Vitória contra o América pode garantir Friburguense na semifinal da Copa Rio

Três vitórias, com direito a duas goleadas, um empate e uma derrota. Essa é a campanha do Friburguense até o momento
terça-feira, 27 de setembro de 2016
por Vinicius Gastin
Ninguém segura: Frizão está a praticamente uma vitória das semifinais (Foto: Divulgação)
Ninguém segura: Frizão está a praticamente uma vitória das semifinais (Foto: Divulgação)

Doze gols marcados e apenas três sofridos. Três vitórias, com direito a duas goleadas, um empate e uma derrota. Essa é a campanha do Friburguense até o momento na Copa Rio. Um desempenho que, talvez, esteja acima das expectativas criadas depois do rebaixamento para a série B do Campeonato Carioca. Com recursos limitados, o Tricolor da Serra apostou em boa parte de sua espinha dorsal, manteve jogadores importantes e promoveu jovens valores. Trocou o comando técnico. E pode estar a apenas uma vitória de atingir o primeiro objetivo.

Se vencer o América nesta quarta-feira, 28, às 19h30, no Eduardo Guinle, o Frizão dará um passo enorme rumo à classificação para as semifinais da Copa Rio. O passaporte pode ser carimbado, inclusive, já neste confronto, caso confirme os três pontos e Bangu e Angra dos Reis tropecem em Boavista e Volta Redonda, respectivamente. Outro ponto positivo a favor do Friburguense é o grande saldo de gols. Esse fato se deve, principalmente, às duas goleadas aplicadas sobre Goytacaz e Rio São Paulo, ambas por 5 a 0, sendo esta última na rodada anterior.

“O resultado premia a vontade e o espírito da equipe. Isso vem desde o primeiro dia de trabalho. Mas precisamos manter os pés no chão, sabendo que o nosso time precisa vencer o América nesta quarta-feira”, avalia o técnico Merica.

A preparação do Friburguense para o jogo de hoje teve início na última sexta-feira, 23, quando o elenco se reapresentou em Nova Friburgo, e prosseguiu durante todo o fim de semana até esta terça-feira, 27. Os ingressos para assistir ao jogo são vendidos nas bilheterias do estádio Eduardo Guinle, a preços que variam entre R$10 e R$ 20.

Em boa fase, Ziquinha pede atenção

Dentro do cenário positivo construído pelo Friburguense na Copa Rio, os jogadores experientes possuem, novamente, papel fundamental. Titulares desde o início, Cadão, Sérgio Gomes e Bidu mantêm uma regularidade digna de destaque, enquanto Ziquinha conquistou em campo o direito de estar entre os 11 principais.

Opção no banco de reservas no início da competição, o atacante aproveitou as oportunidades e não saiu mais da equipe. Diante do Rio São Paulo, o jogador – um dos mais queridos pelo torcedor – marcou duas vezes e participou das principais jogadas ofensivas.

“Apesar do placar elástico, o jogo não foi fácil. O nosso time é que fez acontecer. Abrimos 2 a 0 no primeiro tempo, mas o time deles jogou e marcou forte. No segundo tempo o ritmo deles caiu, nós voltamos bem e conseguimos fazer os gols que nos deram tranquilidade. Curtimos a vitória até o dia seguinte, mas estamos pensando no América desde sexta-feira. É um jogo importante e que pode nos dar a classificação”, analisa.

Lohan celebra primeiro hat-trick

Formado na base do Friburguense, Lohan retornou ao clube ainda antes do início da Copa Rio, após uma discreta passagem por empréstimo no Macaé. Rapidamente, ganhou a confiança de Merica e conquistou uma vaga de titular. Com os três gols anotados contra o Rio-São Paulo, chegou a cinco na competição estadual. Esta foi a primeira vez que o jovem jogador, de 21 anos, alcançou um hat-trick como profissional (marcou três vezes numa só partida).

“Foi a primeira vez que faço três gols como profissional. Sei que tenho que aproveitar as oportunidades e fico feliz por estar me firmando. Um atacante vive de gols e venho buscando nos treinamentos melhorar sempre. A classificação para a próxima fase da Copa Rio é o que nosso time tanto quer. Uma vitória vai ser muito importante, mas cada jogo é diferente”, observa Lohan.

Ele está confirmado para o duelo desta noite contra o América, que soma dez pontos no grupo B, e também briga por uma vaga na fase final. O capitão Cadão e o goleiro Afonso, que não atuaram contra o Rio-São Paulo, ainda não devem ficar à disposição de Merica. O goleiro, inclusive, ainda deve demorar uma semana para retornar. Sem nenhum jogador suspenso, o Frizão deve ter Luiz Felipe, Sérgio Gomes, Diego Guerra, Pierre e Ricardo; Bidu, Vitinho, Léo e Gleison; Ziquinha e Lohan. Vitinho e Léo estão pendurados com dois cartões amarelos.

Classificação - Grupo A

1º- Friburguense, 10 pontos (5 jogos)
2º- Itaboraí, 10 pontos (5 jogos)
3º- Angra dos Reis, 9 pontos (5 jogos)
4º- Madureira, 8 pontos (6 jogos)
5º- Bangu, 7 pontos (5 jogos)
6º- São Gonçalo, 7 pontos (6 jogos)
7º- Sampaio Correa, 2 pontos (5 jogos)
8º- Queimados, 0 ponto (5 jogos)

A tabela do Friburguense

Friburguense 5 x 0 Goytacaz, Eduardo Guinle
Resende 2 x 0 Friburguense, Trabalhador
Volta Redonda 1 x 1 Friburguense, Raulino de Oliveira
Friburguense 1 x 0 Boavista, Eduardo Guinle
Rio-São Paulo 0 x 5 Friburguense, Marrentão
Quarta-feira, 28 – 19h30 - Friburguense x América, Eduardo Guinle
5 de outubro – 15h - Portuguesa x Friburguense, Luso-Brasileiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade