Avisos de interrupção no fornecimento de energia

terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Gostaria de contar com esse veículo de comunicação para fazer uma reclamação

contra a Energisa, acompanhada de uma crítica sobre a qual gostaria de pedir

esclarecimento. No dia 18 de novembro foi publicada uma nota da empresa informando a nós, consumidores, que a partir de determinada data que para tomarmos conhecimento das interrupções programadas no fornecimento de energia elétrica deveríamos acessar o site da empresa.

Manifesto aqui minha indignação, pois a prestadora de serviço público essencial que é o fornecimento de energia elétrica, não pode obrigar a todos os clientes  a visitarem seu site para obter informações que fazem parte do seu dever legal de informar. No site da Aneel, encontrei menção à resolução normativa 414/2010 que determina expressamente que as interrupções programadas devem ser informadas por meio de um aviso geral à população afetada com antecedência mínima de 72 horas por meio dos canais de comunicação de massa.

Sempre foi feito anúncio nesse jornal e continuo vendo os avisos da Ampla (atual Enel) diariamente. O que está acontecendo? Qual a diferença da obrigatoriedade dessas empresas? É dever da distribuidora levar a informação aos consumidores a respeito da interrupção programada do serviço e não nos onerar ainda mais, exigindo que estejamos 24 horas atentos e acessando seu site, correndo atrás de informações que a empresa tem que trazer até nós pelos veículos de comunicação. Qualquer coisa diferente disso é ilegal.

Paula Pinheiro

Dupla função dos motoristas de ônibus

Venho parabenizar e dar meu apoio ao projeto do vereador Zezinho do Caminhão que tenta proibir a dupla função dos motoristas da Faol. Como usuário do transporte público, sei o quanto se torna um transtorno para o condutor do coletivo ter que fazer a cobrança das passagens, pois isso gera demora nas paradas de acesso das pessoas que utilizam os coletivos. Situação que também cria desconforto aos passageiros, é a demora que às vezes acontece, pelo fato que o motorista tem que anotar a identidade de quem não tem cartão transporte. Enquanto isso, o ônibus fica parado no ponto atrasando a viagem.
Existe também em alguns coletivos da empresa, a falta de manutenção e higienização, o que acaba gerando defeitos nos ônibus. A sujeira propicia até surgimento de pequenas baratas e outros insetos no interior dos coletivos. A diminuição do número de ônibus na cidade e a unificação de algumas linhas, ou seja, o mesmo ônibus atendendo a até três bairros gera atrasos e maior espera dos passageiros nos pontos de parada.
Como morador do bairro Braunes e tendo a necessidade de uso do transporte coletivo, acompanho e vejo a dificuldade gerada pelas mudanças recentes na linha que liga o Centro ao bairro. Os intervalos antes eram de 40 minutos e passaram a ser de uma hora e dez minutos. Isto devido ao mesmo ônibus fazer as linhas Braunes e Tingly.
Gostaria que não só o Zezinho do Caminhão, mas também que outros políticos conduzentes das necessidades da população,  dêem atenção aos projetos que venham permitir melhorias de nosso município.

Aedson Alves

Necessidade de limpeza

Sugiro que seja promovida em Nova Friburgo uma campanha para limpeza das nossas praças e ruas. Ao passear pela Praça do Suspiro constatei que há muito lixo, tanto nela como na Praça dos Trovadores. Estava com crianças no passeio e havia turistas por lá. Acho que é apenas uma questão de atenção e cuidado.

Antônio Carlos Cordeiro 

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