Temporal alaga ruas e Bengalas quase transborda

Segundo a Defesa Civil, em Mury e Debossan foram registrados 106,02 milímetros de chuva
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
por Dayane Emrich
O Rio Santo Antônio, cheio e caudaloso, na altura do Bairro Ypu (Reprodução da internet)
O Rio Santo Antônio, cheio e caudaloso, na altura do Bairro Ypu (Reprodução da internet)

As fortes chuvas de verão voltaram a causar transtornos e apreensão aos friburguenses na madrugada desta quinta-feira, 22. De acordo com a Defesa Civil, o período mais intenso de chuva foi entre 3h30 e 5h, e a média de precipitação pluviométrica registrada na cidade chegou a 51 milímetros em 24 horas. O maior índice pluviométrico foi registrado no distrito de Mury e na localidade de Debossan. Por lá, foram computados 106 milímetros de chuva.

Com a tempestade, o Rio Bengalas, que corta o município ficou perto de transbordar em diversos pontos, principalmente em Conselheiro Paulino. Os outros dois principais curso hídricos do município, o Rio Santo Antônio e o Rio Cônego, também tiveram aumento do seu volume, mas não chegaram a transbordar.

Por causa da chuva, algumas ruas da cidade também ficaram alagadas. Entre elas a Rua García de Queiroz, próximo ao Colégio Rui Barbosa, no Prado, e a Rua Lafayette Filho, ambas em Conselheiro Paulino. Nas redes sociais, houve registros de alagamentos em ruas do bairro Stucky, em Mury.  

Apesar dos transtornos, segundo a Defesa Civil, até a manhã da quinta-feira não foram registradas ocorrências e não há desalojados nem desabrigados. O órgão informou ainda que o município continua em estado de atenção.

Previsão do tempo

Conforme vem sendo anunciado pelas autoridades municipais e estaduais, o maior volume de chuva está previsto para a noite desta quinta-feira e madrugada de amanhã, sexta, 23.

De acordo com o Centro de Monitoramento Climático Fluminense, a passagem de uma nova frente nesta sexta-feira associada ao calor e alta umidade do ar no estado do Rio de Janeiro, vai favorecer a formação de nuvens muito carregadas de chuva. “A risco de tempo severo com chuvas volumosas pelo estado”, alertou o órgão. Ainda de acordo com o centro de monitoramento, dentre as áreas com maior probabilidade de chuvas intensas está a Região Serrana. “Chuvas volumosas com potencial para transtornos”, frisou.

A notícia boa é que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve dar uma trégua no fim de semana. No sábado, 24, e no domingo, 25, o tempo fica encoberto, mas não há previsão de chuva. A temperatura deve ficar entre 15 e 25 graus.

Abastecimento de água

Se por um lado o excesso de água da chuva está causando transtornos, por outro, por conta dos temporais, muitas famílias estão com o abastecimento comprometido. A Voz da Serra voltou a receber relatos de falta de água em diversos pontos da cidade. Entre eles: as ruas São Paulo, em Olaria, e a Maracanã, em Mury.

Transtornos e prejuízos

Na última terça-feira, 20, uma tempestade atingiu a localidade rural de Salinas, no distrito de Campo do Coelho. Na ocasião, 16 imóveis foram alagados. A Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, que atende mais de 150 alunos da comunidade, também foi atingida. Isso sem mencionar o prejuízo dos agricultores da região -- uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros do município e um dos principais fornecedores do setor no estado -- que perderam praticamente todas as plantações. A localidade já havia sofrido com o temporal de domingo, 18.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Chuva
Publicidade