Título ou rebaixamento: Frizão inicia caminhada na Taça Rio

Felicidade ou tristeza, choro ou sorriso, sonho ou pesadelo. Sentimentos distintos que passam a fazer parte da vida do Friburguense na Taça Rio
sexta-feira, 11 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Título ou rebaixamento: extremos da nova realidade do Friburguense (Foto: Vinicius Gastin)
Título ou rebaixamento: extremos da nova realidade do Friburguense (Foto: Vinicius Gastin)

Felicidade ou tristeza, choro ou sorriso, sonho ou pesadelo. Sentimentos distintos que passam a fazer parte da vida do Friburguense na Taça Rio. Ao mesmo tempo em que o Tricolor da Serra passará a sonhar com a conquista de um troféu inédito, viverá também a angústia da possibilidade de brigar contra o rebaixamento no campeonato carioca. Essa linha tênue foi costurada a partir de um regulamento que, nesta segunda fase, iguala as condições de todas as equipes. Sejam elas as do “grupo de elite”, que jogam a Taça Guanabara, ou as do grupo D, que brigarão exatamente pela Taça Rio.

“Não é um campeonato, é um torneio. Não é uma competição onde quem é merecedor por um trabalho bom consegue o êxito. É tiro curto, e não é o melhor quem avança, mas sim, quem erra menos. Apesar do grande trabalho, você não leva nada para a outra fase. É só uma crítica construtiva, temos que repensar”, desabafa o técnico Gerson Andreotti.

Apesar do bom futebol apresentado na primeira fase, o Friburguense não conseguiu avançar entre os quatro primeiros colocados do grupo B. Sexto colocado com 11 pontos, a equipe terá que se adaptar à nova realidade. E com um detalhe: sem nenhum bônus por tudo o que construiu nos primeiros sete compromissos. O Frizão entrará em igualdade de condições, por exemplo, com o Bonsucesso, que terminou a fase inicial com pontuação negativa (-2). Partindo do zero, portanto, o Tricolor da Serra recebe o Tigres neste domingo, 13, às 16h, no Eduardo Guinle.

“Não vai ser um jogo fácil. O Tigres está evoluindo e mostrou isso ao vencer o Macaé fora de casa, na última rodada da primeira fase. Temos que estar atentos e aproveitar a única vantagem que temos: o fato de jogarmos quatro partidas em casa e três fora”, avalia o goleiro Afonso.

De fato, o time de Nova Friburgo receberá Tigres, América, Resende e Macaé, enquanto sairá para enfrentar Cabofriense, Bonsucesso e Portuguesa. A viagem mais longa, para o Vale do Aço, não acontecerá, o que também pode representar um ponto positivo. Outro fator que favorece ao Frizão é enfrentar o Bonsucesso e talvez a Cabofriense em campos neutros, uma vez que as duas equipes ainda não possuem os laudos de liberação dos estádios Leônidas da Silva e do Correão, respectivamente.

Vitinho retorna; Jorge Luiz suspenso

Uma peça importante retorna e outra desfalca o Friburguense no primeiro duelo válido pela Taça Rio. Fundamental no combate e na qualidade da saída de bola da equipe, o volante Vitinho retorna após cumprir suspensão automática contra a Portuguesa. No entanto, Jorge Luiz, o companheiro que o auxilia nesta missão, está fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo no último domingo, 6. Em função diferente na comparação com anos anteriores, Jorge também tem se destacado pela entrega na marcação. Sem o camisa dez, a tendência é que Damião seja mantido entre os titulares, formando o meio-campo com Bidu, Vitinho e Gleison. Contudo, o técnico Gerson Andreotti possui outras opções, como Jefinho e Bernardo Ribeiro, que na teoria tornariam o time mais ofensivo.

No sistema defensivo, a expectativa é pelo retorno do capitão Cadão. O zagueiro passou os últimos dias tratando de uma lesão que o tirou do duelo com a Portuguesa, e demonstra evolução. Caso não tenha condições, Pierre deve ser mantido na equipe. O Frizão deve entrar em campo com Marcos, Ronaldo, Cadão (Pierre), Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Vitinho, Damião e Gleison; Rômulo e Caíque.

“Vamos buscar a Taça Rio, mas existe essa assombração (do rebaixamento). Se não tivesse esse divisor de águas, se não começássemos do zero, entraríamos numa situação diferenciada. Mas se mantivermos o nível a expectativa é muito boa”, pondera Andreotti.

Clube realiza sessão solene pelos 36 anos de fundação

Nesta segunda-feira, 14, o Friburguense completa 36 anos de fundação. Um dos maiores motivos de orgulho da cidade de Nova Friburgo, o clube vai celebrar a data com uma sessão solene em sua sede social neste domingo, 13, a partir das 10h.

Dentre outras homenagens, serão agraciados pelos diretores e conselheiros antigos membros e fundadores da torcida organizada Garra Friburguense, que durante anos comandou as festas durante os jogos da equipe no Eduardo Guinle e outros estádios pelo Rio de Janeiro.

Taça Guanabara - 1ª rodada

Sábado, 12 – 16h - Flamengo x Madureira, Raulino
Domingo, 13 – 15h30 - Boavista x Volta Redonda, Bacaxá
Domingo, 13 – 16h - Vasco x Bangu, São Januário
Domingo, 13 – 18h30 - Fluminense x Botafogo, Raulino

Taça Rio - 1ª rodada

Sábado, 12 - Portuguesa x Bonsucesso, Luso Brasileiro
Sábado, 12 - Macaé x Resende, Moacyrzão
Sábado, 12 - América x Cabofriense, Giulite Coutinho
Domingo, 13 - Friburguense x Tigres

A sequência do Frizão na Taça Rio

Domingo, 13 - 16h - Friburguense x Tigres, Eduardo Guinle
Sábado, 19 - 16h - Friburguense x América, Eduardo Guinle
Sábado, 26 - 19h30 - Cabofriense x Friburguense, a definir
Quarta-feira, 30 - 19h30 - Friburguense x Resende, Eduardo Guinle
Domingo, 3 de abril - 15h30 - Bonsucesso x Friburguense, a definir
Sábado, 9 de abril - 16h - Friburguense x Macaé, Eduardo Guinle
Sábado, 16 de abril - 15h30 - Portuguesa x Friburguense, Luso Brasileiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade