Sustentabilidade e Educação são os pilares do Projeto Vamos Florir

sábado, 14 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Primavera em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)
Primavera em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

 

A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo - Acianf, em parceria com a secretaria municipal de Serviços Públicos e o Ibelga, desenvolveu o Projeto Vamos Florir, um conjunto de ações que visa a sustentabilidade, a educação e a preservação do meio ambiente. 

Lançado em agosto de 2018, o Vamos Florir tem como principal objetivo incentivar a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Assim, contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima dos friburguenses, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros.
    “Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município. Ganha todo mundo, população, município e visitantes”, ressaltou o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro.  

Com os resultados já bem evidentes, o próximo passo foi a reunião do presidente, do vice-presidente de administração e do agronegócios da entidade, Júlio Cordeiro, Juvenal Condack e Alexandre Jacintho, respectivamente. 

E ainda dos seguintes colaboradores: engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, Leonardo Médici, engenheiro agrônomo e consultor do Projeto Vamos Florir, Gabriel Violento, secretário de Serviços Públicos, Amarílio Salarini, e a representante da Fundação Dom João VI, Adriana Cortês, para discutir um sistema automatizado de irrigação desenvolvido pelo professor Leonardo e seu sócio, Daniel de Carvalho. 

Foi firmada uma parceria entre a Acianf e a universidade para a difusão desse sistema tanto para o Projeto Vamos Florir quanto para o Projeto de Incentivo ao Plantio de Lúpulo. 

Viagem a Holambra

Em setembro, a Acianf proporcionou uma viagem para Holambra, o maior produtor de flores do país, para 15 alunos do Ceffa Flores de Vargem Alta, com o objetivo de fomentar e incentivar o Projeto Florescer - uma complementação do “Vamos Florir”, na área da educação ambiental. 

Foi elaborado um roteiro pelos técnicos da Emater para apresentar a estrutura e o sistema de comercialização de flores da cidade. O roteiro foi extremamente técnico, com visitas a empresas do setor agrícola, cooperativas, produtores e feira de eventos do setor.

Intervenção na Alberto Braune

Em outubro, o secretário Amarílio Salarini promoveu uma intervenção na principal avenida de Nova Friburgo com os alunos da Ceffa. Foram plantadas mudas nas jardineiras na extensão da Alberto Braune. 

A iniciativa corroborou o Urban Hacking, evento realizado em novembro nas avenidas Alberto Braune e Ariosto Bento de Mello. 

O Urban Hacking é uma realização do Sebrae/RJ, através do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf, Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Circuito Rural de Amparo, Associação Comercial de São Pedro da Serra e representantes dos segmentos da gastronomia, hotelaria, agências de turismo, organizadores de eventos, entre outros. Também conta com o apoio da secretaria estadual de Turismo (Setur) e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).

Todas as atividades têm o objetivo de promover a interação entre a população e turistas com ações de lazer, economia e entretenimento. Como, por exemplo, a adesão também de empresários ao projeto, que adotam praças no entorno de seus pontos comerciais, com o compromisso de cuidar de espaços públicos em vários bairros do município.  

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: jardinagem
Publicidade