Uma onda cor de rosa e azul pelo centro de Nova Friburgo

Caminhada da AMMA no sábado encerrou a campanha do Outubro Rosa
sábado, 03 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)

O rosa e o azul se uniram numa linda passeata pelas ruas do centro de Nova Friburgo, neste sábado, 3, em prol da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer. A Caminhada Rosa, organizada pela Associação da Mulher Mastectomizada (AMMA) - que precisou esticar a campanha sobre o câncer de mama e de colo do útero para o mês de novembro em função do período eleitoral -, aproveitou o momento para promover também o Novembro Azul, destacando a importância da prevenção do câncer de próstata.

Embaladas pelo ritmo da banda Campesina Friburguense, mais de 400 pessoas participaram da caminhada, que saiu da Rua Moisés Amélio e seguiu pela Avenida Alberto Braune até a Praça Getúlio Vargas. Durante o percurso, foram entregues lacinhos nas cores dos dois movimentos e panfletos informativos para quem estava nas calçadas e para os motoristas. Os condutores que cruzaram com os participantes também mostraram incentivo buzinando e aplaudindo a ação. E a  boneca Amada, mascote da associação, fez a festa com crianças, parando para fotos e distribuindo pirulitos.

Na volta, o grupo fez uma parada em frente ao antigo fórum para ouvir as crianças do grupo de flautas “Doce Som”, da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, em Salinas, distrito de Campo do Coelho, que fizeram uma apresentação especial para o evento, que é o ponto alto das ações de prevenção da associação.

Para Carmem Cordeiro, que participa da caminhada todos os anos, a mobilização de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos é um ponto muito importante do movimento: “Para mim é uma satisfação muito grande fazer parte dessa onda rosa. É muito bom ver homens, mulheres e crianças vestindo o rosa em apoio a campanha de prevenção, significa muito para as pessoas que tiveram câncer e é um alerta para que todos se previnam”.

E a pluralidade da caminhada é vista na família Oliveira. Luciane, o marido Simão e a pequena Mikaella, de apenas 3 anos, vestiram a camisa e percorreram as ruas do centro juntos: “É a primeira vez que participamos, mas sempre achei a iniciativa excelente, é uma causa muito nobre. Minha filha só falou disso a semana toda, está encantada”, conta Luciane.

Apesar do Outubro Rosa já ter acabado, o apoio dos comércios também foi grande nesta edição. Comunicados por ofício sobre a nova data da caminhada, muitas lojas do Centro enfeitaram suas vitrines, alguns até mesclaram os arranjos com balões rosas e azuis.

Para a presidente da AMMA, Maria Helena dos Santos, esse é um momento muito especial para a associação, que encerra um ciclo de ações para a campanha. “Encerramos hoje o Outubro Rosa e aproveitamos a ocasião para promover também o Novembro Azul. Esse é um momento muito importante, pois mostra o apoio e chama a atenção das pessoas para a questão da prevenção”.

Ela ainda destaca que, apesar do fim da campanha, as ações da AMMA continuam. A associação está com palestras agendadas até o dia 27 e mantém as portas abertas para as pessoas que precisam dos serviços oferecidos e também para quem desejar contribuir o trabalho desenvolvido. “A AMMA está aberta para quem precisar, basta ir na nossa sede. E quem deseja ajudar existe a possibilidade de ser nosso sócio, com uma contribuição mensal de R$ 10, e também voluntário. Aceitamos ainda a doação de roupas para o nosso bazar”, diz Maria Helena.

A Amma funciona desde 2000, oferecendo atendimento psicológico (individual e em grupo) e fisioterapêutico para mulheres, mastectomizadas ou não, e homens que tiveram câncer de mama. Sua sede fica na Rua Mato Grosso, 20, no bairro Bela Vista. Além de orientar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a associação faz também a doação de próteses e sutiãs especiais e empréstimos de perucas. Todo o trabalho realizado é voluntário: participam das ações homens e mulheres interessados em contribuir para a melhor qualidade de vida dos integrantes da Amma.

 

  • durante o percurso, panfletos sobre prevenção ao câncer foram distribuídos a pedestres e motoristas

    durante o percurso, panfletos sobre prevenção ao câncer foram distribuídos a pedestres e motoristas

  • Apresentação do grupo de flautas “Doce Som”, da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes

    Apresentação do grupo de flautas “Doce Som”, da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes

  • Caminhantes do Outubro Rosa se juntam para foto nas escadarias do antigo fórum

    Caminhantes do Outubro Rosa se juntam para foto nas escadarias do antigo fórum

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Outubro Rosa | Amma
Publicidade