Produção: Henrique Pinheiro
Sob diversos aspectos, a tragédia climática de 2011 foi, também, a tragédia da desinformação
O silêncio tipicamente rural das regiões mais afetadas pela tragédia climática de 2011 esconde intensos conflitos sentimentais por parte de quem a sobreviveu, da mesma forma como um feixe de luz branca pode ser desmembrado em diversas cores de diferentes vibrações. Desesperança, resignação, dor, incompreensão, saudade. E algumas dúvidas bastante incômodas também, sejam elas pontuais ou de interesse geral.
De imediato — e para chegar a este resultado não importa onde a pergunta seja feita ou quais fontes sejam consultadas — chama a atenção o fato de que, passados cinco longos anos, tantas pessoas ainda acreditem que o número total de vítimas seja muito maior do que indicam os cadastros oficiais. A ponto, inclusive, de existir uma teoria largamente difundida, segundo a qual os números teriam sido deliberadamente mascarados, a fim de evitar uma suposta intervenção humanitária internacional.
Mas, será mesmo que morreram mais do que as 442 pessoas registradas em Nova Friburgo, e 918 em toda a Região Serrana? Será que há mais do que 13 corpos ainda não identificados, e 13 pessoas desaparecidas em Nova Friburgo? E, em caso afirmativo, haveria mesmo algum motivo desta natureza para que tais informações fossem omitidas intencionalmente?
Ora, sob o ponto de vista jornalístico é absolutamente inadmissível que tais dúvidas sejam toleradas indefinidamente. Assim, com a determinação de buscar respostas minimamente satisfatórias a tais questionamentos, a direção de A VOZ DA SERRA destacou uma equipe de reportagem para apurar os fatos, mergulhando na complexa relação entre soberanias nacionais e intervenções humanitárias internacionais; cruzando informações das listas oficiais atualizadas com outras colhidas a partir de vozes embargadas e no enfrentamento de olhos vermelhos e úmidos; e, por fim, ouvir e confrontar os órgãos competentes e responsáveis pelo agrupamento e pela publicidade de tais informações.
A primeira parte do resultado deste trabalho o leitor de A VOZ SERRA pode conferir abaixo.
Critérios para uma intervenção humanitária
A internacionalista Ana Carolina de Sousa e Silva publicou, em março de 2013, estudo intitulado “A Legitimidade das Intervenções Humanitárias: uma análise da operação ‘Protetor Unificado’”, na qual aponta — com base nos escritos de uma série de teóricos do Direito Internacional — sete critérios cumulativos que deveriam ser avaliados como indicadores da necessidade e da legitimidade de intervenções humanitárias. A saber: emergência humanitária suprema; necessidade de uso da força como último recurso; proporcionalidade; probabilidade de alcançar resultado humanitário positivo; correta intenção; redução da seletividade; e caráter legal da intervenção.
No mesmo texto a autora reconhece o procedimento como “um mecanismo imperfeito de promoção dos direitos humanos, uma vez que envolve interesses políticos das organizações e dos estados interventores, tornando-se necessário avaliar em que medida essa operação efetivamente contribuiu para a promoção de direitos humanos ou foi utilizada como instrumento de dominação pelos países que a lideraram”. E acrescenta: “Esse mecanismo é, entretanto, necessário e deve ser aprimorado, já que é potencialmente efetivo em situações de crise em que atos indescritíveis atentam contra a dignidade da pessoa humana”.
Por sua vez, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) datado de 2001 e baseado no estudo intitulado “A Responsabilidade de Proteger”, financiado pelo governo canadense em parceria com iniciativas privadas, uma intervenção militar internacional seria justificada apenas a fim de impedir “genocídios, limpezas étnicas, assassinatos em massa, expulsões forçadas e intimidações civis”. Ainda de acordo com o documento, “a intervenção armada deveria ser o último recurso para evitar sofrimento humano maciço quando um governo não puder ou não quiser proteger seus cidadãos”. Cabe frisar ainda que, à época, tanto Gareth Evans, ex-ministro das Relações Exteriores da Austrália e co-presidente da comissão que produziu o relatório, quanto o argelino Mohamad Sahnoun, também co-presidente da comissão e conselheiro da Organização das Nações Unidas para a África, foram bastante explícitos ao afirmar que os 15 países-membros do Conselho de Segurança do órgão teriam que autorizar previamente qualquer intervenção desta natureza. E, se por qualquer motivo o conselho fosse impossibilitado de deliberar a este respeito, então a Assembleia Geral deveria interceder.
Fica claro, portanto, que do ponto de vista formal não haveria justificativas concretas para uma intervenção internacional na Região Serrana fluminense em janeiro de 2011, da mesma forma como os critérios apontados não citam, em momento algum, qualquer patamar de número de mortos como limite a ser tolerado num determinado episódio, seja ele natural ou provocado. O que, obviamente, não permite eliminar a possibilidade de ter havido constrangimentos íntimos por parte de um ou outro responsável pela coleta dos dados, desde que estes tenham sido gerados por ignorância do tema, ou motivações de qualquer outra natureza que escape a esta apuração.
Metodologia
Já a pergunta sobre o número real de vítimas é muito mais difícil de ser respondida de maneira definitiva, sobretudo por uma diminuta equipe de reportagem, trabalhando com tempo limitado de apuração. Por outro lado, caso a diferença entre os valores reais e aqueles divulgados fosse mesmo tão grande quanto tornou-se hábito dizer, então não deveria ser difícil encontrar junto às vítimas nomes que não constassem em nenhuma lista, demonstrando que as informações oficiais precisariam ser revistas. E foi com este objetivo alcançável que a reportagem de A VOZ DA SERRA visitou as zonas mais afetadas pela catástrofe e ouviu o relato de diversos sobreviventes, tanto em Nova Friburgo quanto em Teresópolis, ao longo de aproximadamente 20 dias.
Paralelamente, também foram reunidas todas as listas de falecidos e desaparecidos de domínio público, numa tarefa em que o jornal Diário de Teresópolis foi de grande auxílio. A principal destas planilhas, tanto pela acessibilidade ao público quanto pelo seu caráter oficial, foi aquela disponibilizada na internet pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Mas, além dela, também foram consultadas a mais recente lista de desaparecidos de Teresópolis, contendo 75 nomes, e até mesmo a lista exposta no monumento às vítimas da tragédia, na Praça do Suspiro, por se tratar de um cadastro público, de fácil consulta popular.
Desafios da coleta
Sob diversos aspectos, a tragédia climática de 2011 foi, também, a tragédia da desinformação. O boato da represa rompida, que tanto pavor causou à população em seu momento de maior fragilidade emocional, é certamente o melhor exemplo do tipo de sofrimento desnecessário que pode ser agregado através do tratamento impreciso ou irresponsável das informações. Mas, infelizmente, não é o único.
Passados cinco anos, apurar os nomes das vítimas é se deparar com uma infinidade de problemas no trato informativo. Importa observar, por exemplo, que a dinâmica da tragédia, sobretudo na zona rural, foi especialmente cruel com os mais frágeis, deixando para trás muitos homens adultos sem família. E, em muitas dessas famílias desfeitas, eram justamente as crianças as únicas pessoas efetivamente alfabetizadas. Da mesma forma vale lembrar que, assim como as pessoas, também os documentos foram levados pela enxurrada. Assim, a própria obtenção da grafia correta dos nomes — etapa importantíssima para que não haja duplicidades na lista geral – representa um desafio em si mesmo, e não surpreende que ao longo das listas tantos familiares sejam registrados com o mesmo sobrenome escrito de várias formas diferentes. Não por acaso, a reportagem de A VOZ DA SERRA se viu obrigada a registrar com ressalva as discrepâncias encontradas, frisando que “se a grafia estiver correta, o nome não se encontra em nenhuma das listas consultadas”.
A gama de dificuldades, contudo, não para por aí. Em Vieira, distrito de Teresópolis, chegou-se ao caso de uma família de meeiros que havia chegado de Miracema havia pouco tempo, e que não deixou sobreviventes. “O problema é que morto não faz cadastro”, resumiu a aposentada Maria Dilma Nepolicemo da Silva, para a matéria de AVS que marcou os quatro anos da tragédia. Certamente, houve muitos casos semelhantes ao longo das zonas mais afetadas. Ainda assim, de acordo com o Ministério Público, mesmo esta regra pode ter tido exceções, pois houve ao menos um caso de pessoa assassinada dias após a tragédia em que os responsáveis tentaram fazer parecer se tratar de mais uma vítima das chuvas.
E não o único caso de tentativa de inclusão. Perdido entre os mais de 400 nomes de desaparecidos havia um que não aparentava ter qualquer ligação com Nova Friburgo. Nenhum parente próximo, nenhum registro de passagem pela cidade, absolutamente nada. O Ministério Público apurou os fatos, e chegou a um baiano, vivo e com diversos antecedentes criminais, que aparentemente gostaria de ser dado como morto e viu na tragédia uma boa oportunidade de começar uma vida nova, com outra identidade. Situação semelhante viveu o jovem advogado Renato Schuenck, também de Vieira, distrito de Teresópolis. Atuante e engajado, Renato foi um dos muitos heróis revelados pela desgraça e, além de ajudar 16 famílias a conseguirem novas casas, prestou consultoria jurídica gratuita a muitas das vítimas. Numa dessas oportunidades, contudo, o advogado se deparou com um caso de dez corpos sem identificação que família alguma havia reclamado até então, e que começavam a chamar a atenção de pessoas interessadas em apagar os próprios passados, por assim dizer.
Por fim, o caso dos dez corpos não reclamados demonstra ainda um aspecto raramente abordado da tragédia, e que dialoga diretamente com o primeiro problema listado aqui. Diversas vítimas – como as citadas crianças – não deixariam pensão, ou qualquer benefício que justificasse um esforço maior de registro, num momento em que o desespero era absoluto. Sempre com muito cuidado, foi possível ouvir de pessoas que trabalharam diretamente neste processo que muitas vezes a falta de informações nasceu do desinteresse e da descrença dos próprios familiares sobreviventes.
Confronto de dados
Dando especial atenção a casos de maior complexidade, a reportagem de A VOZ DA SERRA reuniu 20 nomes de possíveis vítimas não contabilizadas. Dessas, sete residiam nas localidades de Prainha, Barracão dos Mendes e Florândia da Serra, no distrito friburguense de Campo do Coelho, e 13 em Vieira, já nos limites de Teresópolis.
Entre as vítimas de Nova Friburgo, nada menos que quatro (57%) não constavam em nenhuma das listas de acesso público, enquanto uma quinta, o jovem, Wesley da Conceição Duarte, constava no Plid, mas não na placa em homenagem às vítimas, na Praça do Suspiro. Em Teresópolis, por sua vez, sete dos 13 nomes (53%) levantados não constavam nem no Plid, nem na lista mais atual de desaparecidos.
Nos dois casos o resultado foi discrepante o bastante para confirmar a necessidade de uma revisão dos dados públicos, mas ao mesmo tempo ofereceu nomes constantes nas listas em quantidade suficiente para confirmar a credibilidade das fontes consultadas. Restava apenas cruzar tais dados com as informações em posse do Ministério Público.
A situação de Nova Friburgo
De posse de tais informações, a reportagem de AVS entrou em contato com o promotor Hédel Luís Nara Ramos Júnior, da Vara Cível de Nova Friburgo, que desde o primeiro momento vem empenhando-se pessoalmente em registrar e encontrar todas as vítimas das chuvas de janeiro de 2011. O encontro durou mais de duas horas, e foi realizado na última sexta-feira, 8, no próprio MP.
Além de dividir situações como as já narradas tentativas escusas de inclusão na lista de vítimas, Hédel explicou também que os trabalhos de identificação continuam a ser realizados, e vão continuar até que a lista seja completamente zerada. “No ano passado nós conseguimos fazer três novas identificações, e, felizmente, os três desaparecidos já encontravam-se entre os corpos aguardando reconhecimento, de tal modo que a lista de vítimas não cresceu. Apenas saíram da lista sem identificação para a de vítimas encontradas. Atualmente temos 13 corpos aguardando identificação, e 13 vítimas desaparecidas. Minha esperança é de que a gente consiga fazer essas identificações entre o material que já temos, para que todas as vítimas sejam localizadas e finalmente possamos dar este trabalho como encerrado”, afirmou.
Mas, se 13 corpos já foram localizados, por que os exames de DNA ainda não foram concluídos? “A verdade é que a partir de meados de 2014, e sobretudo ao longo de 2015, o número de exames realizados caiu drasticamente. Principalmente por conta de uma desmobilização do Instituto de Pesquisa Perícia Genética Forense (IPPGF) do Instituto Médico Legal (IML) sede, vinculado à secretaria de segurança da chefia de Polícia Civil, mas também porque o IPPGF tem encontrado dificuldades junto à perícia médica aqui em Nova Friburgo para a realização de exumações, a fim de tornar possível o confronto de DNA com todos os parentes dos desaparecidos. Se não me falha a memória nós temos quatro corpos que precisariam ser exumados, porque seus DNAs não constam no banco de dados do IPPGF. Felizmente, por outro lado, todos os parentes dos desaparecidos já tiveram seu material genético coletado”, explicou o promotor. Hédel também compartilhou com a reportagem de AVS que, por incrível que pareça, no fim de novembro de 2015 o desaparecido Ramon Serra Gonçalves foi encontrado com vida, em Planaltina, no Distrito Federal.
Certo, mas e quanto aos nomes apurados, omitidos nas listas públicas? Estariam eles nos dados atualizados em posse do promotor? Sim, de forma inegavelmente reconfortante, todos os nomes apurados pela reportagem de A VOZ DA SERRA em Nova Friburgo puderam ser identificados na lista atualizada de vítimas, com uma única exceção. Lucilene de Queiroz Duarte, coincidentemente mãe do jovem Wesley citado anteriormente, não aparece em nenhuma listagem, mas seu caso é compreensível. Afinal, ela foi retirada com vida da enxurrada, e encaminhada por helicóptero para o hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, onde veio a falecer em decorrência de uma infecção generalizada. É lícito, portanto, imaginar que possa ter havido casos semelhantes, de pessoas retiradas com vida e tratadas em outras localidades, que tenham falecido em decorrência da tragédia climática e não constem nas listas oficiais. Uma situação grave, que representa uma distorção dos números, mas ao menos garante o conhecimento a respeito do óbito e um sepultamento digno. O que o promotor teria a dizer a respeito deste tipo de situação?
“Nós temos conhecimento a respeito do caso da Lucilene. Lembro que ela foi transportada de helicóptero, e é possível que haja situações semelhantes, em pequeno número. Mas é importante registrar que Leonardo Teles, que é o representante da Corregedoria Geral, determinou que todos os cartórios do registro civil nos encaminhassem as cópias das certidões de óbito de todas as vítimas da tragédia. Mas sabemos que nem todos os cartórios fizeram isso, porque alguns não estão na área de determinação da Corregedoria Geral em Friburgo, embora tenha havido a solicitação para que este procedimento fosse adotado em esfera estadual. Então existe a possibilidade de casos pontuais, mas nós temos a mais absoluta tranquilidade de que o número de mortos em Nova Friburgo, na pior das hipóteses, não será maior do que 460 vítimas. E se há alguém que queira dizer que esse número não é verdadeiro, que tragam a mim o nome da vítima que está faltando, ou me expliquem por que as famílias dos mortos que estariam faltando jamais se manifestaram a este respeito em busca do reconhecimento da morte dos seus entes queridos”, encerrou o promotor.
Assim, a situação que se apresenta em Nova Friburgo é de que o número de vítimas pode variar entre 442 e 455 pessoas, conforme os corpos ainda não identificados sejam ou não dos desaparecidos já cadastrados, além de eventuais casos de vítimas que porventura tenham falecido fora da cidade, sem a devida comunicação aos órgãos competentes. O grande problema de falta de publicidade com relação às informações atualizadas em Nova Friburgo está sendo resolvido momentaneamente, através da publicação da lista mais atualizada do Ministério Público nesta edição de A VOZ DA SERRA. Não foi possível obter lista semelhante com relação às vítimas de outras cidades da Região Serrana, e nem tampouco descobrir se tais listas existem. Diversos sinais, infelizmente, sugerem que não.
Vale destacar, por fim, que a participação popular pode prestar grande auxílio à exatidão e à credibilidade destes dados, analisando a lista publicada nesta edição, e fazendo os devidos apontamentos à redação do jornal ao diretamente ao Ministério Público, caso haja alguma imprecisão devidamente comprovada.
Relação de mortos e desaparecidos da tragédia de 2011 em Nova Friburgo-RJ
Mortos
- ADALBERTO PAULO ESPINDOLA
- ADALTO DA SILVA
- ADEJAR DE CASTRO
- ADENOR COIMBRA DA SILVA
- ADIB JORGE
- ADILSON DA SILVA MOREIRA
- ADRIAN EDUARDO GARCIA DE OLIVEIRA
- ADRIANA BALONECKER CIRINO COELHO
- ADRIANA FERREIRA DA SILVA
- ADRIANO DA SILVA VEIGA
- ADRIANO JOSÉ MONTEIRO
- ALAIDE SOARES DE SOUZA
- ALAN CUNHA RIBEIRO
- ALDINA TEREZA SPEZANI
- ALEFF CIRINO COELHO
- ALESSANDRO GRAVINO SOARES
- ALESSANDRO JUNIOR BOTELHO FERREIRA
- ALINE DE LIMA DUARTE
- ALISON CUNHA RIBEIRO
- ALZENIR OUVERNEY GONÇALVES
- ALZENIRA PAULINO
- AMANDA DE MIRANDA CARVALHO
- AMANDA QUEIROZ DA SILVA
- AMARILDO OLIVEIRA DA SILVA
- AMARILZA APARECIDA RIBEIRO SCHINEIDER
- ANA BEATRIZ MACEDO GOMES MAIA
- ANA CASSIA RIBEIRO DOS SANTOS
- ANA CLARA QUEIROZ DA SILVA
- ANA CLARA PEDRO MINEIRO DA SILVA – (POS DNA – CORPO 127 – PI 99-12 E 47-11)
- ANA DE FATIMA OLIVEIRA
- ANA JULIA SILVA CARDOSO
- ANA LARA MACEDO GOMES MAIA
- ANA LUIZA LIMA DOMINGOS
- ANA MARIA OLIVEIRA CARNEIRO
- ANDELIRA GONÇALVES
- ANDERSON FLORES MARTINS
- ANDREA GOMES DA SILVA
- ANDREA MARIA PEREIRA BARBOSA
- ANDREIA MARTINS SANCHO LOPES
- ANDRELINA GOMES TEIXEIRA (ação de registro tardio de óbito – 0013969-49.2012)
- ANELMA MONTEIRO DE SOUZA
- ANGELA MARIA CAMARA COIMBRA
- ANGELA MARIA RODRIGUES
- ANGELA OLIVEIRA ADAMI
- ANNA CAROLINA GUERRA E SILVA PIRES FARIA
- ANNA FERREIRA QUINCALHA
- ANNA LÍVIA DE ARAÚJO DA SILVA MACÁRIO – PI 47/12, PLID 5114, Proc. 0000946-02.2013 – Justificação de Óbito - Sentença
- ANSELMO ALBERTINI ASSUMÇÃO
- ANTONIA AGOSTINHO DA SILVA
- ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA
- ANTONIO GOMES DA SILVA
- ANTONIO PAULO SANTOS NUNES FERREIRA
- ANTONIO SPEZANI
- ARCELINO ROSA DE FREITAS
- ARILTON PEREIRA DE SOUZA
- ARLETE COSTA DA SILVA
- ARLINDO SANTOS COELHO
- ARNALDO COSTA
- ARTELINO DERRIHU
- ARTHUR GABRIEL RODRIGUES DERRIHU
- ASHLEY BRUNA LIMA SILVA
- ASSIS CARLOS FAGUNDES
- ATAIDES MAXIMIANO DA SILVA
- AZAFE BATALINE LEITE
- BEATRICE MONNERAT VILLATI
- BEATRIZ FERNANDES SILVA
- BENEDITO OBERDAN DE ANDRADE
- BERNADETE PEDRETTI GONÇALVES
- BERNARDO SANCHO LOPES MOLIARI
- BRANCA DE MELO
- BRUNA VELOSO DA SILVA CARDINOT
- BRUNO ROBERTO DA SILVA (Justificação de óbito – Proc. 0023025-09.2012, Sentença)
- CAIO DOS SANTOS OLIVEIRA
- CAIO MARTINS DE ARAUJO
- CALEBE SCHUENCK SILVA
- CAMILA FERREIRA ALVES
- CARL REINHARO KOHLER
- CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ESTEVES
- CARLOS DANIEL MENDES FARIA
- CARLOS HENRIQUE DA SILVA COSTA
- CARLOS JOSIVAM LAURINDO (P.I. 135/11, PA 53/13, EM ANDAMENTO, CORPO 118)
- CARLOS ORLANDO ANDRADE DA SILVA
- CAROLYNE RODRIGUES DA SILVA
- CHARLES DE LIMA NASCIMENTO (JUSTIFICAÇÃO DE ÓBITO – D.P. – P.I. 57-2011)
- CLAMILDA MARIA FREZ DE OLIVEIRA
- CLARISSA BATISTA CARNEIRO
- CLAUDIA GIOVANA CUNHA DE LIMA
- CLAYVER GONÇALVES LOPES
- CLEDIR ROSA DA SILVA
- CRISTIAN SIPRIANO
- CRISTIANE LOPES MARTINS DE ARAUJO
- DALVA DA SILVA RAYMUNDO
- DANIEL DA CONCEIÇÃO SANTOS
- DANIEL SOARES DA SILVA
- DANIELA RIBEIRO
- DANILO SOARES DA SILVA VALENTIM
- DAVI KNUPP DO NASCIMENTO
- DEIVID CYPRIANO VALENTIM
- DEJAIR DE SOUZA OLIVEIRA
- DELIZIA PACHECO PIRES AMARAL
- DELMA MARTINS LEAL
- DIONEA HERDI LAGOA ROCHA DE ABREU
- DIVA MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS (retificação da certidão para correção do nome e outros dados – proc. 0002097-66.2014)
- DJOHN HEBERT DOS SANTOS VAZ DA SILVA
- DJON LIAS VAZ DA SILVA
- DOMINIQUE FERREIRA DA SILVA
- EDGAR FRANCISCO DOS SANTOS (DNA 160/2012 – PI 95/2011)
- EDINEA KLEN TEIXEIRA
- EDIVALDO DE SOUZA
- EDUARDO CARDOSO DA CUNHA
- EDUARDO DE OLIVEIRA
- EDUARDO GUEDES DA CUNHA
- ELAINE DA SILVEIRA SILVA
- ELAINE MACEDO GOMES
- ELENILTO GRATIVOL
- ELIANA FIGUEIRO
- ELIANETH RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
- ELIEL MACHADO MOREIRA
- ELISANGELA DA SILVA DOS SANTOS
- ELIZANGELA DE OLIVEIRA SILVA PAULINO
- ELSON ANDRADE
- EMANOEL PEDRETTI DOS SANTOS
- ENZO JORGE DOS SANTOS
- ERIK RANGEL DUARTE
- ERNANDES SCHUENCK
- ERNANI MACHADO BOTELHO
- EROTIDES GUERRA E SILVA
- EROZITA FERREIRA CABRAL
- ESTER BELO DE FREITAS
- EULANDA ROCHA
- EVA BERNARDINA DA SILVA SANTOS
- EVANDO SCHINEIDER
- EVELYN RANGEL DUARTE
- FABIANA MORAES PINTO
- FABIO DE LIMA SILVA
- FELIPE LORRAN ANDRADE MACHADO
- FELIPE MIRANDA GRIPP
- FELIPE VELLOZO PALADINO
- FERNANDA GIRÃO DE LIMA SILVA
- FERNANDA MORAES PINTO
- FERNANDO DE OLIVEIRA
- FLAVIO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
- FLÁVIO UANDERSON RODRIGUES DE FREITAS
- FRANCIELLY CIRINO COELHO
- FRANCISCO DE ASSIS AMORIM
- FRANCISCO JURANDY DOS SANTOS
- FRANCISCO SOARES DE ARAUJO
- FRANÇOIS FERREIRA DO NASCIMENTO
- FREDERICO ANDERSON ALVES METTE
- GABRIEL DA SILVEIRA SILVA
- GABRIEL FAGUNDES CABRAL
- GABRIEL HUBACH GUARILHA MORAIS
- GABRIEL JORINDO LEAL
- GEISA QUINTANILHA ESTEVAN
- GELSON DA SILVA
- GENTIL EMILIO SCHUENCK
- GEORGINA DE AZEVEDO
- GILBERTO SALLES MORAES
- GILMAR CAMARA COIMBRA
- GILMAR SILVA DE OLIVEIRA
- GILSON KNUST GOMES
- GLAUCIA RODRIGUES GUZZO
- GRACELINA RODRIGUES DA SILVA
- GRAZIELLE DA ROSA - criança, 7 anos, Proc. 013367-24.2013.8.19.0037
- GRIMALDO MATTOS DA SILVA
- GUILHERME DA SILVA ARAÚJO
- GUILHERME MASCARENHAS BARROSO
- GUIOMAR BORGES CARNEIRO (Justificação de óbito – Proc. 0025024-94.2012)
- GUSTAVO CHARRET CORRÊA
- GUSTAVO MASCARENHAS BARROSO
- GUSTAVO RODRIGUES FRANCISCO
- HELDAI ARAUJO RAMOS DA SILVA
- HELENA MASCARENHAS
- HENRIQUE DE MELO CORREA
- HERMES ANTONIO REIS MONERAT
- HUGO AMARAL
- HUGO ANDRÉ AMARAL (Justificação de Óbito Proc. nº 0008670-28.2011.8.19.0037)
- INGRID NORDFALK FROTA
- IOLANDA GUARILHA DE SOUZA
- IONES LEVI DOS SANTOS
- IRIS RODRIGUES DA SILVA CONCEIÇÃO
- ISIDORO VERMELINGER CAMARA
- ISMAELITA MASCARENHAS
- ISRAEL BEZERRA RIBEIRO
- ISRAEL PEIXOTO DE MELLO
- ITAMAR JARBAS MARQUES JUNIOR
- IVAN DEOLINDO DA SILVA
- IVETE DE SOUZA
- JACILEIDE SANTOS FERREIRA
- JANAINA LIMA MEYER
- JANDER SILVA PALADINO
- JÁNEFAN DA SILVA GOMES
- JEFERSON MIRANDA DE SOUZA
- JEFFERSON BOTELHO FERREIRA
- JEISE LOPES
- JENIFFER CABRAL SIQUEIRA
- JHENIFFER ALVES PINTO
- JHON LENO VAZ DA SILVA AMARAL
- JILCIANE BARBOZA SILVA
- JOÃO ALBERTO COSTA RAFAEL
- JOÃO BAPTISTA CORREA
- JOÃO BATISTA BREDER
- JOÃO VICTOR LIMA DOMINGOS
- JOÃO VITOR RAYMUNDO MARTINS
- JOCINÉIA FERNANDES DA SILVA
- JOILSON MONTEIRO DE SOUZA
- JONAS FERNANDES COELHO
- JORDANE DE OLIVEIRA
- JORGE DOS SANTOS PINTO
- JORGE HENRIQUE SILVA FERREIRA
- JORGE HERDI AZEVEDO
- JOSÉ AMERICO RIBEIRO
- JOSE ANTONIO DOS SANTOS AMORIM
- JOSE AUGUSTO SOUZA BADINI
- JOSE CLAUDIO GRIPP
- JOSÉ DA SILVA
- JOSÉ DARCY FERREIRA
- JOSÉ ELIAS RAYMUNDO PEREIRA
- JOSÉ FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA
- JOSÉ JUNIOR SCHENK
- JOSE LUIZ PERRUT
- JOSÉ MÁRCIO MACÁRIO DA SILVA
- JOSÉ MESSIAS ARNOLD QUINCALHA DA ROCHA
- JOSÉ MESSIAS DA SILVA
- JOSÉ RODRIGUES
- JOSIAS MANOEL STOFEL
- JUDITH SOARES DA SILVA
- JULIANA BARBOZA SILVA
- JULIANA DA SILVA CABRAL
- JULIANA LINHARES DE SOUZA
- JÚLIO LO BIANCO
- JURACY COELHO DAMASCENO
- JUREMA NOVAES DE OLIVEIRA - PI 53/12, PLID 5115, Ação de Registro Tardio de Óbito nº 0010939-40.2011.8.19.0037, sentenciada
- JUSSARA ARAUJO PIMENTEL
- KAMILA DE ARAÚJO SILVA
- KAMILLY ROCHA FERRAZ
- KAMILLY VICTORIA GOMES MACHADO
- KASSIANE DA ROCHA LINHARES FRANÇA
- KATLIN DA COSTA MOREIRA (nome retificado – antes: KETELI GOMES MACHADO – PROC. 0010760-67.2015.8.19.0037 - SENTENCIADO)
- LAIDE DOS SANTOS FERRAZ
- LAIS DA SILVA CARDINOT (Justificação de óbito – Proc. 0013964-27.2012)
- LARISSA COIMBRA DE ARAUJO
- LAURA CARDINOT DA CUNHA
- LENY DOS REIS ADÃO
- LEONAN DE MOURA DAMIÃO
- LEONARDO DA SILVEIRA SILVA
- LEONARDO MARQUES FRANCO
- LIBERALINA DE FREITAS LOBATO
- LIVAIR DA SILVA MACÁRIO
- LORRAYNE QUINTANILHA MONTEIRO (Justificação de óbito – 0014333-21.2012)
- LOURDES COUTINHO PERRUT
- LUCAS DA SILVEIRA SILVA
- LUCAS GUEDES ISMÉRIO DA SILVA
- LUCAS PINHO FILETO
- LUDMILA LIMA FERNANDES
- LUIS CARLOS DE SOUZA – PI 50/12, PA 72/13, PLID 5171, DNA POSITIVO GRC 325-11, Proc. 0002540-17.2014.8.19.0037, sentenciado
- LUIS DA CONCEIÇÃO
- LUIZ CARLOS DA SILVA MARTINS
- LUIZ CLAUDIO PEREIRA DA SILVA
- LUIZ COUTINHO
- LUIZ GUILHERME GUERRA E SILVA PIRES FARIA
- LUIZA DE OLIVEIRA RODRIGUES
- LURDES GOMES CASTRO DA SILVA
- LUZIA DA CONCEIÇÃO MARTINS
- MAICON GOMES
- MAICON SULIVAN GOMES MARCELO
- MAIKA DA CONCEIÇÃO SOUZA
- MANOEL JAMES ALMEIDA
- MANOEL JOSÉ DE MOURA
- MANOEL JOSÉ NOVAES
- MANOEL RODRIGUES FRANCO
- MANOELINA GARCIA CANTO
- MANUEL LUIS NUNES TERENCIO
- MANUELA LACAVE LOURENÇO DIAS
- MARCILENE PEDRO MINEIRO
- MARCIO FERRAZ CARDINOT
- MARCO ANTONIO ENNES VALENTE
- MARCOS ANTONIO FONSECA
- MARCOS ANTONIO VERLY DA CONCEIÇÃO
- MARCOS JEFFERSON DE LIMA SILVA
- MARCOS JERONIMO TORRES DA CRUZ
- MARCOS KLEIN MAIA
- MARCOS VINÍCIOS DA SILVA ALVES
- MARGARET GOMES TAVARES
- MARIA ALTINA NIEDERAUER DE OLIVEIRA JORGE
- MARIA AUGUSTA TORRES
- MARIA DALVA TORRES NICOLAU
- MARIA DE FÁTIMA CARDOSO DE OLIVEIRA
- MARIA DE LOURDES COELHO RODRIGUES
- MARIA DE LOURDES DA CONCEIÇÃO
- MARIA DE LOURDES GUZZO COSTA
- MARIA DO CARMO NOGUEIRA BRANTES
- MARIA DO SOCORRO DA SILVA GOMES
- MARIA ENICE DE AZEVEDO LEAL
- MARIA EUGENIA ROZA DA CONCEIÇÃO COUTINHO
- MARIA GENÉSIA DE CARVALHO (POSITIVADO NECROPAPILOSCOPIA – CORPO 150, PA 42/2013)
- MARIA HELENA SCHUMACKER CERQUEIRA
- MARIA IZABEL DE OLIVEIRA DELGADO
- MARIA JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA
- MARIA JULIA STUTZ MONNERAT
- MARIA LÚCIA DE SOUZA PADILHA
- MARIA NAZARÉ NOVAES DE SOUZA
- MARIA NAZARETH MIRANDA GRIPP
- MARIA ONEIDA BALONECKER ANDRADE
- MARIA OTTILIA BUSSINGER NAMEN
- MARIA RAIMUNDA HERDI LAGOA
- MARIA RIMES DOS SANTOS
- MARIA RITA DE MELLO
- MARIA SOBREIRA FERREIRA
- MARIA VICTÓRIA LACAVE GUERRA E SILVA
- MARIA ZÉLIA QUINCALHA DA ROCHA
- MARIA ZULMIRA SCHUAWAB DA PAIXÃO
- MARIANA VELLOZO PALADINO
- MARILENE FRANÇA DOS SANTOS
- MARILUCIA OSORIO VELLOZO
- MARILZA GONÇALVES DE SOUZA
- MÁRIO FERRAZ
- MARIO JANSEN
- MARIO MUNIZ DE ANDRADE
- MARLENE DO AMPARO PIRES LOPES
- MARLI DE LURDES DA SILVA
- MATEUS BOHRER NAMEN
- MATHEUS CARVALHO DA CUNHA
- MATHEUS PEREIRA GIRON – PI 56/12, PLID 5142, PA 61/2013 (óbito positivado, GRC 336)
- MAXIMIANO MARTINS DIAS
- MAYCK AZEVEDO STOFEL
- MICHELE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
- MONALISA CARDINAL SANTOS NUNES FERREIRA
- NADIR LOPES MARTINS
- NATALHA DUARTE QUEIROZ
- NATALIA SANGY VIANNA
- NATALIE BALONECKER ANDRADE
- NATALINO DELGADO
- NATANIELY DA SILVA CYPRIANO
- NATASHA LEOPOLDINO OLIVEIRA DA SILVA
- NAUANDA BRENDA BOTELHO DE MATOS
- NEIDE DAIANA QUINCALHA DA ROCHA
- NEIDINARA QUINCALHA DA ROCHA
- NERI MARIA RODRIGUES SCHUENCK
- NEWTON BORGES
- NICOLAS BATISTA DE SOUZA
- NILCE MORAES NOVAES – PI 104/12, PLID 5241, Ação de Justificação de Óbito nº 0010943-77.2011.8.19.0037, sentenciada
- NILSON GOMES BERNARDO
- NOEL DE OLIVEIRA SILVA
- NORMA DE MELO CORREA
- ODAIR JOSE CHENCHER DAMAZIO
- ONEIDA MARIA GONÇALVES
- OZORIO DA SILVA FILHO
- PAULO CEZAR VASSALO DE AZEVEDO
- PAULO HENRIQUE DA SILVA
- PAULO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR
- PEDRO JULIO BRANTES FOLLY
- PEDRO ROBERTO EYER
- PRISCILA SOARES PEREIRA MATTOS
- RAMIRO BORGES CARNEIRO
- RANIERY SOUZA DE OLIVEIRA
- RAPHAEL MAIA BARBOSA
- RAYNARA MONTEIRO DE OLIVEIRA
- RAYSSA SOUZA DE OLIVEIRA
- REGINA TORRES DA CRUZ
- REGINALDO DA CONCEIÇÃO
- REGINALDO DOS SANTOS
- REIJANE MACHADO BOTELHO
- REINALDO SVOBODA GONÇALVES
- RENATA CARDOSO DE OLIVEIRA GUIMARÃES
- RENATIELE GONÇALVES DE ANDRADE
- RENATO ANTONIO FONTELES DE FREITAS
- RENATO BAKINI
- RENATO PIRES FARIA
- RHAYNNE NOVAES SILVA
- RHUAN JANDRE ROMITO
- ROBERTO BAKIN
- ROBSON DE PAULA ALMEIDA
- RODRIGO DE OLIVEIRA SANTOS (DNA 160/2012 – PI 64/11)
- ROGERIA CUNHA EUCLIDES
- RONALDO RODRIGUES
- ROSA MARIA FERREIRA OLIVEIRA (ação de registro tardio de óbito – 0013971-19.2012)
- ROSANGELA COIMBRA DA SILVA
- ROSE GOMES DA COSTA (ação de registro tardio de óbito – 0013968-64.2012)
- ROSILENE DE SOUZA ROSA SCHOTT
- RUAN MENDONÇA PONCE DA SILVA
- SABRINA ADOLFO GONZAGA
- SABRINA PEREIRA RANGEL
- SALETE MARIA VASSALLO
- SAMARA DA SILVA COELHO
- SANDRA MARA NOVAES DE CARVALHO
- SANDRO DE AZEVEDO LEAL
- SARA GUERRA E SILVA FARIA
- SÉRGIO TCHERNEV REYS
- SIRLEI NOGUEIRA DA SILVA
- SORISMAN MARTINS FARIAS
- SUELEN DE OLIVEIRA MARCELO
- SUZANA GUZZO
- TAISSA DA SILVA CARDINOT
- TAISSA GUZZO
- TAMARA GUZZO COELHO
- TATIANE MARTINS LEAL
- TATIANE SCHUENCK SILVA
- THARLES GONÇALVES FREITAS
- THEREZINHA APARECIDA DE JESUS
- THIERALD MONTEIRO DE OLIVEIRA
- THIERY MONTEIRO DE OLIVEIRA
- TIAGO CARDOSO LOPES
- VALDEIA DA SILVA OUTEIRO
- VALDENIR DA ROSA
- VALESKA BUSSINGER NAMEN
- VANDERLEI DA CONCEIÇÃO SANTOS
- VICTOR HUGO GUERRA E SILVA PIRES FARIA
- VICTOR LEMBO SPINELLI
- VINICIUS JOSE DE JESUS
- VIVIANE DE OLIVEIRA PACHECO RENTES
- VIVIANE GARCIA DE OLIVEIRA
- VIVIANE MONNERAT VILLATI
- WALACE RODRIGUES DA SILVA BOTELHO
- WALDECIR MENDONÇA DA SILVA
- WALTELINO DE OLIVEIRA LIMA
- WANDERLEA HECKERT DE PAIVA
- WANDERSON CARDOSO GOMES
- WAYSON DIAS VASQUE
- WELLINGTON PACHECO CARDINOT
- WENDERSON DE FARIAS OLIVEIRA
- WESLEY DUARTE DA CONCEIÇÃO (criança – morte presumida, Juízo da Comarca de Sumidouro – Proc. 0000815-55.2013.8.19.0060)
- WILLIAM CUNHA FIGUEIRA
- WILLIAM DE MELO SUÉT
- WILLIAN DA SILVA
- WILSON ZEITUNE
- ZENALDO JOSÉ GOMES DA COSTA
- ZIDANE MONTEIRO DE OLIVEIRA – PA 49/13, PI 83/11, PLID 5771, IDENTIFICADO, GRC 281/2011, Proc. 0002538-47.2014.8.19.0037, sentenciado
- ZILDA ALVES PEREIRA
- GUIA 320/11 – 151ª DP – R.O. 00197/11 – DESCONHECIDO
- CORPO 005 – HOMEM (PI 34/11) – TRILHA DO CÉU QUADRA V Nº 15
- CORPO 028 – HOMEM (PI 90/11) – TRILHA DO CÉU QUADRA V Nº 5
- CORPO 081 – DESCONHECIDO – SJB – ÁREA DE INDIGENTE – GAVETA 2A
- CORPO 106 – HOMEM (PI 91/11) – TRILHA DO CÉU QUADRA V Nº 52
- CORPO 144 - CRIANÇA (PI 50/11) – TRILHA DO CÉU QUADRA V Nº 46
- CORPO 268 - MULHER (PI 52/11) – SJB – ÁREA DE INDIGENTE – GAVETA 11A
- CORPO 296 - DESCONHECIDO (PI 45/11) – SJB – ÁREA DE INDIGENTE – GAVETA 16A
- CORPO 334 – MULHER DESCONHECIDA (PI 94/11) (POSSÍVEL PATRÍCIA ALVES PEREIRA – PA 60/13) – TRILHA DO CÉU QUADRA W Nº 48
- CORPO 384 - MULHER (PI 55/11) – POSSÍVEL NILZEA FIGUEIRA DA SILVA – TRILHA DO CÉU QUADRA W Nº 16
- CORPO 394 - CRIANÇA MASCULINO (PI 40/11) – TRILHA DO CÉU QUADRA W Nº 29
- CORPO 396 - OSSADA (PI 63/11)
- CORPO 397 - OSSADA (PI 112/11)
- Total de mortos confirmados em 8 de janeiro de 2015: 442 (quatrocentos e quarenta e dois)
- ALDENIR JOSÉ DA SILVA - PI 45/11, PLID 5004, em diligências
- ALESSANDRO SANTOS PEREIRA – PI 46/12, PA 40/13, PLID 5660, em diligências
- ANA LÚCIA DE OLIVEIRA SANTOS – PI 100/12, PLID 5793, em diligências
- CARLOS HENRIQUE MENDES - PI 45/12, PLID 5633, em diligências
- FLORENTINO RODRIGUES FERREIRA – PI 54/12, PLID 5229, em diligências
- ISAÍAS JARBAS MARQUES – PI 101/12, PLID 5749, DNA negativo, em diligências
- JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA - PI 30/12, PLID 5639, em diligências
- LEIDIANE DE OLIVEIRA SANTOS – PLID 6426, DNA CORPO 127 NEGATIVO
- NATALICIO SOUZA ARANHA – PI 34/12, PLID 5140, em diligências
- NILZEA FIGUEIRA DA SILVA – POSSÍVEL CORPO 384 – PI 55/11 – em diligência – DNA - PLID
- PATRÍCIA ALVES PEREIRA – PI 57/12, PLID 5136, em diligências
- SIRLENE MARIA DE FÁTIMA MARQUES – PLID 5154, Aguardando resultado DNA
- TÂNIA ELIONAI BRAGA GOMES - PI 37/12, PLID 5689, em diligências
- WESLEY DUARTE DA CONCEIÇÃO- PI 40/11, PLID 5166, DNA negativo com o pai, Elmir Sepolar da Conceição – óbito declarado
- ALESSANDRO SANTOS PEREIRA – PI 46/12, PA 40/13, PLID 5660 (localizado em SJ Campos – SP)
- ELAZI ALVES – PA 54/2013
- JUCELIO COELHO BARBOZA – PI 38/12, PLID 5191, em diligências (localizado);
- LUCIANE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES – PI 36/12, PA 52/13, Proc. MPRJ 2012.00403616 (ARQUIVADO)
- RAMON CEZAR GONÇALVES – PI 98/12, PA 50/2013, PLID 5242 (residente em Planaltina – DF, cf. informação de sua filha Sulamita.
Deixe o seu comentário