Urnas de Macuco e Cachoeiras são sorteadas para auditoria

Sábado foi de movimentação no Centro para definir transporte das urnas
sábado, 06 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Funcionário do TRE carrega biombos que serão utilizados nas seções eleitorais neste domingo (Fotos: Henrique Pinheiro)
Funcionário do TRE carrega biombos que serão utilizados nas seções eleitorais neste domingo (Fotos: Henrique Pinheiro)

Os 43 motoristas que auxiliarão os fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação em Nova Friburgo participaram de uma reunião na manhã deste sábado, 6, para saber os locais de destino e como será realizada a movimentação. A saída dos equipamentos para as seções eleitorais está prevista para começar às 5h da madrigada deste domingo, 7, para o primeiro turno das eleições 2018. A votação acontecerá das 8h às 17h.

Todos os veículos foram identificados como estando à serviço da Justiça Eleitoral. Desde as 8h, os carros começaram a ser estacionados nas proximidades dos cartórios eleitorais, que funcionam no prédio do antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, o que gerou uma fila dupla no lado ímpar da Praça Getúlio Vargas, mas sem grandes complicações para o trânsito no centro da cidade.

Guardas municipais foram deslocados para o local para orientar os motoristas e pedestres e a interdição da Rua Ernesto Brasílio, que estava prevista para ser feita entre 8h e 11h foi descartada, uma vez que com a presença dos agentes o trânsito continuou fluindo bem.

Mas para este domingo serão feitas interdições por parte da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), atendendo ao pedido do TRE. O trânsito será interrompido no trecho da Praça Getúlio Vargas próximo aos cartórios eleitorais (entre as ruas Dante Lagisnesta e Ernesto Brasílio) na parte da manhã, das 5h30 às 8h, e à tarde, a partir das 16h até o encerramento dos trabalhos de apuração. Também ficará restrito o acesso ao trecho da Praça Dermeval Barbosa, entre a Rua Dante Lagisnesta e o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), das 5h às 21h.

Urnas de Macuco e Cachoeiras  estão entre as sorteadas para auditoria

O TRE-RJ sorteou, na manhã deste sábado, 6, as 15 urnas que serão usadas, no dia da eleição, neste domingo, 7, na Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, antigamente chamada de votação paralela, e na Auditoria da Urna na Seção Eleitoral. Entre os equipamentos sorteados para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas está a urna da seção eleitoral 29, da 52ª Zona Eleitoral, no município de Macuco.  As outras são das seções 203 da 233ª ZE (Jardim Sulacap - capital), 211 da 152ª ZE (Belford Roxo), 127 da 119ª ZE (Barra da Tijuca - capital), 258 da 204ª ZE (Saúde - capital) e 133 da 246ª ZE (Santa Cruz - capital).

Já para a Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, foram sorteadas as urnas das seções 178 da 157ª ZE (Nova Iguaçu), 155 da 133ª ZE (São Gonçalo); 28 da 112ª ZE (Miracema); 101 da 49ª ZE (Cachoeiras de Macacu), 396 da 7ª ZE (Tijuca - capital); 242 da 186ª ZE (São João de Meriti); 21 da 167ª ZE (Guadalupe - capital); 100 da 242ª ZE (Campo Grande - capital) e 141 da 139ª ZE (Japeri).

O TRE informa que a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas irá ocorrer no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Centro no Rio, no mesmo dia e horário do primeiro e segundo turnos, 7 e 28 de outubro, das 8h às 17h. 

Como funciona

As cinco urnas sorteadas e levadas ao CCJE na véspera das eleições receberão, no domingo de votação, os votos em cédulas de papel que foram preenchidos por representantes de partidos políticos. O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.

 A partir da exatidão entre os dois resultados, é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação. Pela primeira vez, será realizada também a Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, com o objetivo de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas dez  urnas sorteadas neste sábado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade