Férias para advogados

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Nossa luta em conquistar qualidade de vida para a categoria ganhará importante capítulo este mês, quando será analisado — em data ainda a ser marcada — pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça o pedido da OAB/RJ para concessão das férias para a advocacia. Nosso objetivo é possibilitar o merecido descanso para a classe durante o recesso jurídico, no período entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. Convido todos os nossos colegas de Nova Friburgo e de toda a Região Serrana para mais esta reivindicação. A advocacia é uma das poucas profissões que ainda não obteve direito às férias e aos fins de semana sem contagem de prazos processuais. Assim que a data da sessão for confirmada, a Ordem irá disponibilizá-la em seus canais oficiais, incluindo o nosso site: www.oabrj.org.br. Peço à categoria que compareça em peso ao evento. 

 

Realidade do mercado

Em outra frente, a OAB/RJ vem ampliando sua rede de serviços (formada por mais de 200 postos, entre salas nos tribunais e fóruns, subseções e Casas do Advogado) para suprir cada vez mais as necessidades diversificadas da nossa classe. Contradizendo o imaginário popular, o número de advogados organizados em escritórios no Brasil é muito pequeno. Calcula-se que, dos 800 mil profissionais inscritos no país, apenas 40 mil (5%) atuem em sociedades civis. Colocando na perspectiva estadual, há em torno de 130 mil profissionais no Rio fora de escritórios, trabalhando, com estrutura abaixo do necessário, entre a autonomia ou a informalidade. Realidade que não é diferente na Região Serrana. A rede de serviços da Ordem busca oferecer qualidade nos serviços que satisfaçam este determinado público.

 

Serviços aprovados

Algumas estatísticas comprovam o acerto desta filosofia: somente na capital, o número de acessos aos computadores das salas instaladas aumentou em 19% este ano. Entre janeiro e agosto, foram registrados 144.303 usuários contra 121.311 do mesmo período de 2013. E julho bateu recorde histórico, com 26.675 usuários. Em fevereiro, inauguramos a Casa do Advogado Celso Fontenelle, próximo ao Tribunal de Justiça, que já responde por 6.426 acessos e oferece 11 escritórios compartilhados, computadores, Central de Digitalização e Peticionamento, Central de Atendimento, serviços de cópia e impressão, entre outros.


Reforma política já!

O Brasil passa por um momento-chave de sua história. Urge a aprovação da reforma política, tema que repercutiu durante o período das manifestações e que agora retorna com força à agenda governamental. Além dos esforços dos agentes públicos, é necessário manter e reforçar o apoio popular a esta causa. A OAB apresentou um projeto de reforma política, nos moldes do Ficha Limpa, que é fruto de amplo debate com a sociedade. Agora, é vital o colhimento de assinaturas para viabilizar este projeto. No sitewww.reformapoliticademocratica.org.br você encontra amplo material com as nossas propostas em detalhe. Assine e compartilhe!


Felipe Santa Cruz é advogado e presidente da seção Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil


TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.