Vilage e Bola Branca: as campeãs do carnaval 2019

No Grupo Especial vence a superação da verde e branca; no Grupo A, Catarcione conquista o tetra
quarta-feira, 06 de março de 2019
por Adriana Oliveira e Guilherme Alt (redacao@avozdaserra.com.br)
Segue código. bjs, obrigado!

Com um enredo emocionante, contando a sua própria história de superação após o incêndio que atingiu o barracão no ano passado, e desfilando no domingo de carnaval debaixo de chuva, a Vilage do Samba foi aclamada na tarde desta quarta-feira de Cinzas, 6, a grande campeã do carnaval friburguense de 2019. Desde 2014, a escola verde e branca não ganhava um título.

Em segundo lugar ficou a Alunos do Samba. Bicampeã no ano passado, a Imperatriz de Olaria ficou na terceira posição, por um décimo de diferença para a escola de Conselheiro. Já a Unidos da Saudade, punida com a perda de dois pontos por ter ultrapassado os limites da área em que poderia montar seus carros alegóricos, amargou o último lugar.

Em êxtase com o resultado, o presidente da Vilage, Ricardo Pavão (foto), disse que a escola ganhou porque entrou na avenida “com sangue nos olhos”. “Não houve renascimento das cinzas porque nunca morremos”, afirmou ele.

O resultado final do Grupo Especial ficou assim:

  • 1º Vilage no Samba - 189,9
  • 2º Alunos do Samba - 188,8
  • 3º Imperatriz de Olaria - 188,7
  • 4º Unidos da Saudade - 187,5

No Grupo A, deu Bola Branca

No Grupo A, criado este ano, a escola de samba Bola Branca (foto acima) foi aclamada, por dois décimos, campeã. Com isso, a agremiação do Catarcione conquista o tetracampeonato do carnaval friburguense.

No ano passado o Bola Branca, então ainda bloco de enredo, dividiu o título do carnaval com o Globo de Ouro: houve empate na apuração das notas dos jurados.

Este ano, a agora também escola de samba do Grupo A, Globo de Ouro, ficou em segundo lugar.

Veja como foi a pontuação do Grupo A:

  • 1° Bola Branca - 199,7
  • 2° Globo de Ouro - 199,5
  • 3° Unidos do Imperador - 199,2
  • 4° Raio de Luar - 199,1

A Bola Branca desfilou no sábado de carnaval com um enredo sobre festas populares. Com o enredo “Bola Branca em ritmo de festa", a escola de samba do Grupo A cantou: “É carnaval, é festa do povo / A bateria invocada vai te arrepiar / Vem embarcar nessa magia, tem samba no ar / O Bola Branca vai te emocionar”. A escola preto, branco, azul e rosa desfilou com 80 componentes na bateria e muita animação.

A presidente da escola, Odete Silveira (na foto acima, com o filho Patrick, vice-presidente), estava muito nervosa e só comemorou o resultado depois que foi oficializado. "Foi muito difícil, um trabalho intenso, mas valeu a pena", disse ela.

Saudade punida

Os dois pontos perdidos custaram o segundo lugar à Unidos da Saudade.  Em reunião para apreciar os recursos referentes aos desfiles do carnaval, a Liesbenf decidiu punir a escola da Ponte da Saudade por desrespeitar os limites da área destinada à montagem das escolas de samba.

Pelo regulamento da liga, ficou estabelecido que o final desta área seria a faixa de pedestres em frente à porta principal da Prefeitura de Nova Friburgo. Assim, todas as alegorias e alas deveriam ser montadas da faixa para frente, deixando a área após a faixa livre para aproximação da agremiação seguinte. Segundo a liga, fotos tiradas pela comissão de concentração da entidade mostram que um carro da Unidos da Saudade ficou fora da área determinada.

De acordo com o previsto pelo regulamento, os recursos deveriam ser apresentados na segunda-feira, dia 4 de março, no horário compreendido entre 17h e 19h. A Vilage no Samba solicitou o cumprimento do artigo 9º, que trata do local destinado à montagem das escolas de samba.

Ainda segundo o informe da liga, consta no relatório técnico que diversos membros da agremiação foram informados sobre a irregularidade, mas a alegoria não foi retirada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade