Tereza Malcher e Janaína Botelho lançam “Zum zum zum das montanhas”

Livro conta para crianças a colonização de Friburgo desde a saga da viagem dos primeiros imigrantes
terça-feira, 20 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Tereza Malcher e Janaína Botelho lançam “Zum zum zum das montanhas”

A criação de Nova Friburgo a partir do decreto real de Dom João VI que autorizou a vinda de imigrantes suíços para colonizar estas terras, a saga da viagem dos primeiros colonos, a participação de demais nações europeias no desenvolvimento econômico e cultural da cidade e toda a nossa riqueza histórica poderão ser conhecidas pelas crianças e jovens no livro “Zum zum das montanhas” que será lançado na próxima sexta-feira, 23, na Academia Friburguense de Letras (AFL).

A obra é de autoria de duas colaboradoras de A VOZ DA SERRA, a escritora e presidente da AFL, Tereza Malcher Campitelli, que assina a coluna "Momentos literários" no site do jornal e a historiadora Maria Janaína Botelho, titular da coluna "História & Memória", publicada todas as quintas-feiras ne edição impressa do jornal e também no site. Ambas adiantam que o “Zum zum zum das montanhas” é um livro de contos que, embora direcionado a crianças, pode ser lido por pessoas de todas as idades que possuem vínculos com a cidade ou queiram conhecer um pouco melhor os 200 anos de história de Nova Friburgo.

O livro conta com ilustrações de Ana Gabriela Malcher Campitelli, que deu um toque elegante e artístico ao utilizar a técnica recorte e colagem para compor as imagens que ajudarão o leitor a compreender bens diversos fatos marcantes da história friburguense. “O livro revela com uma abordagem toda especial como nossas montanhas presenciaram o acontecer da cidade, são elas que narram as lutas e as conquistas dos povos formadores a partir de uma linguagem literária leve e divertida”, observa Tereza Malcher.

“Zum zum zum das montanhas”, lançado pela editora Tema, é resultado de um cuidadoso trabalho de equipe que durou 18 meses e que teve a colaboração do professor, membro da AFL e também colunista de A VOZ DA SERRA, Robério José Canto; a trovadora Elisabeth Sousa Cruz, que também é nossa colaboradora, o geólogo Artur César Bastos Neto, a escritora Lila Maia e o diagramador Marcelo Cruz. O livro ainda recebeu os cuidados gráficos de Alexandre Nacif. No lançamento, a professora Márcia Lobosco fará a apresentação do livro que será embelezada pelas trovas de Elisabeth Sousa Cruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade