UPA promove nesta quinta campanha de prevenção ao câncer de boca

Ação das 9h às 17h inclui análise bucal dos pacientes e orientações de dentistas sobre cuidados para evitar a doença
terça-feira, 28 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
UPA promove nesta quinta campanha de prevenção ao câncer de boca

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Friburgo, em Conselheiro Paulino, vai dedicar esta quinta-feira, 30, a mais uma edição da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca. Das 9h às 17h, os dentistas da unidade estarão fazendo a análise bucal dos pacientes e orientando sobre os cuidados para prevenir a doença.

“Se for constatada alguma anormalidade que possa ser ou desenvolver um câncer, iremos encaminhar esse paciente para a clínica especializada da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Friburgo. Lá será feita uma biópsia e, caso seja realmente diagnosticado um câncer de boca, o paciente vai receber um encaminhamento para realizar o tratamento no Rio de Janeiro”, explicou Bruna Cabral, coordenadora de odontologia da UPA de Nova Friburgo.

O câncer de boca pode afetar os lábios, a parte interna da boca, a bochecha, gengivas, céu da boca, a língua, a região sob a língua e a garganta. Para evitar a doença, é fundamental que todos tenham a boca examinada por um profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem são mais propensas a desenvolverem o câncer de boca.

É importante também ficar atento aos sintomas, que vão de manchas brancas nos lábios, passando por lesões externas na gengiva com aspectos de verrugas, lesões ou caroços na parte interna da boca, alterações na língua, até caroços no pescoço. Para prevenir o surgimento do câncer de boca é necessário realizar diariamente a higiene bucal com escova, creme dental e fio dental, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, proteger os lábios contra os raios solares, usando filtro solar e chapéu de aba larga, além de alimentar-se bem com frutas, verduras e legumes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade