Colunas
Leitores - 09/08/2013
sexta-feira, 09 de agosto de 2013
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva ao direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Fevest
Mais uma edição da Fevest. Todo ano eles prometem fazer melhor e realmente fazem. Parabéns aos organizadores! Gente que gosta de trabalhar. O segredo do sucesso? Muito simples: competência, honestidade e respeito. Acerta quem insinuar que estou fazendo uma comparação com o famigerado poder público.
Ricardo Posenatto
Detro
Leio no nosso "A Voz da Serra” de hoje que a Autran vai retirar das ruas da cidade as carcaças de veículos e os veículos abandonados. Perfeito! Isto é uma medida elogiável e necessária. Agora... aí vem o triste da história: levar os ditos veículos para o pátio da Autran e para o pátio do Detro na Mury-Lumiar, ou como agora chamada, Serramar! A Serramar não era para ser uma estrada-parque? Está inclusive no Plano Diretor de Nova Friburgo. É lastimável a falta de respeito, carinho e amor que todos os nossos desgovernantes têm pelo nosso município. O cartão-postal de entrada da estrada-parque é um cemitério de carros! Aliás, de carros e tudo o mais que não serve e emporcalha o lugar e o visual, já que aquilo é um depósito público... de tudo! Obrigada, senhores, por mais este presente! Com isso, só me resta uma preocupação: quando estamos por vender nossos imóveis, saber direitinho "para quem e para que”, para não deixarmos para os nossos vizinhos heranças tão desagradáveis e indesejadas, verdadeiros "presentes de grego”.
Norma d’Ávila Jannotti Martins
Alerta às autoridades friburguenses
A recente tragédia na zona oeste do Rio de Janeiro, causada pelo rompimento de um cano de uma adutora, nos trouxe uma preocupação antiga, pois em 2006, precisamente às 23h do dia 31 de janeiro, houve uma fissura num cano da adutora do Rio Grande de Cima, na época administrada pela Caenf. O fato ocorreu em uma encosta nas proximidades da Praça Presidente Castelo Branco em Duas Pedras, causando grande prejuízo e destruição, colocando em pânico todos os moradores que foram obrigados a deixar suas residências.
Como esse encanamento continuou e continua passando pela Rua Francisco Maria Leite, no topo da encosta do bairro, no decorrer do ano de 2011, face aos novos acontecimentos climáticos que ocorreram em nossa região, esse assunto foi objeto de várias reuniões realizadas no auditório do Hospital São Lucas contando com a presença de representantes dos moradores do bairro, engenheiros, representantes da empresa Águas de Nova Friburgo, do Estado e da Prefeitura. Depois de muita discussão ficou acertado que os tubulões seriam retirados da encosta num prazo máximo de 6 (seis) meses, e que uma das possibilidades era a passagem dos mesmos pela rodovia Friburgo–Teresópolis (RJ-130), e estudos de prospecção foram realizados.
O tempo passou, já estamos no meado de 2013 e tudo caiu no esquecimento. Continuamos com uma bomba-relógio sobre nossas cabeças porque parte dessa tubulação é muito antiga e precária contando com mais de 40 anos, e digo isso com certeza pois sou morador antigo do bairro e vi o início das obras da primeira adutora construída à época e administrada pela Amae, adutora essa que cumpre muito bem o seu papel até o presente momento. E, mesmo tendo ocorrido ao longo dos anos novas obras, o risco de uma tubulação de grande volume passando no topo de um morro num bairro populoso como Duas Pedras é um imenso perigo.
O fantasma de um novo e possível rompimento nos leva a uma reflexão: não seria hora de nossas autoridades olharem com responsabilidade para esse tão delicado assunto. Pois, caso ocorra outro vazamento, o grau de destruição será imprevisível e mil explicações de nada valerão.
Luiz Gonzaga Breder
Águas de Nova Friburgo esclarece
Águas de Nova Friburgo informa que o projeto para remanejar a adutora para a faixa de domínio da rodovia RJ-130 recebeu a negativa do DER, mais de um ano depois de apresentado. A concessionária informa, ainda, que recomeçou os estudos para retirada da tubulação da adutora de Rio Grande de Cima do local.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário