UBT promove homenagens aos trovadores, que têm seu dia nesta quarta

Seção municipalvai inaugurar a sala Nádia Sanches Huguenin, reformada em maio
terça-feira, 17 de julho de 2018
por Paula Valvieese (paula@avozdaserra.com.br)
Trovas na Praça Getúlio vargas (Arquivo AVS)
Trovas na Praça Getúlio vargas (Arquivo AVS)

A União Brasileira de Trovadores (UBT) festeja nesta quarta-feira, 18 de julho, o Dia do Trovador. O município, considerado o berço da trova e que realiza anualmente os Jogos Florais, concurso que conta com a participação de trovadores de todo o Brasil, sedia várias homenagens, inclusive a entrega de um troféu e uma medalha que levam o nome de um importante nome da cultura local: Dilva Maria de Moraes, falecida em fevereiro.

A data marca também o nascimento do precursor do movimento trovadoresco brasileiro Gilson de Castro, que assinava suas publicações com o pseudônimo Luiz Otávio. Haverá homenagem a ele pelos 102 anos de vida e memória. Na ocasião, será inaugurada a sala que leva o nome da saudosa trovadora, Nádia Sanches Huguenin. O espaço foi reformado em maio.

Na programação estão previstas homenagens a pessoas que colaboram ativamente com a divulgação, desenvolvimento e perpetuação do movimento trovadoresco e, em reverência aos 200 anos de Nova Friburgo. Entre os homenageados estão a primeira-dama Cristina Bravo e o coral Allons Chanter, da Aliança Francesa, que irão receber um troféu e uma medalha, com o nome da professora, escritora e dirigente cultural da Academia Friburguense de Letras e da UBT, Dilva Maria de Moraes.

Segundo a presidente da UBT local, Elisabeth Souza Cruz, essa é uma honraria que traz o peso do nome de uma figura que deixou um grande legado para a trova e para Nova Friburgo. “Em comemoração a essa data importante e pelos 200 anos de Nova Friburgo organizamos várias homenagens, além da confraternização e o tradicional show de trovas. Contaremos com a presença do Magnífico Trovador José Ouverney, que não pode comparecer aos Jogos Florais devido à greve dos caminhoneiros. Esse é um evento comemorado em todo o país, mas na nossa cidade tem um grande legado”, diz Elisabeth.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade