Unidade que abriga menores infratores em Friburgo é alvo de ataque

Suspeito chutou portão do Criaad e teria feito ameaças de morte a internos
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Funcionários usaram mesas e uma viatura para improvisar uma barreira que impedisse a entrada dos suspeitos (Foto: Sind-Degase)
Funcionários usaram mesas e uma viatura para improvisar uma barreira que impedisse a entrada dos suspeitos (Foto: Sind-Degase)

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Nova Friburgo, quase foi invadido, na noite desta quinta-feira, 20. Agentes de segurança da unidade, que abriga menores infratores, escutaram ameaças e viram uma pessoa chutando o portão. Uma cerca cortante em um muro foi danificada.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Sind-Degase) o ataque ocorreu por volta das 19h50. Ao chutar o portão, uma placa de ferro caiu, abrindo uma passagem. Funcionários usaram mesas e uma viatura para improvisar uma barreira que impedisse a entrada dos suspeitos.

Agentes de segurança ouviram, de fora da unidade, ameaças de morte, além de gritos de ordem de uma facção rival direcionados à internos. A Polícia Militar foi acionada e, segundo o comandante do 11º BPM, Eduardo Vaz Castelano, não houve tentativa de invasão, e apenas uma pessoa teria participado do ataque.

“Um rapaz, ainda não identificado, chutou o portão e uma chapa de ferro caiu. Não houve arrombamento ou invasão. Nossos policiais estão no local, fazendo o levantamento de tudo o que aconteceu. Queremos saber qual o foi o motivo do ataque. Reforçamos o policiamento na unidade”, declarou Castelano.

O caso foi registrado na 151ª DP, que está investigando o ataque. Localizado na Rua Ventura Spargoli, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, o Criaad abriga adolescentes infratores da região que cumprem medidas socioeducativas em regime de semiliberdade.

Nos Criaads, os jovens realizam atividades normalmente fora da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc), durante a semana, dormem na unidade e, somente nos fins de semana, após avaliação comportamental, eles podem dormir em suas casas com suas famílias.

A VOZ DA SERRA procurou a direção do Criaad em Nova Friburgo, mas ninguém quis comentar o caso. O jornal também entrou em contato com Degase, responsável pela unidade, e aguarda posicionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade