TJD pode julgar hoje recurso que “salvaria” o Frizão da queda no Estadual

O Campeonato Carioca ainda não terminou. Pelo menos nos bastidores
quarta-feira, 08 de junho de 2016
por Vinicius Gastin
Apesar de ter feito 17 pontos no geral, Frizão acabou rebaixado: regulamento questionado (Foto: Friburguense A.C)
Apesar de ter feito 17 pontos no geral, Frizão acabou rebaixado: regulamento questionado (Foto: Friburguense A.C)

O Campeonato Carioca ainda não terminou. Pelo menos nos bastidores. O departamento jurídico do América reuniu argumentos, e garante ter provas suficientes para, com base no que diz o regulamento do campeonato, conseguir salvar o clube do rebaixamento. A ação, basicamente, questiona a fórmula adotada na edição deste ano do Estadual. Em caso de desfecho positivo para o alvirubro, o Friburguense — o outro rebaixado na edição deste ano — seria diretamente beneficiado. O julgamento do caso ocorrerá, provavelmente, nesta quinta-feira, 9.

“Lembro da reunião que definiu essa possibilidade. Foi muito tumultuada e ligada a questão da Primeira Liga, da mudança. Foi discutido que ia ter seletiva, que não ia ter mais, depois decidiu-se que teriam duas fases. No regulamento, entendi que ia terminar a primeira fase começando do zero na Taça Rio, mas não em relação ao rebaixamento. Não pode um time perder pontos no Tribunal, ter zero ponto na tabela, mas não valer de nada e começar do zero depois. Enquanto um time briga para estar entre os oito melhores e fica de fora por um ponto. É uma situação que estava escrita no regulamento, um erro, um erro de todos nós, esse entendimento de zerar a pontuação para a Taça Rio”, avalia o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, lembrando os casos de Tigres e Bonsucesso, que perderam pontos ainda na primeira fase por terem escalado jogadores de maneira irregular.

No primeiro momento, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD), José Fernandes Teixeira, despachou o mandado de garantia do América, que pedia a suspensão do rebaixamento do estadual. Com a ação não apreciada, o caso será julgado pelo pleno da entidade. Em comunicado divulgado no site da Federação de Futebol do estado do Rio (Ferj), o mandatário do TJD-RJ afirmou não se julgar apto para analisar a fundo o caso.

O América não se mostrou surpreso com o despacho do presidente do TJD-RJ e manteve a confiança em uma sentença favorável no julgamento no pleno, “baseado na incoerência do regulamento do Carioca deste ano”. Caso o resultado no pleno do TJD-RJ não seja favorável, inclusive, a ideia é levar a ação ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Caso exista êxito na ação, a classificação geral do campeonato aponta para o rebaixamento de Tigres e Bonsucesso. Os dois tiveram também as piores campanhas considerando apenas a primeira fase. Fato que salvaria também o Tricolor da Serra. Outra possibilidade é a realização de uma seletiva, o que inicialmente não rebaixaria nenhum clube — fato que não está em acordo com o Estatuto do Torcedor.

Somando os dois “turnos” do estadual, o Friburguense marcou um total de 17 pontos, sendo 11 na primeira fase e seis na segunda. Uma pontuação que, considerando edições anteriores, colocaria a equipe na briga por uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro. A título de comparação, o Bonsucesso, que marcou seis na soma das duas fases e terminou com pontuação negativa na primeira, se salvou. Há ainda outra situação: levando em conta o Campeonato Carioca de 2015, onde o regulamento automaticamente garantia os dez primeiros colocados da edição seguinte na elite estadual, o Friburguense não teria possibilidade de rebaixamento.

No entanto, a emissora de TV que detém os direitos de transmissão do torneio “forçou” uma mudança nesta regra, algo que também é questionado pelo Tricolor da Serra.

O que diz o regulamento do Campeonato Carioca 2016

"Artigo 19º – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:

I – O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar;

II – O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos não classificados nas semifinais (perdedores dos grupos E e F) sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C;

III – Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do grupo C;

IV - Do nono ao último lugar será observada a classificação do grupo D.

Parágrafo único – Os pontos das partidas das semifinais, finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação geral.

Art. 23º – As duas últimas associações na colocação geral do campeonato, conforme disposições do artigo 19 serão rebaixadas para a Série B de profissionais, observadas, se for o caso, as seguintes situações".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade