Colunas
Leitores - 17/08/2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Enfim algo de bom
Nem imaginem qual foi minha satisfação ao caminhar pela Alberto Braune, hoje à tarde, e sentir que não se encontrava ali uma lixo. Agradeço a Secretaria de Postura, que apesar dos poucos funcionários, e de lidar com um código de posturas arcaico, com pouca infraestrutura, está conseguindo proibir a postagem de lixo em nossas ruas. A nossa principal avenida já está com outra cara, percebo que poucos comerciantes estão procedendo de maneira errada, com certeza serão multados e entrarão nos eixos... Ainda ontem ao passar pela Alberto Braune, ali em frente à antiga rodoviária, me deparei com a funcionária de uma loja depositando lixo na calçada, alertei que este procedimento não é de gente inteligente e que a loja poderia ser multada... Ela apenas sorriu (me lembrei da hiena) e disse que não tinha medo, que não havia fiscalização, vejam até onde vai a falta de inteligência das pessoas, que ignorância, sujando sua própria calçada... Só espero que esta fiscalização continue firme, rígida, constante, e que em breve a limpeza será geral... Que se atue também com a mesma eficiência ali no Paissandu e Moisés Amélio, onde o lixo ainda impera, e que se fiscalize inclusive nos fins de semana... Continuem assim, pessoal da posturas, estão de parabéns!
Aproveitando este espaço, gostaria de parabenizar o Sr. David Massena, profundo conhecedor e amante de Nova Friburgo, que está tendo um magnífico desempenho frente à Secretaria de Cultura. Parabéns David, admiro muito este Sr. quando ele diz com toda sabedoria que não é... que está Secretário de Cultura, e que estará sempre à disposição da cultura de nossa cidade para colaborar e ajudar no que for possível, não importando quem seja o secretário. David, tenha toda minha admiração e respeito por esta atitude!... Friburgo ainda vai ser o que era antes! Vamos chegar lá!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Legado
Até quando a Prefeitura de Nova Friburgo emplacará o Prefeito eleito e nomeado, cumprindo o seu mandato do princípio ao fim do período legal? Tendo em vista que há anos esses traumas se repetem no governo dessa cidade, com perdas para todos, principalmente para a formação de valores éticos e morais para os mais jovens que assistem esses péssimos exemplos, portanto, faz-se necessário que os contemporâneos conscientes se indignem com esses fatos políticos medíocres, para que se construa um melhor legado para a juventude de Nova Friburgo.
Wander Frauches de Andrade
Três prefeitos
Daqui de longe me pergunto: quem é que esta pagando o salário dos três prefeitos? Um que esta trabalhando, outro que era tão velho que caiu aos pedaços e outro que era tão ignorante que assinou uma papelada enorme para desvio do dinheiro destinado aos coitadinhos que tudo perderam no vendaval e temporal. Por outro lado, parabéns aos juízes da Comarca.
Lucia Winn
Londres
Águas de Nova Friburgo
Entendo as considerações da empresa a respeito da necessidade dos interceptores terem sido deitados nas laterais do leito do rio devido às dificuldades estruturais do município decorrentes da falta de planejamento urbano. Entretanto, reforço o ponto expresso pelo Sr. Jorge Plácido a respeito da sujeira que se encontra por toda extensão do rio.
Já na época do início das instalações desses interceptores reparei que em vários locais não houve nenhum cuidado das equipes em efetuar qualquer limpeza do rio antes ou após os trabalhos.
Desperdiçou-se uma ótima oportunidade com todo aquele maquinário que havia à disposição de se recolherem os inúmeros dejetos, trastes, bancos de areia, montanhas de sacolas plásticas e sujidades em geral que ainda se encontram rio afora, agarrados nas suas pedras ou presos em baixo das suas várias pontes. Cito aquela localizada no Suspiro, por exemplo, onde os detritos estão teimosamente à vista de todos, muito embora há poucos meses atrás várias máquinas e equipes da empresa estivessem trabalhando próximo ao local.
Via de regra bastaria ter sido feita uma dragagem básica durante a época seca antes da execução dos serviços (ou agora, porque nunca é tarde) e ter se recolhido esse material em caminhões basculantes. Aliás é o que se espera que ocorra em outras áreas do município como Córrego Dantas e Conselheiro Paulino.
Para citar outro exemplo, quem passa atualmente pelo Paissandu, nas redondezas do Edifício Itália, pode ver o cenário lamentável do Rio Santo Antônio repleto de toda sorte de tranqueiras jogadas no seu leito.
A ideia de manter uma equipe de manutenção após as chuvas é muito bem-vinda, embora eu nunca tenha pessoalmente presenciado o trabalho de tal equipe. Basta ver que o rio encontra-se imundo agora, em plena época seca.
Entendo que a empresa é reputada e tem feito um grande trabalho, elevando Nova Friburgo a um status em saneamento básico ainda pouco usual no país. Tenho que concordar ainda que é um desafio dar conta da falta de educação de uma parcela da população que insiste em fazer do rio uma lixeira a céu aberto—mesmo que tenha que ver esse lixo voltar para suas casas na época das enchentes. Mas por tudo isso mesmo que esperamos ainda mais da Águas de Nova Friburgo, torcendo para a cidade seja referência não só no tratamento de esgotos, mas na preservação, limpeza e reflorestamento de nossos rios.
Leonardo da Cunha Pinheiro
Brasil potência olímpica
Apesar dos excelentes resultados de alguns de nossos atletas durante os jogos olímpicos de Londres, o quadro geral de medalhas demonstra que ainda estamos “em desenvolvimento” também nos esportes, apesar da população e das dimensões continentais do Brasil. Mostra, ainda, que tem de haver uma profunda reformulação se queremos obter uma performance melhor na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. O futebol, por exemplo, insistiu em ter o técnico Mano Menezes à frente da seleção olímpica e, pior, mantê-lo no time principal, mesmo com os péssimos resultados alcançados durante as competições e amistosos realizados pelo ex-escrete de ouro. E isto é uma falha grave. A vela já não suporta mais depender de Robert Scheidt; o atletismo de Fabiana Murer, dos irmãos Hipólyto e Maurren Maggi; a natação, de Cielo; o futebol feminino, de Marta. Menos ainda do judô e do vôlei para salvarem a pátria de chuteiras e tênis. O governo até que tem feito sua parte, mas a cultura esportiva e o ideal olímpico ainda passam muito longe do que todos nós esperamos para nos tornar potência. Torcida não falta.
João Direnna
Quissamã - RJ
Fraternidade
Sugiro que todas as autoridades dos poderes públicos e eclesiásticos sejam usuários dos hospitais, escolas e outros da rede pública, como forma da prática da igualdade entre os mandatários e os cidadãos "comuns". Assim, acredito que estaria se iniciando a "democracia" esperada há séculos por todos brasileiros e realmente prevaleceria a “Fraternidade” sobre a “Discriminação” oculta nesse país, chega do faz de conta.
Wander Frauches de Anadrade
Trânsito
Tenho notado um assunto recorrente nesta coluna: a falta de educação no trânsito. Concordo em grande parte com os argumentos apresentados até agora, com uma ressalva: o trânsito envolve também os pedestres, e não apenas os motoristas. Quanto aos motoristas, já foram bastante criticados. Mas e os pedestres? Estes também precisam aprender a respeitar as faixas e os sinais, que existem para que eles possam atravessar ruas em segurança e sem atrapalhar o fluxo de veículos. Cinco minutos nas esquinas das ruas Farinha Filho e Monte Líbano mostram que o verdadeiro problema do trânsito local é a mentalidade do cidadão, seja ele motorista ou pedestre. As duas esquinas são devidamente sinalizadas, mas isso não impede os pedestres de se atirarem na frente dos veículos, desrespeitando o semáforo. Avançam pela rua forçando os carros a darem passagem mesmo quando o sinal está fechado para os pedestres, e não aguardam sobre a calçada como deveriam. Enfim, a civilidade deve ser característica de todos, inclusive dos pedestres.
Claudio Fonseca
Por quê?
Gostaria que alguém respondesse: Qual a causa do prédio da OAB (Rua Ernesto Brasílio) não ter pelo menos tentado seguir a arquitetura dos dois outros prédios que são muito bonitos (antigo Fórum e Gov. Est. do RJ)? A Prefeitura deve ter aprovado a planta. Mais uma vez, mostra que quem comanda a cidade, e não é de hoje, não gosta de Nova Friburgo.
Francisco Santos
Secom esclarece
Em resposta à leitora Irinéa Tavares, da coluna Leitores On-line, da edição de 14 de agosto de 2012, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que as intervenções nos indivíduos arbóreos foram autorizadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através da Ocorrência n° 237 e notificação Preventiva Contra Calamidades Públicas n° 2523/2012. Segundo os laudos, as árvores colocavam em risco o imóvel da solicitante.
Secretaria de Comunicação Social

A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário