Um Papai Noel genuinamente friburguense

Há 20 anos seu Josias se transforma no personagem mais famoso do Natal, no Cadima Shopping
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Seu Josias (Arquivo AVS)
Seu Josias (Arquivo AVS)

Uma das figuras mais emblemáticas do Natal, o Papai Noel, o Bom Velhinho que mexe com o imaginário de crianças e também de adultos que curtem a época mais mágica do ano mora bem pertinho de Nova Friburgo. Interpretado por Josias Viana há 20 anos, 13 deles no Cadima Shopping, o personagem está mais uma vez neste Natal a postos recebendo abraços, agradecimentos e pedidos de presentes ou fotos, até as 18h desta terça-feira, 24, no 1º piso do Cadima Shopping.

Por trás da roupa pesada e quente, calça e casaco vermelho, cinto preto na cintura e gorro na cabeça, o simpático senhor com barba e cabelos branquinhos, tem 77 anos, é friburguense e pai de quatro filhos, tem cinco netos, é ex-fotógrafo viajante, ex-taxista, ex-professor de história... que aproveita a semelhança com o Papai Noel para ganhar um dinheirinho extra no fim do ano.

Mas a semelhança com o Bom Velhinho é cultivada por todo o ano, Josias cuida da barba e dos cabelos grandes e brancos com um produto especial para que fiquem hidratados. O que contribui para que crianças o reconheçam na rua, fora da época do Natal, como conta: Uma vez estava em um supermercado, quando de longe, um menino me olhou, puxou a blusa da mãe e disse: “Olha, mãe, o Papai Noel vestido de gente!”.

Segundo ele, o sorriso, a emoção e a inocência das crianças compensam a roupa quente e pesada. “Há algumas situações que acontecem e me emocionam, como uma vez em que uma criança disse que o maior presente que poderia ganhar seria a cura de uma doença para a sua irmã”, lembra.

O Papai Noel do Cadima também já despertou alegria e passou por momentos engraçados. Josias conta que algumas crianças e adultos pedem para tirar fotos dos seus animais de estimação com o Papai Noel, só não sabem que ele tem um “pouco” de medo de cachorros, ainda mais depois que um pet se assustou com o velhinho na hora de tirar a foto. Não teve jeito, Papai Noel saiu correndo e o cachorro atrás.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade