Voos altos e em tons maiores

Real Banda Euterpe tocará para Itália e Portugal e envia musicistas em intercâmbio à Suíça e França
sábado, 02 de junho de 2018
por Girlan Guilland (especial para A VOZ DA SERRA)
Voos altos e em tons maiores

Nem bem encerrou o festivo maio bicentenário, no qual deixou marcada sua passagem pela Avenida Alberto Braune, com uma apresentação especial no desfile temático do 200º aniversário da fundação de Nova Friburgo, a Real Banda Euterpe Friburguense começa o mês de junho com programação em homenagem à Itália, um dos nove países formadores do município, que celebra neste sábado, 2 de junho, o 72º ano de sua República.

Às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, a sesquicentenária agremiação musical fará concerto, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, a convite do Circulo Italiano/Casa d’Itália, instituição existente há 104 anos, atualmente presidida pelo advogado Sandro Sueira Celano.

No desfile no último dia 16 de maio, além de trazer um Dom João VI representado pelo professor e historiador Milton de Mendonça Teixeira, a banda Euterpe homenageou todos os povos, que contribuíram com a constituição e o desenvolvimento de Nova Friburgo, deixando uma mensagem de crença no futuro.

Também no Dia da Raça e de Camões, data nacional de Portugal, 10 de junho, a convite da representação lusitana local, a Real Banda Euterpe estará participando das festividades, que se realizam anualmente, em homenagem aquele país, que também participou da formação do município e cujo monarca, Dom João VI fundou a cidade ao autorizar a pioneira imigração suíça.

Três instrumentistas no exterior

Aluna do primeiro ano do ensino médio do Colégio Galdino do Valle Filho, Gabriele de Amaro Alves, embarcou no último dia 17, com a comitiva suíça que veio à comemoração do bicentenário. Até o próximo dia 06 de junho, ela estará em Fribourg, e entre os dias 07 e 11, em Paris (FRA). A viagem faz parte do intercâmbio em que a trompista Gabi, que integra a banda Euterpe desde 2010, está participando, em parceria da Aliança Francesa de Nova Friburgo, através de sua diretora Annette Bordage Bessa e a Associação Fribourg-Nova Friburgo.

A trompista Gabi aniversariou em plena viagem, no último dia 28, enchendo de orgulho toda a sua família, principalmente o pai, também músico da Euterpe, Leandro Alves (bombardino), que faz parte da banda há 24 anos, desde 1994.

Além dela, outras duas instrumentistas da Euterpe se preparam para viajar ao exterior, entre 10 e 30 de julho. A clarinetista Luanna Luciano da Conceição e a saxofonista Ruana Moraes, também estudantes de francês da Aliança, através da parceria com a Euterpe, e que já vai completar três anos, iniciada com a professora Muriel e tendo continuidade com a professora Isabela, dedicada a turma específica de alunos e músicos da Euterpe.

Luanna e Ruana (foto) participarão no Instituto Cavilam (em Vichy, França), do curso de imersão para aperfeiçoamento do idioma, anualmente recebendo alunos de diversos países para cursos de férias, tanto no idioma quanto na cultura francesa. Além de Vichy, as musicistas irão a Paris e Nice (FRA).

Sempre presentes na vida cultural da Aliança Francesa, desde que iniciaram o curso, as instrumentistas participaram de diversas atividades, sendo que no caso da saxofonista Ruana, ela participou em 2016 e 2017, do Festival da Canção Francesa, e ano passado obteve o 1º lugar na etapa estadual do Rio de Janeiro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade