Termina nesta quinta prazo para requerimento de voto em trânsito

Eleitores têm até 19h para pedir a habilitação que lhes permitirá votar em outubro fora do domicílio eleitoral
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Termina nesta quinta prazo para requerimento de voto em trânsito

Termina nesta quinta-feira, 23, o prazo para que os eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral nos dias do primeiro e segundo turno das Eleições 2018 possam solicitar a habilitação para voto em trânsito. Com essa medida, os eleitores podem efetivamente votar e não apenas justificar o voto. Essa permissão só é possível para pessoas que estejam com situação regular no Cadastro Eleitoral.

Na cidade, a solicitação pode ser feita no cartório eleitoral, localizado na Praça Presidente Getúlio Vargas, 89, no centro, das 11h às 19h. Para a habilitação basta apresentar um documento oficial com foto e indicar o local que deseja votar. Mas é bom lembrar que o voto em trânsito só é possível em capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes, apesar de poder ser solicitado em qualquer cartório. E Nova Friburgo está entre essas cidades.

Estando habilitado, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral, mas em cidades do mesmo estado, poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Já o eleitor em unidade da Federação diferente poderá participar apenas da eleição para presidente da República.

O eleitor que tiver solicitado o voto em trânsito e não puder comparecer à seção deverá justificar a ausência. Mas essa justificativa não poderá ser feita no município escolhido para voto em trânsito. Como o título é provisoriamente incluído em outro local de votação, caso o eleitor retorne ao domicílio eleitoral também será necessário justificar o voto.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não tenham solicitado a transferência para uma seção especial dentro do prazo de fechamento do Cadastro Eleitoral, que ocorreu no dia 9 de maio deste ano, também tem até esta quinta-feira para solicitar a habilitação de voto em outro local de votação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade