Colunas
A Voz da OAB - 21/04/2015
Visitas às comarcas
A OAB/RJ prosseguiu na última semana com a agenda das visitas às subseções, projeto iniciado em 2014 com a campanha Mais Justiça, que visa a apurar problemas enfrentados pelos advogados e cobrar soluções junto ao Judiciário. A meta do ciclo de visitas é cobrir todas as 61 do estado até o fim do semestre. Durante os encontros, há a inauguração de salas de atendimento, a divulgação das ações da Seccional, como a campanha ‘Sem advogado/Sem advogada não há justiça’, e também homenagens a ex-presidentes das subseções, com a recém-criada Medalha Roberto Luiz Pereira, em reconhecimento ao trabalho prestado à classe.
Inauguração na OAB Niterói
Com a presença do presidente da OAB Niterói, Antônio José, inauguramos, na última quarta, 15, a nova Central de Atendimento ao Advogado Everardo Elysio de Almeida. Na ocasião, visitamos as instalações da futura Escola de Inclusão Digital, que será a segunda maior unidade voltada para capacitação do processo judicial eletrônico. A primeira foi inaugurada na sede da Seccional, em fevereiro. É muito importante que Niterói receba este projeto, visto a demanda existente na região, que tem mais advogados do que algumas seccionais. Nas comarcas de Miguel Pereira e da Barra da Tijuca inauguramos salas dos advogados. Já em Paracambi, a pauta foi a homenagem a cinco ex-presidentes, dois representados por seus familiares, com a entrega da comenda Roberto Luiz Pereira.
Problemas no Fórum da Pavuna
Em visita à Pavuna, na última quinta-feira, 16, encontramos um cenário lamentável no fórum. Tal panorama reflete as péssimas condições de trabalho a que são submetidos advogados, serventuários e população. O corredor principal é gigantesco, mas sem qualquer saída de emergência. A região da Pavuna concentra o maior número de reclamações dos colegas, entre elas a diminuição de servidores e o aumento de estagiários — todas ocasionadas pela fusão de dois juizados em um único. Afirmamos o compromisso com a OAB Pavuna de levar estes graves problemas ao conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado a fim de cobrar soluções.
Investimentos em serviços
Ao longo das visitas, percebemos que os advogados cada dia mais utilizam as instalações e serviços da OAB/RJ, confirmando que a Ordem é casa do advogado. Esta estrutura conta com 200 pontos de atendimento, incluindo as subseções e os espaços nos fóruns do Estado, e é um investimento que só se revela possível por meio da anuidade. Em respeito ao profissional do Direito, a Ordem reverte cada centavo deste recurso à categoria, visando suprir suas necessidades.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário