Colunas
LEITORES - 03/10/2014
quinta-feira, 02 de outubro de 2014
Participe da coluna A Voz dos Leitores, enviando texto e fotos para leitores@avozdaserra.com.br. Mensagens sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores. Para o envio de fotografia, o leitor confirma que é o autor da mesma ou possui autorização para distribuí-la, e autoriza expressamente o jornal A VOZ DA SERRA a publicá-la no meio impresso ou digital.
Conquista
Na coluna leitores de 1º/10/2014 há uma menção ao chafariz em frente a um restaurante em Conquista. A referência foi feita indicando que havia ali um desperdício de água, deliberado.
Ocorre que nas regiões ditas rurais, as águas ainda são correntes. Esta água do chafariz é de um córrego, que aliás, é limítrofe do mesmo terreno ao qual estão o restaurante, o auto center que aparece na foto e uma confecção. A água é captada no córrego, em uma área mais alta do que a ponta do referido chafariz. É trazida até a base da edificação, unicamente com auxílio da gravidade, passa por ele, e é retornada ao mesmo córrego.
O que nos causa espécie, é que a água é retirada do córrego e retornada ao mesmo, sem poluição, degradação ou modificação nenhuma. E mesmo sem entender o porquê do questionamento da pessoa que nos diz que somos sem consciência, ficamos profundamente pasmos em ter sido taxados de inconscientes e irresponsáveis, quando o que realmente tem que ser mostrado sequer foi citado e mostrado.
Bastaria a politizadíssima fotógrafa dar um giro de 180°, e utilizando do mesmo celular ou máquina fotográfica, reparar que tem todo um loteamento, com algo em torno de 100 residências, jogando esgoto in natura, direto de suas residências, no mesmo córrego que recebe esse retorno da água do chafariz. Esse restaurante, esse auto center e a confecção que estão no mesmo terreno do chafariz têm todos os documentos da Prefeitura com vistorias e liberação das plantas, constando lá: fossa, filtro e sumidouro, conforme requerimentos e dimensionamento para as liberações das mesmas.
Infelizmente, somos daqui da ‘roça’ os únicos que quando dão descarga nos vasos sanitários não veem esgoto saindo em nenhum cano. Ao contrário de todo o loteamento, que quando lavam louça, tomam banho ou ‘dão descarga’, tudo é jogado no referido córrego, IMEDIATAMENTE, e completamente in natura. Em maioria esmagadora, eles não têm sequer ‘caixa de gordura’.
O que nos traz algum conforto é saber que a ‘denunciante’ pode estar usando essa água pra consumo. Porque esse córrego desagua no Rio Grande, que tem a captação na adutora de mesmo nome, e é utilizada por uma grande massa na cidade. Se a denunciante quiser fazer algo de concreto, deveria denunciar aqueles que jogam seus dejetos na água que ela bebe.
Finalizando, colocamo-nos sempre a inteira disposição, não só do jornal, mas também à pessoa que fez a foto, para mostrar tudo o que foi escrito acima, sem problema algum.
Sandro Almeida
Projeto "Vou de bike e você?”
Quero parabenizar o empresário Ernani Amaral Garcia pelo projeto "Vou de bike e você?”. O projeto visa incentivar os colaboradores de sua firma a irem para o trabalho de bicicleta, incluindo ainda um incentivo em dinheiro para aqueles que aderirem. As bicicletas deixaram de ser vistas apenas como um instrumento de lazer ou como um veículo utilizado em situações de extrema carência, para tornarem-se uma modalidade economicamente atrativa e ambientalmente sustentável, fortemente incentivada em países como França, Bélgica, Holanda e Alemanha. Como profissional de saúde, ressalto que ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida.Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Peço para as autoridades competentes que tirem do papel a tão sonhada ciclovia, para que mais cidadãos e empresas possam aderir com segurança a este saudável meio de locomoção.
Adriana Boy
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário