Uma incômoda realidade

terça-feira, 20 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)

NOTÍCIA publicada na edição de ontem, 20, de A VOZ DA SERRA dá conta do recolhimento de seis caminhões de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Sumidouro, refletindo o cuidado dos produtores rurais daquela região com o correto descarte desse material. É mais uma medida para tornar nosso campo mais limpo.

SE A NOTÍCIA é boa por um lado, por outro aponta para uma carência na produção de hortifrutigranjeiros organicamente saudáveis. Neste aspecto, os municípios da região serrana do Estado do Rio — tradicionalmente os maiores produtores — ainda necessitam avançar mais na produção de alimentos orgânicos para o consumo da sociedade.

A PRODUÇÃO orgânica pode vir a ser mais uma riqueza para a economia desses municípios. A agricultura orgânica não é apenas um processo de cultivo que culmina em produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de contaminantes. Ela também contribui para a criação de ecossistemas mais equilibrados, ajudando a preservar a biodiversidade, os ciclos naturais e as atividades biológicas do solo.

EXISTE outro aspecto da agricultura orgânica que vai além da preservação da qualidade dos produtos ou do meio ambiente. Ela é uma aliada da agricultura de baixo volume, como a agricultura familiar, que é preponderante principalmente em Nova Friburgo.

A ADOÇÃO dos princípios agroecológicos na pequena propriedade rural consegue aumentar sua sustentabilidade econômica gerando benefícios para o agricultor como a preservação de sua identidade cultural e sua condição de saúde, já que não faz uso de elementos prejudiciais ao homem. E quando o agricultor opta por produtos orgânicos, ajuda a fortalecer a sustentabilidade de uma cadeia ecologicamente correta e comercialmente justa.

A AGRICULTURA familiar de Nova Friburgo pode conseguir dias melhores se adotar sua produção organicamente saudável, aprimorando seus métodos de trabalho com vistas a oferecer produtos de maior qualidade, agregando valores que certamente trarão mais vantagens ao homem do campo. Ainda estamos longe de atingir o ideal do alimento saudável, porém, devemos incentivar o seu comércio. Assim, preservamos os recursos naturais, a fauna e a flora local, com a melhora da qualidade de vida da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade