Tricolor da Serra encara o Boavista nesta terça de olho na ponta do grupo B

Apesar da boa atuação no último sábado contra o Macaé, escalação do Friburguense pode sofrer alteração
terça-feira, 02 de fevereiro de 2016
por Vinicius Gastin
Após estreia convincente, Frizão viaja para enfrentar o Boavista (Foto: Vinicius Gastin)
Após estreia convincente, Frizão viaja para enfrentar o Boavista (Foto: Vinicius Gastin)

O começo foi empolgante. Não apenas pela vitória sobre o Macaé, por 1 a 0, no Eduardo Guinle, no último fim de semana, como também pela atuação consistente do Friburguense. É nesse embalo que o Tricolor da Serra tentará conquistar mais três pontos hoje, 3, às 17h, no estádio Eucyr Resende, em Bacaxá, distrito de Saquarema. No entanto, o adversário não é dos mais simples: o Boavista investiu alto para o estadual, e conseguiu empatar com o Flamengo na primeira rodada.

"O jogo contra o Macaé foi difícil, mas nosso time foi muito bem. Tivemos uma regularidade e eficiência para criar, fazer os gols e marcar. Eles praticamente não nos ameaçaram, pois jogamos compactados. O Macaé só chegou na nossa área alçando a bola. Chegar trabalhando, difícil. A marcação foi bem, criamos chances de gol. Estou muito feliz, mas esse jogo já passou. Até porque o campeonato não dá tempo de ficar muito tempo feliz. No dia seguinte de cada jogo a felicidade e alegria terminam. Terminam não, continuam, mas tem que saber lidar com ela", avalia o técnico Gerson Andreotti.

A preparação para o duelo em Bacaxá começou na manhã do último domingo, 31 de janeiro, um dia após a estréia no campeonato carioca. Na ocasião, os titulares fizeram trabalho de recuperação muscular, na banheira de gelo, enquanto o restante do elenco trabalhou com bola. Na segunda-feira, 1º, o treinamento aconteceu em período integral, enquanto ontem, 2, as atividades foram realizadas à tarde. Na sequência, a delegação viajou para se concentrar em local mais próximo ao da partida.

Uma única dúvida

A boa atuação no último sábado, 30 de janeiro, rendeu elogios do técnico Gerson Andreotti. Ainda assim, a escalação do Friburguense pode sofrer alteração para o jogo contra o Boavista. O lateral direito Sérgio Gomes, na teoria titular da posição, trabalhou forte para tentar se recuperar de uma lesão na panturrilha. Caso esteja em condições, Andreotti terá uma “boa dor de cabeça” para definir quem vai começar jogando. Isso porque o substituto de Sérgio, o recém-contratado Ronaldo, foi um dos melhores homens em campo diante do Macaé.

O restante da equipe está praticamente definido. Marcos, Cadão, Diego Guerra e Flavinho compõem o sistema defensivo, juntamente com Sérgio Gomes ou Ronaldo. Bidu, Vitinho, Jorge Luiz e Jefinho formam o meio-campo, com Rômulo e Caíque no ataque. Outra novidade deve estar no banco de reservas: Gleison deverá ser relacionado como opção para Andreotti.

Jefinho elogiado

Além da manutenção da base e a contratação de reforços, o Friburguense modificou algumas peças no elenco para esta temporada. As mudanças são apontadas pelo técnico Gerson Andreotti como fundamentais para o bom início no estadual. "Houve uma resposta, para mim, muito positiva. De certa forma, a gente soube administrar isso. O grupo respondeu bem porque, depois da Copa Rio, houve uma reavaliação. A gente sabia que podia dar muito mais. E eu digo que nada é por acaso", observou o técnico do Frizão.

Uma das novidades para 2016, o meia Jefinho marcou o gol da vitória na primeira rodada. Jogador agudo e de velocidade, permitiu que Andreotti pudesse recuar Jorge Luiz para jogar como uma espécie de segundo volante. Essas alterações permitiram ainda a liberação dos laterais para apoiar e marcar no campo de ataque, com Bidu um pouco mais preso quando o Friburguense está sem a bola.

"O Jefinho é um meia-atacante, não é um meia armador. A gente vem trabalhando isso, essa chegada dele vindo de trás. E o Rômulo fez uma partida maravilhosa, segurou bem a bola, deu certo tempo para a Jefinho. Ainda tivemos outras chances de fazer isso. Realmente tivemos muita posse de bola, uma marcação coesa, compacta. Estamos trabalhando para manter e até melhorar ", avaliou Andreotti.

Após boa estreia, Jefinho faz alerta pela manutenção do ritmo nos próximos jogos

Uma estreia melhor do que ele poderia imaginar. Pela primeira vez vestindo a camisa tricolor como profissional, após breve passagem pela base do clube, o meia Jefinho foi um dos destaques do Friburguense contra o Macaé. Autor do gol da vitória, o jogador de 25 anos vibrou bastante com o resultado e o desempenho, mas lembrou que é preciso manter o ritmo no decorrer da competição.

"Eu trabalhei forte durante a pré-temporada, juntamente com todo o grupo de jogadores. Conseguimos três pontos muito importantes em casa, mas temos uma partida muito difícil fora de casa contra o Boavista. Cada jogo desse campeonato é uma decisão, e o nosso objetivo é voltar de lá com os três pontos", sustenta Jefinho.

Com liberdade para se movimentar e encostar nos atacantes, Jefinho se destacou pela mobilidade e velocidade. Em alguns momentos, voltou ao campo de defesa para buscar a bola e tentar armar os ataques da equipe. De acordo com o jogador, o posicionamento foi valorizado bastante pelo técnico Gerson Andreotti durante o período de treinamentos.

"O Gerson trabalhou muito bem essa parte tática com a gente. Ele me dá a liberdade de jogar pelo meio, e voltar para buscar o jogo. Na primeira partida deu frutos, e eu espero continuar nesse ritmo para ajudar a equipe no objetivo maior, que é buscar a série D do Campeonato Brasileiro", acredita Jefinho.

A 2ª Rodada

Ontem, 2 – 20h30 - Botafogo x Portuguesa, São Januário*
Hoje, 3 - 17h - Resende x Volta Redonda, Trabalhador
Hoje, 3 - 17h - Boavista x Friburguense, Bacaxá
Hoje, 3 - 17h - Madureira x Cabofriense, Conselheiro Galvão
Hoje, 3 - 19h30 - Fluminense x Bonsucesso, Cidadania
Hoje, 3 - 21h45 - Macaé x Flamengo, Moacyrzão
Amanhã, 4 - 17h - Tigres do Brasil x Bangu, Los Lários
Amanhã, 4 - 19h30 - América x Vasco, Giulite Coutinho
*Jogo não encerrado até o fechamento desta edição

Classificação

Grupo A

1º - Vasco, 3 pontos
2º - Resende, 3 pontos
3º - Portuguesa, 3 pontos
4º - Boavista, 1 ponto
5º - Cabofriense, 1 ponto
6º - Macaé, 0
7º - Fluminense, 0
8º - Bangu, 0

Grupo B

1º - Volta Redonda, 3 pontos
2º - Botafogo, 3 pontos
3º - Friburguense, 3 pontos
4º - Flamengo, 1 ponto
5º - América, 1 ponto
6º - Tigres, 0
7º - Bonsucesso, 0
8º - Madureira, 0

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade