Unidades de Saúde preparam murais sobre o Outubro Rosa

Ações de conscientização e combate ao câncer de mama acontecem durante todo o mês
terça-feira, 09 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Unidades de Saúde preparam murais sobre o Outubro Rosa

Nova Friburgo ganhou mais uma ação de conscientização sobre o câncer de mama neste mês dedicado a luta, busca por novas pesquisas e divulgação a respeito da importância de se prevenir a doença. Dessa vez foram as unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município que promoveram a campanha, com a confecção de murais informativos que ficarão em exposição durante todo o Outubro Rosa.

Os cartazes, as colagens e ilustrações, todos cor de rosa, foram feitos pelos próprios funcionários das unidades de saúde, que ainda tem aproveitado a ocasião para distribuir informativos e conversar com as pessoas sobre a importância da prevenção. Segundo a prefeitura, a estratégia que já é parte das ações da ESF foram ampliadas por conta da relevância do mês. Ainda de acordo com a prefeitura, todas as unidades de saúde do município estão juntas nessas lutas e outras campanhas estão previstas para acontecer até o final do mês.

O Outubro Rosa é um movimento anual, que em todo o mundo envolve milhares de organizações. No Brasil, as ações ganharam força na década de 90, com a adesão de instituições, empresas e órgãos públicos vem se ampliando a cada ano. Em Nova Friburgo, o momento é de engajamento na divulgação de informações e realização de campanhas, principalmente por parte dos órgãos públicos e da Associação da Mulher Mastectomizada (Amma).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para o biênio 2018/2019, a estimativa é de que mais de 59 mil casos da doença sejam registrados por ano, um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Para a região Sudeste, esse número fica em 69,50 casos a cada 100 mil mulheres.

Alunos de escolas municipais fazem caminhada pelo Outubro Rosa

Outra ação que destaca a importância da data foi realizada neste sábado, 6, por alunos da Escola Municipal Anna Barbosa Moreira, no bairro Lagoinha, e do Centro Municipal de Educação Infantil Princesa Izabel, no Vale dos Pinheiros. As duas unidades da rede municipal de ensino se uniram em uma caminhada, seguida de um piquenique, no Nova Friburgo Country Clube.

Vestidos de rosa e acompanhados pelas professoras, pela vice-presidente da Amma, Aldalea Martins, e da boneca Amada, mascote da associação, eles distribuíram fitas rosas e cartazes da campanha. E também puderam bater um papo com a vice-presidente da entidade sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade