade em que o estacionamento deveria ser proibido nos horários de maior movimento, como, por exemplo, a Rua Moisés Amélio (rua do Shopping Cadima). Aliás, ali já há um espaço que está sendo utilizado como estacionamento de carros, espaço este que poderia ser transformado em um edifício garagem, desde que presentes os estímulos econômicos adequados.Bernardo von Haehling Braune
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