Yetis estreiam com vitória no Fullpad em jogo para mais de três mil pessoas

A equipe friburguense viajou até Belo Horizonte para enfrentar o GET Eagles
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo Yetis entrou em campo para fazer história (Foto: Jayson Braga)
Nova Friburgo Yetis entrou em campo para fazer história (Foto: Jayson Braga)

Quando um grupo de amigos fundou o Nova Friburgo Yetis certamente não imaginava-se que a simples brincadeira de escola poderia atingir patamares tão altos e promover a realização dos sonhos de muitos apaixonados pelo futebol americano na cidade. No último dia 17, uma dessas utopias tornou-se realidade para os homens de gelo. A equipe friburguense viajou até Belo Horizonte-MG para enfrentar o GET Eagles, equipe da capital mineira. O confronto, válido pelo ‘Desafio Rio-Minas: Serra Bowl’, disputado no sistema de ida e volta, marcou também a estreia de ambas as equipes na categoria Fullpad (com equipamentos).

Três mil pessoas nas arquibancadas tornaram ainda mais mágico o ambiente da partida. Mesmo contra um time muito forte e organizado, e a pressão enorme da torcida adversária, o Nova Friburgo Yetis arrancou uma expressiva vitória por 32 a 3, e trouxe a vantagem para o jogo de volta, em Nova Friburgo, mês que vem.

O jogo

Após mais de dez horas de viagem, o Nova Friburgo Yetis chegou ao Sesc do distrito de Venda Nova, local da partida. Com uma excelente estrutura — o local foi usado como sede de algumas seleções na Copa 2014 — e uma torcida de aproximadamente três mil pessoas, a atmosfera era a melhor possível para tornar o momento histórico. E foi exatamente o que aconteceu em Minas Gerais.

O kick-off (chute inicial) foi dado pela equipe dos Eagles, e logo na primeira jogada do ataque, o running back, Nathan Zebendo, cortou vários jogadores e deixou o time em boa posição para marcar o primeiro touchdown dos homens de gelo. Os seis pontos iniciais foram marcados em uma bela conexão do quarterback (lançador), Henri, para o wide receiver (recebedor), Lucas Storck. Gabriel Zani fez a conversão de dois pontos e colocou 8 a 0 no placar.

Logo após a primeira campanha ofensiva do time friburguense, a equipe mineira marcou os primeiros três pontos com um field goal (chute) convertido, e desta forma o placar apontou 8 a 3. Em seguida, a defesa do time da casa segurou o ataque dos Yetis, e em uma bela interceptação recuperou a posse de bola. Neste momento a equipe mineira conseguiu encaixar o jogo do seu ataque e levar a jogada para bem próximo da linha de gol. A defesa friburguense segurou todas as investidas possíveis e ainda recuperou a bola, após um fumble na quarta descida.

Depois do susto, o ataque de Nova Friburgo voltou a dominar as ações. Através de mais uma conexão entre Henri Araújo e Lucas Storck, um passe na linha de quatro jardas, no campo defensivo, rendeu uma corrida de 96 jardas. O Nova Friburgo Yetis ainda marcou mais um touchdown antes do intervalo, desta vez com Henri, que anotou 20 a 3.

No terceiro e quarto round da partida, o jogo continuou pegado. Depois de uma campanha muito longa, os homens de gelo conseguiram marcar mais um touchdown, e abrir uma vantagem no placar que deu mais tranquilidade. O ponto foi marcado novamente em uma conexão de Henri Araujo para Lucas Storck: 26 a 3. Quando o jogo parecia caminhar para o fim ou um touchdown do Eagles, Ramon Cavalcanti fez uma linda interceptação e correu para dar números finais ao jogo: Nova Friburgo Yetis 32 a 3 GET Eagles.

Para o treinador da equipe, Bernardo Scofano, o time não pode relaxar no jogo de volta, devido ao grande potencial da equipe de Belo Horizonte. “Foi uma das nossas melhores atuações, sem dúvidas. Conseguimos uma boa vitória contra um time com muita qualidade. Mas acho que temos que ter pé no chão para o segundo jogo. Não adianta se apoiar na vantagem obtida no primeiro jogo e relaxar. Com certeza o Eagles vai analisar suas falhas, trabalhar para corrigir e virar o resultado em Friburgo”, acredita.

O presidente da equipe friburguense, Luiz Thiago de Campos, agradeceu o apoio dos patrocinadores e a recepção dos Eagles. “Com certeza este evento é um para entrar para história do esporte friburguense e do futebol americano, pela primeira vez uma equipe vinda do interior do Rio faz um jogo fullpad, e tudo isso a 500 quilômetros de casa, em um local espetacular, com a melhor arbitragem possível, um campo impecável, realmente algo memorável. No mais, só temos a agradecer a todos os patrocinadores e apoiadores, principalmente a Stam, pois sem eles nada disso seria possível”, destacou Luiz Thiago.

A data do jogo de volta, no mês de novembro, ainda será definida. Possivelmente, a partida será disputada no Campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso.

  • A equipe friburguense dominou as ações em Belo Horizonte (Foto: Jayson Braga)

    A equipe friburguense dominou as ações em Belo Horizonte (Foto: Jayson Braga)

  • Cerca de três mil pessoas compareceram para acompanhar a partida marcante para o Yetis (Foto: Jayson Braga)

    Cerca de três mil pessoas compareceram para acompanhar a partida marcante para o Yetis (Foto: Jayson Braga)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Yetis
Publicidade