Descarte de lixo em Rio Bonito

terça-feira, 09 de janeiro de 2018

Nos últimos três anos, venho recorrendo ao setor de limpeza urbana da Prefeitura de Nova Friburgo, para denunciar o excessivo volume de lixo que é descartado no período do carnaval em Rio Bonito de Lumiar.A coleta regular, acontece pontualmente as quartas-feiras e todos os moradores conhecem a rotina. Nos últimos anos, durante o carnaval, a estrutura operacional vem nos atendendo incluindo uma coleta extraordinária. Esta ação, contribui positivamente, pois o acúmulo do lixo descartado é reduzido e o ambiente fica mais limpo e organizado.

Na última semana, recebi uma foto enviada por uma amiga que tem um sítio no Sertão do Rio Bonito. Ao ver a foto, me expressei com um “palavrão”, já que não consigo aceitar que os frequentadores de um local que apelidamos de “paraíso”, possam ter feito tamanho absurdo. É um verdadeiro egoísmo, pois cada um poderia levar seu lixo para casa ou descartá-lo em local mais apropriado. Esta cesta de coleta de lixo fica na beira da estrada principal, a uns 800 metros do centro da Vila de Rio Bonito, no inicio da estrada que da acesso ao Sertão do Rio Bonito.

Não me cabe julgar ou apontar o dedo para ninguém, pois é uma vergonha, frequentadores que batem no peito para discursar o quão cultos são; o quão engajados são nas questões socioambientais e políticas, cometerem tamanha falta de educação.

A frequência neste local é de intelectuais, artistas, escritores, empresários de todos os ramos, funcionários públicos federais, estaduais, municipais , desembargadores, juízes, médicos, professores universitários ... ninguém ignorante, boçal ou alienado do mundo.

Por isso, acredito que seja necessária uma atitude que pode parecer antipática, mas a saída na minha opinião, será a retirada desta caixa coletora e a instalação de uma placa informando ser proibido o descarte de lixo naquele local e fiscalização dos próprios moradores, sitiantes e da prefeitura. Gostaria de afrontar esses mal educados, mas acredito em ações de contorno visando mantermos a preservação deste lugar como foco principal.  Não posso afirmar que todo esse lixo foi descarte doméstico. Novamente, não quero ser injusto com ninguém. Meu objetivo e tentar uma solução de contorno para a falta de educação de quem jogou seu lixo ali.

Lindenbergh Gasse, morador de Rio Bontio há mais de 25 anos

Foto da galeria
TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.