Tour pelo Anchieta encanta visitantes com a rica história do colégio

Visita guiada explora espaços antes desconhecidos, como a Biblioteca da Filosofia, a capela Mater Pietatis, o quarto do padre Luiz Yabar, uma sala de aula retrô e muito mais
sábado, 31 de agosto de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)

Desde o último dia 24 o Colégio Anchieta, tradicional instituição de ensino de Nova Friburgo, passou a abrir suas portas para o Tour Anchieta, uma visitação guiada que reconta a história do colégio jesuíta, desde o início de sua história, há 133 anos, até os dias de hoje, explorando seu vasto acervo, como a Biblioteca da Filosofia, a pequena capela Mater Pietatis, o quarto do padre Luiz Yabar e uma sala de aula retrô. Um verdadeiro mergulho em diferentes temáticas como a fé, o trabalho, a música, o esporte e os estudos em tempos passados.

“O Tour Anchieta traz um pouco da história do colégio em paralelo com a história de Nova Friburgo. A partir disso exploramos curiosidades, fatos interessantes que aconteceram no colégio e muitas surpresas. Vale a pena vir conferir pessoalmente essa experiência de fazer uma viagem ao passado”, convida Gabriel Ludolf (foto mais abaixo), representante da Raiz Turismo Receptivo, empresa responsável por realizar as visitas guiadas.

Dezenas de pessoas já visitaram o espaço no último fim de semana, o primeiro deste novo e relevante atrativo turístico de Nova Friburgo, que reúne muita história, arquitetura, religiosidade e curiosidades de uma das instituições de ensino mais importantes da cidade. O Tour Anchieta começa pelo portão principal do colégio, subindo a imponente escadaria de madeira feita com uma técnica que não utilizou um prego sequer. Em seguida, o visitante confere uma linha do tempo desde os tempos da construção do prédio, até os dias atuais.

A primeira sala a ser visitada é a Biblioteca Padre Manoel da Nóbrega, a Biblioteca da Filosofia, espaço que pertenceu à Faculdade de Filosofia do Colégio Anchieta e possui grande acervo de livros de teologia, filosofia, religiões, história, história da igreja e hagiografia (uma espécie de biografia dos santos). Sobre algumas mesas também estão expostos documentos raros da história do colégio, como o registro das notas de Carlos Drummond de Andrade e um texto dele na “Aurora Colegial”, a primeira revista colegial do Brasil.

Em seguida, o visitante é guiado até a sala da Arte Sacra, espaço que conta com objetos religiosos e históricos, como dezenas de itens que pertenceram a diversos santos, além de cálices, taças e outros objetos litúrgicos da Igreja Católica. Um dos itens mais interessantes é uma roupa original usada pelo Papa Pio X.

Depois o visitante conhece o quarto do padre Luiz Yabar, que por várias vezes foi reitor do Colégio Anchieta, o primeiro no atual prédio. Durante seu reitorado, fundou a revista “Aurora Colegial”, além de criar e acompanhar um grupo de mães cristãs. O quarto conta com vários objetos da época, além de três volumes de cópias de cartas escritas pelo próprio padre.

Também faz parte do Tour Anchieta a Capela Mater Pietatis, espaço que era do uso exclusivo dos padres jesuítas e dos noviços. É toda feita em madeira trabalhada em marchetaria, num estilo que lembra o gótico. Sobre o altar estão expostas imagens de seis santos, entre eles Santo Inácio de Loyola.

Na Sala de Esportes o visitante encontra troféus e medalhas conquistados por alunos do Colégio Anchieta nas últimas décadas, além de camisas alusivas às Olimpíadas Internas do colégio, evento realizado anualmente com os alunos. O espaço também conta com objetos antigos, como uma bola de futebol de couro, uma bola de arremesso de peso e até uma chuteira com trava de pregos, algo comum na época.

Na Sala de Música foi colocado um grande acervo de discos e vinis encontrados no porão do Colégio Anchieta. São cerca de três mil discos de música clássica importados, mil discos de música popular brasileira e alguns de músicas religiosas, além de diversos instrumentos musicais.

A visitação termina na sala de aula retrô, que apresenta carteiras antigas, quadro negro de giz, camisas comemorativas e flâmulas antigas encontradas em diversos cômodos do Colégio Anchieta. O espaço também tem itens como retroprojetores, mimeógrafos e outros objetos que já foram muito utilizados e hoje servem apenas como peças de museu.

O Tour Anchieta é guiado pela agência Raiz Turismo Receptivo, sempre aos sábados e domingos, em dois horários, às 9h e às 11h30. Os ingressos custam R$ 10 por pessoa. As visitas têm duração média de uma hora e 15 minutos. Agendamentos e mais informações podem ser obtidas com a agência pelo telefone (22) 9 9895 1063, ou pelo email raizturismoreceptivo@gmail.com.

Veja, abaixo, mais fotos do tour na galeria:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade