Unidades móveis do Sesc Saúde já funcionam na Praça do Suspiro

Para exames preventivos do câncer de colo do útero e mamografia é preciso encaminhamento do SUS
segunda-feira, 26 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A tenda de atendimento do Sesc na Praça do Suspiro (Fotos: Henrique Pinheiro)
A tenda de atendimento do Sesc na Praça do Suspiro (Fotos: Henrique Pinheiro)

Tiveram início nesta segunda-feira, 26, os atendimentos nas unidades móveis de saúde que permanecerão baseadas na Praça do Suspiro por 120 dias oferecendo atendimento gratuito à população. Na carreta Odonto Sesc são oferecidos serviços de tratamento dentário para crianças acima de 5 anos, como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e raio-X (foto).

Estão sendo atendidos os pacientes que retiraram senhas na última sexta-feira, 23. Os interessados em agendar atendimento devem procurar a tenda do Sesc, ao lado da carreta para informações. Ontem, quem esteve na unidade móvel também recebeu orientações sobre a importância da escovação correta dos dentes. 

Já a unidade de saúde da mulher, que está baseada no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura oferece exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e de prevenção ao câncer de colo do útero (exame Papanicolau), para mulheres de 25 a 64 anos. Para fazer ambos os exames, no entanto, não basta apenas se dirigir à unidade móvel. É preciso ter em mãos um pedido do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a paciente deverá submeter-se a uma consulta com um ginecologista em qualquer posto de saúde da rede municipal e obter o pedido de exame para então se beneficiar com o serviço gratuito do Sesc. 

Os exames de mamografia terão as imagens remetidas ao Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, que é referência do tratamento do câncer no Brasil. Ele emitirá os laudos e os enviará à Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo para devolução às pacientes.   

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade