Trilheiro Noel: um off-road atolado na solidariedade

Campanha chega à 4ª edição com expectativa de fazer a alegria de mais de 3 mil crianças de áreas rurais
sábado, 25 de novembro de 2017
por Karine Knust
Criança recebe presente de um trilheiro (Arquivo pessoal Allan Rosa)
Criança recebe presente de um trilheiro (Arquivo pessoal Allan Rosa)

Foi observando as centenas de crianças que vivem nas estradas por onde passam que um grupo de amigos trilheiros resolveu transformar o hobby do fim de semana em um ato de amor ao próximo. E este ano a solidariedade vai pegar a estrada novamente para percorrer localidades da área rural de Nova Friburgo, em mais uma edição do Trilheiro Noel. Ganhando mais adeptos a cada ano, em 2017 a iniciativa deve contar com a participação de, ao menos, 200 voluntários. Serão cem motos e outros 40 carros passando pelas regiões de São Geraldo, Janela das Andorinhas, Rio Grande de Cima e até Mariana, distrito de Sumidouro, no dia 17 de dezembro, uma semana antes do Natal.

Criada em 2014, a campanha tem como objetivo levar alegria a centenas de famílias carentes que moram em áreas afastadas de Nova Friburgo. Vestidos com a roupa e os equipamentos que costumam utilizar nas trilhas, além de gorros de Papai Noel nos capacetes, o grupo percorre, de moto e com carros de apoio, longas estradas de terra batida para chegar às casas daqueles que moram em regiões isoladas. Isso, claro, na companhia do Bom Velhinho, que participa da campanha levando um pouco mais do espírito natalino às crianças.

Com o aumento constante no número de arrecadações para a campanha, a expectativa para esta 4ª edição, de acordo com um dos organizadores, Allan Rosa, é dobrar o número de doações. “No ano passado tivemos cerca de 1.500 brinquedos, este ano, nós esperamos contar com, ao menos, três mil”.

A ação deste ano ainda vai contar com outra participação especial, a Blitz da Alegria. Em parceria com o 11º BPM, uma viatura da polícia será a responsável por levar o Bom Velhinho durante todo o percurso. “Essa ideia da viatura surgiu depois que eu vi uma criança de no máximo 10 anos fugindo quando avistava uma viatura da PM, na comunidade de São Geraldo. Passamos essa história para o comandante Eduardo Vaz Castelano, que nos deu apoio para contar com uma viatura durante o trajeto de quase 50km. Acredito que a participação dos oficiais vai ajudar a mudar um pouco o conceito dessas crianças”, acredita Allan.

Outra novidade do Trilheiro Noel 2017 é a participação do grupo em eventos diversos. No dia 9 de dezembro, um sábado, os trilheiros participam de um encontro na Praça do Suspiro, onde haverá arrecadação de presentes. Já no dia 10, domingo, os voluntários sobre duas rodas vão visitar o bairro Solares, onde haverá distribuição de 70 presentes na localidade. Já no dia 14, quinta-feira, o grupo visitará a Aldeia da Criança Alegre, em Conselheiro Paulino, e Centenário, onde mais de cem crianças são atendidas.

As inscrições para compor o grupo de trilheiros voluntários já foram encerradas. Mas as pessoas ainda podem participar doando brinquedos e donativos, até o dia do evento. O ponto de encontro no dia 17 de dezembro, domingo, será às 7h30, ao lado da Igreja Católica do bairro São Geraldo, de onde seguirão com a ação.

Mais informações sobre o Trilheiro Noel pelos telefones (22) 99208-1233 - Allan Rosa; (22) 99917-0190 - Rodrigo Souza ou (22) 99935-7750 - Rafael Benevenuti.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade