Colunas
Leitores - 11 de agosto 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
A Bota Preta
Foi com muita tristeza que li a nota sobre o fechamento da referida loja. Dentro das minhas lembranças de criança, ela tem um destaque especial, pois era lá que minha mãe comprava os “sapatinhos de boneca” para que eu fosse toda serelepe para a escola. Fica o pesar de mais um estabelecimento tradicional de Nova Friburgo ser fechado, para em seu lugar, funcionar sei lá o que...
Adriana Boy
Shows em Lumiar
Fiquei bastante preocupada com a notícia da realização de cinco dias de shows em Lumiar. O lugarejo não comporta eventos desse porte, tendo como menor motivo a inexistência de infraestrutura, sequer de limpeza pública (vide fotos de lixões após os últimos shows). Sendo a localidade parte do Parque de Três Picos e da APA de Macaé de Cima, áreas de preservação ambiental, causa estranheza o silêncio das autoridades ambientais, locais, do INEA e das associações de moradores – e, mais surpresa, o apoio (com coquetel e tudo...) da Secretaria de Cultura de Friburgo. Nem o comércio local será beneficiado, já que a estrutura do evento prevê estacionamentos, bares e restaurantes. Nada sobre o pós-evento. Verdade é que quem supõe que incentivará o turismo local se esquece que, com certeza, afugentará o turista que busca descanso e tranquilidade. É o início da detonação da chamada “Toda Paz do Universo” – a perda das características socioculturais que atraem os turistas. O que diz a Secretaria de Cultura sobre isso?? Lumiar não foi atingida por chuvas torrenciais mas, lamentavelmente, busca ou aceita outras formas de extinção – e essas estão referendadas pelos que se põem em silêncio. Quem viver verá!
Mari Cortes
Perda de identidade
É com muita tristeza que venho observando que Nova Friburgo vem ao longo destes últimos anos perdendo, principalmente na área comercial, estabelecimentos essencialmente friburguenses. Não precisa fazer muito esforço para lembrar do Restaurante Majórica, do Rosa Amarela, da Galeria Universal, e agora por último a Bota Preta e tantos outros. Permitam-me escrever em maiúsculo o nome destes estabelecimentos, para simplesmente homenagear estes “falecidos”, que talvez não tenham tido força diante da potência que são as grandes redes e também por não terem acompanhado a evolução dos tempos. Mas o fato é que fecharam suas portas... Pela experiência que tenho ao longo dos anos, onde fica hoje a Bota Preta com certeza será uma farmácia... Quem sabe agência do Bradesco... ou um bar ou lanchonete... ou uma nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus... Enfim, quem sabe? O que lamento, e lamento muito, é que as grandes lojas que aqui foram instaladas, quando fecham seu movimento, colocam todo dinheiro dentro de um carro-forte e o levam para o Rio de Janeiro... Mas em compensação dão empregos a cidadãos friburguenses... pelo menos!
De qualquer forma, por um ou outro motivo, nossa cidade vem ao longo dos anos perdendo sua identidade. Poucos são aqueles empresários friburguenses que ainda teimam, têm coragem de investir em Nova Friburgo. E eles com certeza merecem nosso carinho e nosso respeito; afinal, são friburguenses, sobreviventes como nós, acreditam no ressurgimento de nossa cidade, que se dê a estes empresários apoio e motivos para que aqui permaneçam... Abraços a todos. Certo, VOZ DA SERRA?
Jorge Plácido Ornelas de Souza

A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário