Supercopa SAF vai reunir 10 equipes em pleno bicentenário

Maior torneio de futebol amador de Friburgo começa em 20 de maio
segunda-feira, 09 de abril de 2018
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Organizadores e representantes dos times se reuniram na última semana, e definiram tabela e regulamento da Supercopa
Organizadores e representantes dos times se reuniram na última semana, e definiram tabela e regulamento da Supercopa

 A principal competição de futebol amador de Nova Friburgo ganha contornos especiais por conta do bicentenário. A Supercopa SAF 2018 reunirá dez dos mais importantes clubes do município, a partir do dia 20 de maio, quatro dias depois da data oficial de comemoração dos 200 anos de Nova Friburgo.

A competição vai contar com as participações de todas as três equipes que tiveram a oportunidade de levantar o troféu nas cinco edições anteriores, além de times representantes de diversas regiões friburguenses. O coquetel de lançamento do campeonato será na véspera, dia 19 de maio, a partir das 19h, no Cadima Shopping.

A zona rural, por exemplo, será representada por Vargem Alta e São Lourenço, enquanto São Pedro da Serra e adjacências vai ter como representantes o Estrela do Mar. As equipes do Raça e do Tio de Dongo colocam o distrito de Conselheiro Paulino, o mais importante economicamente, dentro do contexto da Supercopa, enquanto Olaria, o bairro mais populoso, terá Corujão, Barroso e Unidos do Alto. O quarto distrito será representado pelo Amparo, enquanto o Nova Friburgo vai trazer toda a rica história do futebol amador municipal para a atualidade.

A reunião para definir o regulamento e demais detalhes da Supercopa SAF aconteceu na última semana. Após sorteio, ficou definido que o grupo A vai contar com São Lourenço, Estrela do Mar, Corujão, Raça e Nova Friburgo. Já a chave B terá o atual campeão Unidos do Alto de Olaria, Vargem Alta, Barroso, Tio Dongo e Amparo. Cada time pode inscrever 25 atletas até o dia 11 de maio.

A primeira rodada, no dia 20 do mesmo mês, acontece no estádio Márcio Branco, em Stucky (foto). A tabela deverá ser definida nos próximos dias. Para este ano, todos os uniformes serão lisos, de cor predominante praticamente única para dar mais visibilidade (foto).

Outro detalhe que merece destaque é a participação da Liga Nova Friburgo de Desportos. Através dos diretores Jailson Silveira, Luciano Faria e Rodrigo Miranda, a entidade vai apoiar a sexta edição da Supercopa. Cada equipe receberá uma bola oficial do Campeonato Carioca deste ano.

Dentre os dez clubes participantes, apenas três já tiveram a oportunidade de dar a volta olímpica. Vargem Alta e Corujão somam dois títulos cada, enquanto o Unidos do Alto faturou a última edição.

A Supercopa

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas.

Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão será no Estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também será disputada a primeira rodada. O dia da final, inclusive, contará com atrações diversas, tais como shows, apresentações, ações de cidadania, brinquedos, dentre outras.

Durante a competição, as comunidades têm a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana, uma vez que as rodadas são realizadas em sedes diversas. Principal competição de futebol amador, a Supercopa SAF ganhou espaço no calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos. Com o respaldo e complemento estrutural oferecido pela entidade, a promessa é de uma competição ainda mais forte durante os próximos meses.

Nas três primeiras edições, a decisão do torneio teve o azul e branco do Corujão de um lado e o preto e branco do Vargem Alta do outro. Em 2016, o Tio Dongo tirou o Corujão da festa, mas acabou derrotado pelo Vargem Alta, que sagrou-se bicampeão da Supercopa ao vencer a grande final pelo placar de 3 a 0.

Ex-jogadores profissionais, como o zagueiro Júnior, ex-Botafogo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira, foram algumas das atrações. Ano passado, o Unidos do Alto bateu o São Lourenço por 1 a 0 na decisão e conquistou o seu primeiro troféu da competição (foto).

A Supercopa SAF 2017 registrou um total de 27 partidas, sendo 20 na fase de grupos e outras sete na fase mata-mata. Foram 98 gols marcados, resultando na alta média de 3,6 bolas na rede por partida. O torneio reúne campeões de bairros e distritos, o que motiva os clubes a se reforçarem para a competição. Os resultados cada vez menos elásticos e os duelos parelhos confirmam a tese.

“Sim, o fato de os times estarem mais fortes é o grande legado. Tudo evoluiu, especialmente com a parceria da prefeitura e de profissionais como o Carlinhos (Carlos Mesquita) e Wanderley Patueli, que são incansáveis. A gente tenta aprimorar, e todo mundo quer participar. Hoje todo mundo que joga campeonato de bairro ou distrito almeja participar da Supercopa, o que exige planejamento e melhorias”, avalia Jailson Silveira, membro da comissão organizadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade