Três cervejas artesanais de Friburgo estreiam no Mondial de La Bière no Rio

Alpendorf, Born2Brew e Pontal mostram no Píer Mauá o sabor e o valor dos rótulos e do lúpulo produzidos na cidade
quinta-feira, 06 de setembro de 2018
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O Mondial de La Bière no Píer Mauá (Divulgação)
O Mondial de La Bière no Píer Mauá (Divulgação)

Pela primeira vez, três cervejas artesanais de Nova Friburgo - Alpendorf, Born2Brew e Pontal - participam do Mondial de La Bière no Rio, um dos maiores eventos internacionais dos apreciadores da bebida. Os três estandes de Nova Friburgo estão entre outros 120, em meio a cerca de 1.200 rótulos nacionais e importados. Já na sexta edição, o evento começou nesta quarta-feira, 5, e vai até domingo, 9, nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, na Zona Portuária.

As marcas friburguenses estão levando a Tangeripa, uma cerveja colaborativa da Rota Cervejeira, idealizada por 24 fábricas de Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim e produzida na Pontal, uma das mais jovens e já maiores de Nova Friburgo. “A Pontal já nasceu grande. Hoje produzimos a nossa e para mais outras 14 cervejarias do Rio”, conta Ney Bermudes, que está levando 600 litros de diferentes tipos, feitos no Espaço Arp.

Daniel Rocha, da Born2Brew, está levando 700 litros de estilos consagrados pelo público frequentador de seu brew pub, o Ipa Route: Pumpkin Ale, Imperial IPA, Rye IPA e Cream Ale. Em junho ele já tinha apresentado sua cerveja de abóbora no Mondial de La Bière de Montreal, no Canadá. “Fomos umas das poucas brasileiras e concorrer a medalha lá”, orgulha-se.

“A expectativa de participar pela primeira vez do Mondial do Rio é a melhor possível. A divulgação da marca e da própria cidade como atração turística é muito forte. As pessoas de fato acabam se interessando pelo nosso produto e consequentemente por Nova Friburgo”, diz Daniel.

Já Gabriel Thuler Costa, da Alpendorf, está levando 800 litros de Rouge Lager (comemorativa aos 200 anos de Nova Friburgo e que celebra a colonização alemã), Black APA, American Wheat IPA e Double American Porter, além da Tangeripa. “Queremos mostrar para o público carioca e brasileiro que a Alpendorf não é apenas um bom produto, mas uma experiência cervejeira completa.  Estamos mostrando também o valor do lúpulo plantado em Friburgo”, comenta Gabriel.

No total, 35 estreantes

Das mais de 120 cervejarias participantes do Mondial carioca, 35 expõem pela primeira vez. São cervejas dos estados de São Paulo, Minas, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande Sul e do Rio. Algumas cruzaram oceanos para voltar ao Mondial no Rio: 1795, Anthony Martins, Aurum Drinks, Bosteels, Brooklyn Brewery, Chimay, Dellirium, Erdinger, Goose Island, HB, La Trappe, Lupulus, Praga, ST Bernardus, ST Feuillien, Stone Brewing, Straffe Hendrik, Val-Dieu, Van Honsebrouck, Warsteiner e Weltenburger Kloster.  As marinheiras de primeira viagem do exterior são Brugse Zot, Halve Maan, Paulaner, Red Stripe e Weihenstephan.

Além de cervejas de todos os tipos e para todos os bolsos, o Mondial oferece ainda a gastronomia de restaurantes tradicionais do Rio, além de estúdio de tatuagem. No ano passado, mais de 300 tatuagens foram feitas durante os cinco dias de festival, uma média de 60 por dia. E, claro, várias bandas se apresentam todos os dias.

Cerveja, bom negócio em Friburgo

Em maio deste ano, foi sancionada a lei que reconhece Friburgo como Polo Cervejeiro Artesanal do estado.  O projeto envolvendo a associação Beer Alliance inclui as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis, todas banhadas pela bacia hidrográfica Rio Dois Rios. A lei consolida Friburgo como berço da nova geração de produtores de dezenas de marcas próprias de cerveja de alta qualidade.

Friburgo integra também a Rota Cervejeira e a Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio (Accerj-Tur). Criada em 2014, a Rota Cervejeira reúne 25 grandes e pequenas cervejarias da Região Serrana fluminense, incluindo rótulos de Petrópolis e Teresópolis, e oferece pacotes turísticos com roteiros tipo  “beer experiences”.

Friburgo se destaca também na produção de lúpulo, ingrediente responsável pelo  amargor e o aroma das cervejas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | festival
Publicidade