Turismo Sustentável será tema de campanha em Nova Friburgo

Plano de educação ambiental vai estimular as práticas esportivas
sábado, 29 de setembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A Cachoeira da Adutora, no Cascatinha (Arquivo AVS)
A Cachoeira da Adutora, no Cascatinha (Arquivo AVS)

As belezas naturais e a topografia de montanha faz de Nova Friburgo um dos locais mais procurados para a prática de esportes radicais. Rapel, jeep tour, trekking e corridas de aventura são apenas algumas das modalidades praticadas em vários pontos da cidade, o que mostra a vocação para o turismo e para o lazer.

Fazer caminhadas nas montanhas, almejando cachoeiras com águas cristalinas ou visuais de tirar o fôlego, também é uma atividade que tem se popularizado muito na região. Porém, a prática dessas atividades nem sempre se dá de maneira correta e o despreparo de grupos que se aventuram em matas, pode levar por água abaixo o prazer desses trilheiros.

Pensando nisso, a comissão especial temporária de montanhismo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comman) tem concentrado as atenções na elaboração de um documento com normas para incentivar o montanhismo seguro e consciente, que será a base para o lançamento de um plano de educação ambiental no município.

Alexandre Sanglard, presidente do Comman e subsecretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Nova Friburgo, explica que essas ações serão fundamentais para promover um turismo de forma sustentável no município: “O turista procura nossa cidade pelas belezas naturais. Preservar a natureza além de toda a importância no ecossistema e para nossa qualidade de vida, garante também que esta procura irá continuar. Isso é um turismo responsável. Quando a gente acessa uma trilha, a única coisa que devemos trazer de lá são fotografias e lembranças. Quanto menos impacto a gente promover, ou seja, não deixar lixo, não degradar a vegetação, tudo isso contribui para a preservação desse ambiente natural, quanto mais natural ele for, melhor”, disse Sanglard.

Orientação para prática esportiva

Outro objetivo traçado nos encontros é orientar os interessados sobre como dever ser a prática esportiva e a necessidade do acompanhamento de um guia habilitado na área, que além de assegurar uma prática segura estará capacitado para orientar em relação a preservação da natureza.

“Trilhas e montanhismo são atividades que requerem acompanhamento de pessoas com treinamentos pela segurança e também para evitar a degradação do meio ambiente. O que acontece muito é que pessoas veem uma foto nas redes sociais, e se aventuram nas trilhas sem conhecimento técnico. Cada percurso demanda um condicionamento físico e um profissional passa essas orientações. As atividades de montanhismo podem causar transtornos, como lesões e até pôr em risco a própria vida”, alerta Cláudio Tardin, presidente do Centro Excursionista de Nova Friburgo (CEF) e presidente da Comissão Temporária de Montanhismo.

Para realizar um turismo responsável nas trilhas locais, André Ricarte, servidor da Secretaria Municipal de Turismo, esclarece que é possível encontrar um guia habilitado no site do Cadastur e que a comissão está trabalhando também na legalidade do exercício da profissão.

“Essa função é a única reconhecida pelo Ministério do Turismo profissionalmente e amparada na lei. Esse profissional tem treinamento de primeiros socorros e é formado tecnicamente”, acrescenta André. Aqueles que desejam contratar basta procurar no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) pelo nome da cidade. Temos também essa listagem dos guias disponível para consulta no Centro de Turismo (na Praça Dermeval Barbosa Moreira) e também na Secretaria de Turismo, na Avenida Alberto Braune, 224 - sala 210 (antigo prédio da Oi)”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade