Tricolor da Serra perde, mas avança e pega o Resende na semifinal da Copa Rio

A vitória do Resende sobre o Angra tirou obrigação do Frizão de pontuar no estádio Luso-Brasileiro
quinta-feira, 06 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Lucas briga pela bola: Tricolor da Serra abriu placar, mas levou virada na Ilha (Foto: Friburguense FC)
Lucas briga pela bola: Tricolor da Serra abriu placar, mas levou virada na Ilha (Foto: Friburguense FC)

Uma pintura para carimbar o passaporte do Friburguense para as semifinais da Copa Rio, mesmo com derrota. A vitória do Resende sobre o Angra dos Reis tirou a obrigação do Tricolor da Serra de pontuar no estádio Luso-Brasileiro. Mas Lohan fez questão de assinar uma verdadeira obra de arte, insuficiente, contudo, para garantir um resultado positivo.

Com lençol e chute sem deixar a bola cair, aos dois minutos da etapa final, o jovem atacante abriu o placar, mas a Portuguesa virou e venceu por 2 a 1 na tarde da última quarta-feira, 5, na Ilha do Governador. Meses depois da queda, mesmo com derrota, houve um desfecho favorável ao Frizão na casa da Lusa carioca.

As semifinais da Copa Rio já começam neste sábado, 8. O Friburguense, segundo colocado da chave A, encara o Resende. A partida será em Nova Friburgo, às 16h, e a segunda e decisiva na próxima quarta-feira, 12, às 15h, no Vale do Aço. Na outra semifinal se enfrentam Itaboraí e Portuguesa.

Gol... Só no Vale do Aço

Nos últimos cinco anos o Friburguense se acostumou a jogar partidas decisivas. Nesse meio tempo o Tricolor encarou final e semifinal de Copa Rio, decisão de vaga no Brasileiro da Série C e duelos que decretaram acesso e rebaixamento no cenário do futebol estadual. Esses dois últimos exatamente contra a Portuguesa, no mesmo Luso-Brasileiro.

O Frizão voltou ao estádio pela primeira vez depois do rebaixamento deste ano, com a oportunidade de escrever um novo capítulo diante do mesmo adversário. E para o final feliz, talvez, nem fosse preciso vencer. Mas era necessário superar as ausências de Cadão, Léo, Vitinho e Afonso para avançar às semifinais da competição estadual.

Depois de uma tentativa de pressão por parte dos donos da casa, o Friburguense equilibrou as ações. Aos quatro minutos, Paulo Ricardo invadiu a área pelo lado esquerdo, bateu cruzado, mas Luis Felipe saiu bem para fazer a defesa.

Em resposta, Gleison tentou armar a primeira trama ofensiva, mas acabou travado pela defesa lusa. Pouco depois, Lohan cabeceou na direção do gol, a bola desviou e saiu perigosamente pela linha de fundo. Na sequência, a tentativa de Gleison, também de cabeça, teve o mesmo destino. Houve ainda uma tentativa de Bidu no jogo aéreo, sem sucesso.

O Friburguense era melhor no jogo, quando a Portuguesa encontrou espaços e Paulo Henrique teve grande oportunidade. Luiz Felipe cresceu na frente do atacante, evitou o gol e começou a se transformar em personagem importante da primeira etapa. Romarinho tentou de um lado, Gleison respondeu de outro, mas foi Luiz Felipe quem voltou a aparecer bem aos 34 minutos, ao defender o chute de Paulo Ricardo.

Ainda antes do intervalo, aos 44, a trama entre Ricardo e Lohan quase se transformou em gol. O Tricolor da Serra esboçou uma pressão, e Lohan teria nova oportunidade, salva por Vítor. Se o primeiro tempo não teve bola na rede na Ilha, no Vale do Aço a vitória parcial do Resende por 1 a 0 sobre o Angra dos Reis classificou o Frizão e eliminou a Portuguesa.

Pintura, derrota e vaga

Dúvida na escalação, Ziquinha sentiu lesão no final do primeiro tempo e nem voltou para o intervalo, substituído por Jefferson. A Portuguesa criou a primeira chance em cabeçada para fora de Paulo Ricardo. Mas a inspiração de Lohan roubou a cena, e mereceu a atenção e os aplausos dos presentes ao Luso-Brasileiro aos dois minutos. O atacante recebeu de Gleison, tirou o zagueiro com um lençol e sem deixar a bola cair bateu forte para vencer o goleiro Vítor. Uma pintura!

Em busca da reação, a Lusa carioca tentou com Victor Hugo, que após levantamento cabeceou com liberdade na pequena área, mas mandou para fora. Minutos mais tarde, Luiz Felipe voltou a intervir de forma decisiva em chute forte de Paulo Ricardo para manter a vantagem tricolor no placar. Exatamente nesse momento o Resende marcava o segundo diante do Angra, praticamente decretando a classificação tricolor.

Depois do tempo técnico, restavam 25 minutos para segurar a vantagem e garantir a liderança do grupo A. No entanto, depois de levantamento para a grande área, Rodrigo Almeida subiu mais alto e testou sem chances de defesa para empatar.

A quantidade de investidas da Portuguesa aumentou, e Merica promoveu novas alterações para renovar o fôlego da equipe. Mas numa desatenção da defesa friburguense, Fabinho saiu em boas condições para tirar de Luiz Felipe e virar o placar aos 39 minutos.

A Lusa ainda teve chances para marcar o terceiro, e o Friburguense também rondou a grande área adversária em busca do empate. O time da casa venceu, mas ambos comemoraram a classificação para a fase final da Copa Rio.

Ficha Técnica

Portuguesa 2 x 1 Friburguense
Copa Rio 2016 - Primeira fase
8ª rodada
05/10/2016 - 15h
Estádio Luso-Brasileiro, Ilha do Governador - RJ

Renda: R$ 1.060
Público: 89 pagantes / 151 presentes

Árbitro: Wellington Mendonça de Mello
Assistentes: Luiz Antônio de Oliveira e Daniel do Espírito Santo

Portuguesa: Victor; Adriano, Pessanha, Rodrigo Almeida, Diego Maia; Índio (Belarmino), Victor Hugo, Éberson (Lincoln); Romarinho, Paulo Ricardo (Fabinho), Allan
Técnico: Nelson Rodrigues

Friburguense: Luiz Felipe, João Victor, Pierre (Rodrigo), Diego Guerra, Ricardo; Bidu, Sérgio Gomes (Rafael), Lucas, Gleison, Ziquinha (Jefferson).
Técnico: Merica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade