Vazamento deixa Lumiar sem água há cinco dias

Concessionária informou que reparo foi feito e abastecimento está sendo retomado de forma gradual
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Pia suja num estabelecimento comercial de Lumiar: sem água (Foto de leitor)
Pia suja num estabelecimento comercial de Lumiar: sem água (Foto de leitor)

 

Moradores do distrito de Lumiar estão desde o fim da última semana sem água. O desabastecimento foi causado por um vazamento subterrâneo no centro do distrito, que demorou a ser encontrado pelas equipes da concessionária Águas de Nova Friburgo. Comércios e pousadas tiveram que fechar as portas no fim de semana. Na segunda-feira, 18, moradores relataram que ainda estavam sem uma gota nas torneiras.

De acordo com a Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar), a água começou a faltar nas caixas d’água na quinta-feira, 13, nos pontos mais altos da região. “A situação se agravou no fim de semana em todo o distrito”, disse a presidente Sílvia Faltz. “Recebemos relatos de que o comércio funcionou precariamente. Outros fecharam as portas mais cedo, já que não estavam preparados para a falta de água”, disse.

Sílvia contou ainda que no sábado, 15, a concessionária enviou equipes até Lumiar e constatou que o desabastecimento foi causado por um vazamento em um encanamento no centro do distrito. “A concessionária enviou dois carros-pipa no fim de semana, mas nem todos os moradores receberam água. O reparo foi feito, mas o abastecimento ainda não voltou à normalidade”, contou a presidente da Ama Lumiar na segunda-feira, 18.

Moradores disseram ainda que ligam para a empresa e recebem a informação de que o fornecimento de água já foi normalizado, mas a água não cai na caixa d’água. “Na minha casa temos mais dificuldade em receber a água pois moramos no alto de um condomínio. Nas casas mais baixas, entra água, bem fraquinha em algumas horas do dia. Estou economizando o pouco que nos resta. Há dias não molho minha horta”, afirmou Vera Nabuco.

A água ainda não chega na Rua da Repetidora, na Estrada Serramar e no Vale dos Peões. “Moro na estrada do Geanine e também não entra água há cinco dias na minha caixa. Com um filete que saiu da mangueira, consegui lavar a louça e encher o filtro, pois até a água pra beber estava acabando. Não tenho como cozinhar nem lavar a roupa, que está se acumulando. Os banheiros estão insalubres”, disse outra moradora sem se identificar.

Em nota, a Águas de Nova Friburgo informou que o desabastecimento afetou Lumiar e também São Pedro da Serra. A associação de moradores de São Pedro, porém, não registrou queixas. A falta d’água ocorreu, segundo a concessionária devido a “um vazamento de difícil localização”. O reparo foi realizado. “O fornecimento de água está sendo retomado de forma gradativa”, disse a empresa, acrescentando que carros-pipa devem ser solicitados por meio do 0800 757 0422.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água
Publicidade