Colunas
Leitores - 15/06/2013
sábado, 15 de junho de 2013
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva ao direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Casa de Passagem
Há que se lamentar! Uma das poucas coisas que deram certo na cidade é o circuito gastronômico de Mury. Sabe-se Deus o esforço daqueles empresários que fizeram daquele "pedacinho do céu” o cartão de visita da cidade. Como agora, Senhor Prefeito, por imposição (sim, porque quando se der conta, já estará feito) faz-se uma "casa de passagem” ou um "abrigo para menores”, ou sei lá o quê! Isso é uma vergonha para a cidade. Ainda mais com o sistema que temos em nosso país, que não ressocializa ninguém. Ouvi de um vereador que Mury seria o "local mais próximo ao Centro”. Por que precisa ser próximo ao Centro? Se estão de passagem, não importa longe ou perto. Vamos cumprir a Lei sim, mas com um pouco de bom senso. Nossa cidade já está mal de turismo. Quando começa a erguer-se através do esforço de alguns, acontece uma coisa dessas. Rever decisões, Senhor Prefeito, só engrandece!
Angela Assunção
Casa de Passagem II
Ciente do projeto de instalação de uma Casa de Passagem, em Mury, venho clamar pelo bom senso e reavaliação do Sr. Prefeito. Apesar das consequências da última enchente, toda a população e comerciantes de Mury batalharam para que permanecesse como um charmoso centro de lazer e de gastronomia. É o portal da cidade de Nova Friburgo. Assim, Sr. Prefeito, não é justo que outra catástrofe, agora a da insegurança, venha também bater à nossa porta. Temos confiança no bom senso daquele que elegemos para administrar nossa cidade. Por favor, pense e repense sobre o projeto. Com certeza, encontrará a solução adequada.
Tania Goulat
Casa de Passagem III
Como comerciante de Mury, fiquei indignado com a notícia que teremos como vizinha uma casa de passagem. O bairro mais charmoso de Nova Friburgo, onde estão concentrados os melhores restaurantes, as melhores pousadas e sem dúvida onde se concentra a maioria dos atrativos turísticos da região, não poderia ter uma casa de passagem. Alô, Sr. Prefeito, está querendo espantar o turismo da cidade? Precisamos ser ouvidos para que continuemos a colocar nossa cidade como polo turístico e gastronômico para o Brasil e não sair na mídia como um lugar lindo que agora tem uma casa de passagem.
Marcio Tassara
Casa de Passagem IV
Sr. Prefeito e Srs. vereadores, depois de 100 dias da posse em seus cargos, ainda não se viu nada de novo, a não ser a camuflada "casa de passagem” em Mury. Entretanto, acredito que acham muito pouco para um povo tão sofrido pelas calamidades naturais e ainda arrumam mais "mazelas”, e uma delas são os arranjos praticados por pequenos grupos opressores em detrimento da maioria do povo friburguense. Como já dizia o grande Joaquim Nabuco: Para abolir a escravidão de vez é necessário fazer reforma agrária, tendo em vista que sem "nenhum $$$” não existirá liberdade. Portanto, senhores mandatários, façam o dever de casa progressista, renovando oportunidades para todos e condições de sustentabilidade profissional na Nova Friburgo e tudo mais de bom vem a reboque.
Wander Frauches de Andrade
Secom esclarece
Com referência às mensagens publicadas na coluna A Voz dos Leitores On-line, sobre a casa de passagem, a equipe da Subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura (Secom) está apurando o assunto junto à Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, e os devidos esclarecimentos serão divulgados tão logo seja possível.
Capela Santo Antônio
Tenho que agradecer muito a Deus por este dia 13/06/2013 estar acontecendo, pois a nossa capela tão amada está reabrindo suas portas. Glória a Deus, pois esta capela tem história. Eu mesmo me casei lá como meu amado marido há 32 anos e depois de casada me tornei catequista de lá (pois é, na capela tem catequese!). Foi pelas mãos de uma amada amiga que fui parar lá. Agradeço a ela o bem que me fez. Na capela cheirosa (costumo dizer que lá tem um cheiro diferente) eu aprendi o verdadeiro amor ao próximo, tantos amigos na fé que conquistei. Quero deixar registrado o agradecimento ao padre Leão, que hoje é o pároco, ao padre Salomão, que esteve conosco um bom tempo, ao padre Vander, padre Genival e diácono Ironil. Agradeço muito ao Colégio Modelo, que acolheu com muito carinho a catequese, o grupo de oração e as missas, que momentos abençoados passamos ali junto com a comunidade que não nos abandonou, as crianças da catequese que amo muito. Senti nestes quase três anos muita fé, amor a Deus e amigos verdadeiros que vão ficar para sempre, pois nasceram pela fé. Deus abençoe a todos,
Rutiléia Lugon Manhaes
Recuperação da Região Serrana
Meu respeito e minha solidariedade ao Sr. Rogério Pereira da Silva, que, na solenidade comemorativa do Dia de Camões, desabafou toda a sua indignação em relação à inércia governamental na recuperação da Região Serrana. A capacidade de se indignar é inerente ao homem, nos torna humanos. Oxalá contagiasse os eleitores! Principalmente os que avalizaram a omissão governamental com seus votos.
Ana Maria de Castro Babo
Parque das Flores
Lamentável é o descaso da Prefeitura com os moradores das novas casas do Parque das Flores. Ficaram 2 anos para entregar as casas e nem iluminação pública lembraram de colocar. Gostaria que o Sr. Prefeito pegasse seu carro e viesse aqui à noite. As pessoas têm que usar lanternas para chegar em casa.
Cardinal dos Santos Aguiar
Imprescindível
Em atenção à matéria "A 3ª Corrida Águas de Nova Friburgo pelo Meio Ambiente reuniu mais de 300 atletas adultos no último domingo, 9, na Via Expressa”, gostaria de deixar a minha indignação quanto ao caos que se tornou o trânsito no Cônego, chegando a inviabilizar moradores — como eu — de sair ou entrar nas respectivas moradias. Havia apenas um guarda da Autran no local — completamente perdido e sem informações. A Rua Presidente Kennedy — única via de acesso ao bairro — estava com carros estacionados em ambos os lados, ou seja, o Cônego estava isolado/fechado a todo e qualquer cidadão, inclusive aos moradores. Eventos como esse são importantes e válidos para a cidade e, principalmente, para os atletas; entretanto, é imprescindível que a comunidade seja comunicada, previamente, e que se faça o devido planejamento estrutural para que não ocorra o caos de domingo passado.
Joelma Ouverney
Rodoviária de integração
A rodoviária de integração não ia ser desativada? Que fim levou o projeto de transformar a rodoviária em um centro cultural? Parece que o assunto morreu, ninguém fala mais sobre isso, nem mesmo A Voz da Serra comenta o caso. Qual é o mistério?
Luiz Carlos Lima
Serramar
Junto minha voz ao protesto da leitora Norma d’Ávila Jannotti Martins referente ao desprestígio perceptível com o circuito turístico Mury-Lumiar. A entrada da Serramar deveria expressar boas-vindas ao turista em vez de um depósito de carros abandonados. Há que ouvir-se a voz da população sobre os equipamentos públicos a serem ali instalados bem como as possíveis obras de urbanização.
Lidia Sardenberg
Secom esclarece I
Em relação à matéria publicada na edição do dia 6 passado, com o título "Motoristas reclamam de charretes pelas ruas do Centro”, o secretário municipal de Ordem Urbana, José Alberto Marques da Fonseca, informa o seguinte:
Quanto à questão da higienização e maus-tratos dos cavalos, em que pese não seja de competência direta da Secretaria de Ordem Urbana, em vistoria recente, não foi verificada veracidade em nenhuma das denúncias feitas, visto que os animais estavam bem tratados e a higiene do local tem sido preservada.
Deve ser lembrado que as obras feitas na Praça do Suspiro incluíram espaço próprio para os cavalos e charretes, onde os mesmos podem ser alimentados e saciados em sua sede, bem como local de fácil limpeza, para preservar a praça limpa e sem odores.
Ainda no mês de março foi feita a vistoria, conforme prometida pelo secretário de Ordem Urbana, José Alberto Marques da Fonseca. No entanto não foi necessária qualquer medida no sentido de apreensão de animais ou de cassação de licença, visto que não foi verificada qualquer infração prevista na legislação municipal naquela oportunidade, e em outras que se seguiram em novas visitas ao local.
Por outro lado, esta secretaria não vai afrouxar suas vistorias, sabendo-se que quanto a este assunto está sempre aberta para atender a população friburguense, que pode fazer suas denúncias através do e-mail: coordenadoriadeposturas@hotmail.com, ou pelo tel: 2525–9123.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário