Colunas
Leitores - 11/07/2012
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Secom esclarece 1
Com relação à mensagem publicada na edição do dia 4 passado, página 2, coluna Leitores On-line, com o título "Operação tapa-buracos", de Amanda Fagundes, o secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, informa que o Governo Municipal tem enfrentado dificuldades em manter a usina de asfalto em funcionamento constante, mas a operação tapa-buracos não parou e a proposta é alcançar este alvo até o fim do ano.
Secretaria de Comunicação Social
Secom esclarece 2
Em resposta à mensagem publicada na edição do dia 4 passado, página 2, coluna Leitores On-line, com o título "Avenida Euterpe", de Davi Furtado, o secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, diz que entende a preocupação do leitor com a reurbanização da Avenida Euterpe, que é o desejo de muitos. Mas o secretário informa que o Governo Municipal está focando suas atividades em obras emergenciais, como remoção de barreiras, desobstrução de galerias e tapando buracos e, com muita dificuldade, consertando a Praça do Suspiro, que não chega a ser uma obra emergencial, mas fere o sentimento dos friburguenses por ser um ponto turístico ainda marcado pelo evento de 2011. "Mas creio que em breve poderemos fazer todos os melhoramentos que nossa cidade merece", finaliza Clauber.
Secretaria de Comunicação Social
Trânsito
Gostaria de sugerir que fosse repassada esta mensagem aos órgãos responsáveis pelo trânsito em Nova Friburgo: Acho que é necessário, a instalação de redutores de velocidade próximo à entrada da empresa Águas de Nova Friburgo, pois os índices de acidente são muito altos com a entrada e saída de veículos desta empresa e dos dois postos de combustíveis logo em frente. Apesar de haver um quebra-molas ali, acontecem muitos acidentes, principalmente com motos.
Adriano Moura
Uma triste verdade
Nossa Câmara de Vereadores mais uma vez brincou, gozou da cara do seu povo, este mesmo povo que os colocaram lá pra representá-lo e honrá-lo... mas não foi nada assim, votaram a mudança para 21 vereadores, numa evidência clara para que aumentassem as chances de serem eleitos e seus preferidos... uma vergonha, sendo até objeto de matéria em O Globo em 03/07, levando Nova Friburgo a ser classificada como uma das campeãs do aumento do número de vereadores no estado, mais um recorde negro que não gostaríamos de bater.. .mas batemos, agradeçam a eles, nossos vereadores... que perderam muito e precioso tempo discutido coisas fúteis... discutindo sexo dos anjos, o tempo não parou, continuou passando... deu no que deu!
Dizem que nestas recentes convenções partidárias vereadores que ainda estão exercendo mandato, subiram ao palco discursando em alto e bom som, que Nova Friburgo tem que mudar e tem toda razão do mundo, tem que mudar sim, a começar pela Câmara... veremos!
Enquanto isso... Alberto Braune se transformou numa lixeira a céu aberto... um verdadeiro "shopping" de carro se instalou nas vagas do Zero e nas vagas de idoso e ainda usando cartão do idoso... Pode?... Carros de som com som com muitos decibéis a cima do permitido proliferam pela cidade, somos obrigados a ouvir péssimas músicas com apologia a droga, ao crime... com letras pecaminosas... fala-se ao celular enquanto se dirige... avança-se sinais... filas duplas aos montes... ninguém fala nada, ninguém faz nada! Generalizou-se a bagunça!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Responsabilidade fiscal
Soube pela carta de um leitor publicada no dia 06/07/12 que o prefeito afirmou ter 70% do orçamento comprometido com folha de pessoal. Se isso for verdade, por que não aplicam a lei de responsabilidade fiscal e reduzem os cargos comissionados?! E o que o Ministério Público está fazendo sobre isso?
Claudio Fonseca
Bastidores da política
Falo aqui dos bastidores da política e Edson Flávio é o melhor nome para prefeito de Nova Friburgo, pois conheço toda sua trajetória e os Friburguense não se arrependerão.
Carlos Pancho Soto
Brasília–DF
Ibama esclarece
Em resposta ao texto publicado no dia 05/07/12 na coluna dos leitores do Jornal A Voz da Serra, cabe-nos informar:
A Associação de Moradores do Córrego Dantas envia carta denúncia ao Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de irregularidades supostamente ocorrendo na Creamor—Crematório de animais.
O Conama pede providências ao Ibama/Sede/Brasília.
Por sua vez o Ibama-Sede, através de seu Presidente, pede providências ao Ibama Nova Friburgo/RJ.
Por cautela, o Ibama Nova Friburgo realiza uma vistoria técnica para poder tomar decisão mais abalizada.
Laudo Técnico dos Analistas do Ibama atesta inúmeras irregularidades ocorrendo na atividade, afirmando inclusive o risco iminente de causar poluição/contaminação na população e no ambiente.
Imediatamente o Ibama promove ação de fiscalização multando a firma e interditando a atividade, na forma da lei em especial no artigo 17 §2º da Lei Complementar 140/2011.
Logo em seguida a Creamor consegue uma liminar emitida pela Justiça Federal de Nova Friburgo, suspendendo a multa e o embargo, e que solicita esclarecimentos ao Ibama sobre o caso, dando 10 dias para tal.
Em 2 dias o Ibama se manifesta expondo seus argumentos. No terceiro dia o Ministério Público Federal também se manifesta favorável à ação do Ibama, junto à Justiça Federal de Nova Friburgo.
Tempos depois a Justiça Federal de Nova Friburgo mantém a liminar garantindo o funcionamento do crematório e determinando expressamente que o Ibama não molestasse mais a empresa.
Todos os documentos citados nesta informação estão disponíveis à população e mais detalhadamente a advogados, através do processo 0000485-96.2012.4.02.5105, no site: http://procweb.jfrj.jus.br/consulta/cons_procs.asp.
Estamos aguardando o desfecho do caso para providências, sempre na forma da Lei.
Mauro Zurita Fernandes
Ibama Nova Friburgo
Ser honesto é obrigação
Esta semana se discutiu—e foi aprovada—no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/07, conhecida como PEC do Voto Aberto. Ela prevê o fim do voto secreto nas votações de processos de cassação de parlamentares. O assunto lembra a própria honestidade, aquela que político costuma tratar como se fosse qualidade. Tal qual o voto aberto para todos os casos, ética, decoro, zelo com o dinheiro público e obediência incondicional às regras morais existentes têm de ser obrigação, inclusive, para quem foi eleito, deixando bem transparente o que pensa e sua atuação no parlamento. Falar uma coisa e, depois, fazer outra, escondendo-se, muitas vezes, atrás de uma obscura decisão, é errado (quase criminoso) pois prejudica a população e aqueles pares que, corajosamente, expressaram um ponto de vista, doa a quem doer. A PEC será, agora, encaminhada à apreciação da Câmara dos Deputados e esperamos que não se perca mais tempo com algo tão óbvio como a obrigatoriedade de os políticos serem sérios, competentes e mostrarem sua decisão.
João Direnna - Quissamã - RJ
Dragagem
Após a tragédia climática de 2011 ficou na promessa a realização da dragagem dos rios de nossa cidade. Acontece que até o momento a promessa não se tornou realidade. Poderiam aproveitar o período de estiagem.
Filipe Gonçalves
Nova Friburgo, cidade das bicicletas
Primeiro parabenizar a matéria "Nova Friburgo, a cidades das bicicletas" da jornalista Dalva Ventura. Traz a tona um problema que aflige a maioria das cidades, que é o inchaço do trânsito e uma solução de baixo custo, ecologicamente correta e saudável, que é o uso da bicicleta (inclusive as elétricas). Apesar de morar atualmente em Florianópolis, (estou retornando para Friburgo), mandei vários e-mails para programas de rádio e vereadores da cidade sugerindo que se fizesse uma ciclovia, desde o bairro do Cônego (utilizando a que existe na Via Expressa) ate Conselheiro Paulino, usando a margem do rio para este fim. Inclusive postei nas redes sociais (Facebook), fotos de ciclovias daqui de Florianópolis, para que as pessoas tivessem estas como exemplo. Espero que este movimento e o apoio dos meios de comunicação, ajudem a alavancar este projeto, que seria muito bem-vindo em todos os sentidos.
Jorge Hetmanek
Nova Friburgo, a cidade das bicicletas 2
Parabéns pela matéria "Nova Friburgo, a cidade das bicicletas." Insistimos que ainda há tempo para repensarmos o uso e estímulo à bicicleta na cidade. Não estamos inventando nada, o próprio passado da cidade comprova a viabilidade do seu uso. Hoje, a mobilidade urbana está na pauta dos problemas das cidades de grande parte do mundo e muitas delas já indicaram a bicicleta como solução. "Com as cidades de porte médio e grande cada vez mais cheias de veículos nas ruas, a bicicleta tornou-se a alternativa mais viável para deslocamentos entre dois e quatro quilômetros em média." O movimento da bicicletada busca essa reflexão e entende que a política urbana só vai assimilar essa solução se a população se manifestar favoravelmente. Aos jornalistas, obrigado por compreender a importância do tema e por trabalhar a conscientização dos seus leitores.
Eduardo Serrão
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário