Trevo de Mury: sincronia de sinais continua provocando retenções

Semáforo na RJ-142 abre em tempos diferentes, atrasando a vida de motoristas
sábado, 13 de outubro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O sinal no Trevo de Mury (Foto de leitor)
O sinal no Trevo de Mury (Foto de leitor)

A volta do feriadão de Nossa Senhora de Aparecida, neste domingo, 14, e segunda-feira, 15 (feriado escolar pelo Dia do Professor) deverá ser antecipada por muitos motoristas que desceram a serra da RJ-142 (Estrada Serramar), para aproveitar os dias de folga nos distrito de Lumiar e São Pedro da Serra ou nas cidades da Região dos Lagos. O motivo? Evitar o já tradicional congestionamento no no trecho próximo ao trevo do distrito de Mury.

“Estou descendo para Rio das Ostras. Não acho que vai dar praia, devido ao tempo chuvoso, mas vou visitar familiares”, disse o empresário Júlio Peçanha. “Costumo voltar mais cedo, principalmente nos feriados, para evitar o trânsito no trecho de Lumiar-Mury. Em feriados, já levei uma hora para concluir o percurso neste trecho que em dias normais é feito em dez minutos. O problema é o tempo em que semáforos do trevo ficam fechados”, disse.

O congestionamento na estrada é problema recorrente. No mês passado, durante o feriado da Independência do Brasil, o trânsito ficou ainda mais intenso devido ao grande movimento oriundo de Lumiar e São Pedro da Serra, por causa do festival FriJazz & Blues. Motoristas que voltavam do evento e das praias da Região dos Lagos enfrentaram cerca de seis quilômetros de retenção na via, o que pode se repetir neste feriadão.  

Em janeiro do ano passado, A VOZ DA SERRA esteve no trevo de Mury e cronometrou que os semáforos que ligavam a RJ-142 a RJ-116 ficavam mais de dois minutos fechados. Um motorista que vinha do Centro esperava ao menos dois minutos e 50 segundos para seguir pela RJ-142. Quem vinha no sentido contrário ficava parado dois minutos e 20 segundos no sinal até poder seguir para o Centro ou para Mury. Em ambos os sentidos, o sinal ficava verde somente por cerca de 30 segundos. À época, em meio às queixas de motoristas, a prefeitura decidiu reduzir em um minuto o tempo em que o sinal desses semáforos ficavam fechados.

Na última quinta-feira, 10, A VOZ DA SERRA voltou ao trevo e constatou que, agora, o motorista que vem do Centro fica um minuto e 25 segundos parado no semáforo antes de seguir para a RJ-142. Já quem vem do sentido contrário fica tempos diferentes parado no semáforo que agora tem dois sinais: um libera o trânsito primeiro para o Centro, após 55 segundos fechado; o outro abre o sinal para Mury um minuto e 25 segundos depois de fechado. Ambos os sinais permanecem abertos, juntos, somente por 30 segundos.

“A nova sincronia nos sinais reduziu o tempo de espera dos motoristas, mas poderia ser melhor se não houvesse tempos diferentes para Mury e Centro. A estrada é estreita, não tem faixa dupla. Quem precisa seguir para Mury acaba bloqueando a via para o motorista que está atrás e gostaria de seguir para o Centro. O sinal para o Centro abre primeiro que o de sentido a Mury. Há pouco espaço entre as duas pistas. É uma confusão quando o trânsito está pesado”, comentou o motociclista Anderson Lage.

A VOZ DA SERRA encaminhou as queixas dos usuários da RJ-142 à prefeitura nesta sexta-feira, 12, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) afirmou que realiza uma operação especial na estrada neste feriado, monitorando pontos estratégicos, como o trevo de Mury, mas cabe ao órgão de trânsito municipal operar o fluxo de veículos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade