Trecho de calçada que cedeu na Avenida Hans Gaiser recebe obras

Intervenção é continuidade do trabalho iniciado em setembro pela prefeitura
terça-feira, 11 de dezembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O obra em frente à Haga (Fotos: Paula Valviesse)
O obra em frente à Haga (Fotos: Paula Valviesse)

 

s funcionários da Secretaria Municipal de Obras de Nova Friburgo iniciaram na última semana a construção de muro de contenção nas margens do Rio Bengalas para recuperar um trecho da calçada na Avenida Engenheiro Hans Gaiser, em frente à fábrica Haga, no Centro. O trecho, que cedeu após a enxurrada provocada pela enchente de janeiro de 2011, será finalizado até o final deste mês, segundo o secretário de Obras, Jeferson Aragão.

As obras na avenida são uma continuidade do trabalho iniciado em setembro, pela prefeitura, quando foi recuperado outro trecho de calçada na outra margem do rio, na Avenida Presidente Costa e Silva, e também em outros trechos na mesma, na altura da Delegacia Legal da Polícia Civil e do quartel do 11ºBPM, que encontravam-se danificados. Assim como feito anteriormente, um muro de contenção com blocos de concreto está sendo erguido para segurar a encosta e, assim, dar sustentação a base do piso de uma nova calçada no local.

Até então, os pedestres eram obrigados a se arriscar na estreita faixa de calçada ainda existente no local ou então atravessar para o outro lado da avenida. Alguns até se arriscavam caminhando na pista, junto ao meio fio correndo risco de atropelamento, ainda mais devido ao intenso fluxo de veículos. Ao longo dos últimos sete anos, com os efeitos do tempo, quase toda a calçada cedeu, impedindo a passagem em segurança.

“A obra vai ser entregue ainda em dezembro. As intervenções que estão sendo realizadas incluem contenção com bloco de concreto, equivalente àquela feita do outro lado do rio”, afirma o secretário de Obras. Contudo, enquanto é feito o trabalho, os pedestres precisam utilizar a calçada do outro lado da avenida, junto a fábrica Haga.

No local, o governo do estado realizou um estudo para canalização do rio, como foi feito no eixo Duas Pedras-Conselheiro Paulino. A intervenção abrangeria o trecho do rio entre o trevo de Duas Pedras e a ponte na esquina com a  Avenida Euterpe Friburguense (em frente à fábrica Haga), mas segundo o secretário Jefferson, ainda não há previsão para o início dessas obras.

Ainda de acordo com o secretário, após a contenção será reformada a calçada. E para tanto, todo o resto de calçamento existente já foi retirado e está sendo feito o nivelamento da margem do rio e em parte dela já é possível ver o muro de contenção. No local agora existe uma tela de proteção, para evitar que pedestres se acidentem, e placas de aviso de obra.

Por enquanto os trabalhos estão sendo realizados durante o dia, uma vez que não se faz necessário a interdição da pista: “Até o momento, a obra não exigiu interrupção no trânsito, somente um pequena faixa para segurança dos funcionários”, afirma Jeferson.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade