Vagas de curta duração: prefeitura aperta a fiscalização

Desde que novo sistema foi implantado, 3 veículos já foram rebocados; um deles, nesta terça
terça-feira, 21 de agosto de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Um carro é rebocado nesta terça de vaga de curta duração em frente a farmácia na Alberto Braune (Foto: Liliane Sarquis)
Um carro é rebocado nesta terça de vaga de curta duração em frente a farmácia na Alberto Braune (Foto: Liliane Sarquis)

 

A fiscalização intensa dos agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana mostrou na manhã desta terça-feira, 21, que as vagas de curta duração são monitoradas com frequência, cabendo ao poder público punir quem desrespeitar a regra de estacionar o carro em uma dessas vagas por mais de 20 minutos. E foi o que aconteceu. Por volta das 10h30, na Avenida Alberto Braune, um carro foi rebocado de uma das vagas de curta duração em frente a uma farmácia, nas proximidades do supermercado Extra. Segundo testemunhas, o veículo ocupou a vaga por mais três horas.

Os motoristas friburguenses, ao que parece, ainda não se acostumaram com a nova realidade. Há cerca de um mês as vagas de curta duração foram implementadas na cidade. Já são cerca de 30 delas. Ainda assim, muitos motoristas desrespeitam o prazo de parada por até 20 minutos com o pisca-alerta ligado.

Identificadas por placas afixadas nos postes, as vagas estão localizadas, principalmente, em áreas comerciais, como o entorno das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, além das proximidades da Câmara de Vereadores, na Rua Farinha Filho, e também nas áreas centrais do bairro Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino. Com a implantação das vagas de curta duração, a Secretaria de Mobilidade Urbana pretende favorecer o comércio permitindo que clientes estacionem próximo às lojas.

Todas as vagas, antes destinadas exclusivamente a clientes de farmácias, foram substituídas pelas de curta duração. Os agentes de trânsito estão permanentemente nas ruas e, em casos de desobediência ao limite de tempo de uso das vagas especiais, os veículos podem ser multados e até mesmo rebocados.

Desrespeito em frente a hotel

Na Rua Dante Laginestra, no Centro, flagramos ontem um sinal da falta de educação frequente dos motoristas friburguenses. De acordo com funcionários do Hotel Alê (antigo  Avenida), o estabelecimento tem direito, por força de lei municipal, a duas vagas em frente a sua portaria para o embarque e desembarque de hóspedes. “O cliente, inclusive, pode deixar o carro estacionado na porta do hotel por até 20 minutos enquanto retira as malas e faz o check in com calma. Depois disso, orientamos os hóspedes a retirar o veículo e desocupar a vaga para que outro cliente tenha o mesmo benefício”, disse um dos funcionários.

O problema é que tem motorista que insistem em desrespeitar essa medida. “Tem pessoas que retiram os caixotes que deixamos aqui para reservar as vagas e estacionam o carro por várias horas, mesmo com os nossos pedidos para não ocuparem as vagas que são cativas para nossos hóspedes. Nós até já compramos uma placa que logo será instalada no poste para informar melhor os motoristas”, completou o funcionário.

Idosos e deficientes

O mesmo desrespeito acontece nas vagas destinadas aos idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. É comum ver pela rua e em estacionamentos de shoppings, carros sem a identificação, exigida por lei, estacionados nas vagas especiais. Em casos como esse, o motorista pode ter o veículo rebocado e multado.

De acordo com o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique, nas vagas de curta duração foram rebocados três carros até hoje. Em um primeiro momento os agentes estão abordando os motoristas no sentido de orientar, até que a população se acostume com o projeto. O importante é divulgar que os carros nas referidas vagas têm que estar com o pisca-alerta ligado, para evitar a multa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade