Pelo quinto mês seguido, consumidor pagará mais caro pela energia elétrica

A tarifa da bandeira vermelha é cobrada desde janeiro por causa da estiagem. A VOZ DA SERRA passa a publicar a bandeira em vigor na capa do jornal
quarta-feira, 06 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A Aneel anunciou que a taxa da bandeira tarifária vermelha continuará sendo cobrada dos consumidores de quase todos os estados brasileiros (Reprodução)
A Aneel anunciou que a taxa da bandeira tarifária vermelha continuará sendo cobrada dos consumidores de quase todos os estados brasileiros (Reprodução)

A conta de energia elétrica do apartamento do supervisor Fábio Lage, de 28 anos, continuará mais cara no mês de maio. A dele e de quase todos os brasileiros. “No ano passado, eu pagava uma média de R$ 80 por mês. A última conta que recebi veio cerca de R$ 130. E olha que nosso consumo não mudou muito”, disse o jovem, que mora com outras duas pessoas no condomínio Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino. O valor mais alto da conta de luz continuará mais caro porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no fim da semana passada que a taxa da bandeira tarifária vermelha será cobrada, pelo quinto mês seguido, dos consumidores de quase todos os estados brasileiros, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima. 

Desde janeiro, passou a vigorar no país o sistema de bandeiras tarifárias que conta com as cores verde, amarela e vermelha para indicar se a energia elétrica custará mais ou menos em função das condições de geração do setor. A bandeira verde indica condições favoráveis e a tarifa não sofre nenhum acréscimo. A bandeira amarela sinaliza para condições de geração menos favoráveis e, com isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha alerta que as condições para geração de energia serão mais custosas. A tarifa sofre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos. O sistema funciona, de maneira didática, como um “semáforo de trânsito”, sinalizando nas contas de luz o custo de geração de energia para o consumidor. 

De acordo com a Aneel, com a seca causada pela estiagem prolongada, as hidrelétricas passaram a gerar menos energia e as usinas termelétricas, cujo custo de geração é mais caro, foram acionadas. Por isso, a bandeira vermelha está em vigor no país desde janeiro. Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas dessas distribuidoras e são repassados aos consumidores uma vez por ano, quando a tarifa reajustada passa a valer para os consumidores. Com as bandeiras tarifárias, uma parte do reajuste anual concedido às distribuidoras será diluído.

A informação sobre a bandeira tarifária do mês deve constar na conta de energia do consumidor. E, para orientar o leitor sobre o consumo de energia, A VOZ DA SERRA publica, a partir desta edição (7 de maio), no final da capa do jornal, ao lado da previsão do tempo, um selo que indicará qual a bandeira tarifária em vigor em cada mês do ano, seguindo o calendário com a previsão de anúncio das próximas bandeiras disponível no site da Aneel (www.aneel.gov.br). Em 29 de maio, deve ser divulgada a tarifa de junho; em 26 de junho, a de julho; no dia 31 de julho, a do mês de agosto. Assim, o leitor terá outro canal para saber qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, evitando o desperdício.

Foto da galeria
(Reprodução)
TAGS: energia elétrica | luz | Energisa | conta de luz | tarifa | aumento | preço